O ano de 2018 foi especial para o Delas . Nós criamos o “Delas responde”, onde elaboramos reportagens a partir da dúvida das leitoras, estreitamos o laço com o nosso público e ajudamos mulheres a tirar dúvidas sobre sexo e sexualidade. Ao longo do ano foram dezenas de questões sobre prazer, virgindade, gravidez, lubrificação e métodos contraceptivos.

Leia também: Como falar de sexo com o parceiro?

Em 2018, as principais dúvidas das leitoras sobre sexo e sexualidade foram respondidas pelo
shutterstock
Em 2018, as principais dúvidas das leitoras sobre sexo e sexualidade foram respondidas pelo "Delas responde"

Para relembrar os principais temas tratados por nós no “Delas responde”, listamos as questões mais recorrentes entre as leitoras do Delas sobre sexo e sexualidade. Relembre:

1. Falta de prazer no sexo

Semanalmente recebemos mensagens de leitoras sobre a dificuldade de encarar a falta de prazer na hora do sexo
Shuttersock
Semanalmente recebemos mensagens de leitoras sobre a dificuldade de encarar a falta de prazer na hora do sexo

Sem dúvida alguma, a principal questão para as mulheres é relacionada ao prazer (ou à falta dele) durante a relação sexual. Foram incontáveis leitoras que nos relataram que nunca sentiram prazer na hora da relação ou que até sentem, mas dizem que é muito difícil de acontecer um orgasmo. Diante disso, o Delas conversou com vários especialistas e fez uma série de reportagens para explicar as raízes do problema, as consequências e como driblar a falta de prazer sexual.

Relembre as reportagens nos links abaixo:

1. Delas responde: não sinto prazer sexual com meu marido, por que isso acontece?

2.  Não sinto prazer, e agora? Delas responde leitoras

3. Não ter prazer é normal? Delas responde leitora que nunca se satisfez

4. Sexo com penetração não me dá prazer, por quê? Delas responde

2. Como relaxar durante a relação sexual

A dificuldade em relaxar na hora do sexo foi uma questão recorrente entre as leitoras do Delas
shutterstock
A dificuldade em relaxar na hora do sexo foi uma questão recorrente entre as leitoras do Delas

Outra questão bastante levantada pelas leitoras foi a dificuldade de relaxar na hora de se relacionar sexualmente com alguém. De acordo com especialistas, a relação que homens e mulheres têm com temas ligados à sexualidade é diferente e as raízes disso estão na forma como a sociedade se constitui.

Com padrões machistas, as mulheres se afastam do tema e uma das consequências pode a dificuldade de se entregar na cama, já que não têm o hábito se explorar a sexualidade. Além disso, questões ligadas à autoestima podem estar em jogo.

Para driblar o problema, aconselha-se repensar a forma como enxerga a sexualidade, cercar-se de exemplos positivos e se desvencilhar dos estereótipos da pornografia. Releia a reportagem no link abaixo: 

3. Como saber se estou grávida

Como saber se está grávida foi uma das questões mais perguntadas das leitoras de
shutterstock
Como saber se está grávida foi uma das questões mais perguntadas das leitoras de "Amor e Sexo" do Delas

Semanalmente, durante todo o ano, recebemos mensagens de mulheres com dúvidas sobre menstruação, uso de anticoncepcional, pílula do dia seguinte e o principal: será que estou grávida?

Com os sintomas parecidos com o da TPM, nem sempre é fácil identificar uma gravidez , talvez por isso a dúvida seja tão recorrente. Conversamos com uma especialista no assunto e a reposta foi simples: fazer um teste de gravidez é a melhor forma de solucionar a dúvida. Releia a reportagem no link abaixo:

4. Métodos contraceptivos

O uso de métodos conceptivos são uma das principais dúvidas das leitoras quando o assunto é sexo e gravidez
shutterstock
O uso de métodos conceptivos são uma das principais dúvidas das leitoras quando o assunto é sexo e gravidez

Como tomar pílula? Será que só a camisinha é suficiente? Métodos contraceptivos é um tema de extrema importância, mas que ainda causa muitas dúvidas entre as mulheres. Este ano, fizemos duas reportagens sobre o tema.

Abordamos o tema de forma clara e didática explicando quais são os métodos contraceptivos existentes e qual a melhor forma de utilizá-los. Por exemplo, você sabia que a camisinha é o único método contraceptivo que previne gravidez e ISTs ao mesmo tempo? Mas, claro, nada substitui uma boa consulta ao ginecologista para tirar todas as dúvidas com base no seu caso específico. 

Releia as reportagens que fizemos sobre o tema:

1.  Pílula anticoncepcional: esqueci de tomar; e agora? Delas responde

2. Métodos contraceptivos: camisinha sozinha já evita uma gravidez? Delas responde

5. Lubrificação vaginal

Falar sobre sexo é também falar sobre lubrificação; e foi isso o que fizemos em alguns
shutterstock
Falar sobre sexo é também falar sobre lubrificação; e foi isso o que fizemos em alguns "Delas responde"

Lubrificação também foi tema de reportagens do Delas . A lubrificação vaginal nada mais é do que o seu corpo produzindo fluídos para deixar o sexo mais confortável. No entanto, algumas mulheres sofrem com o ressecamento da vagina, o que atrapalha a sentir prazer e a atingir o orgasmo. Geralmente, ficar “seca” na hora de transar pode estar relacionado tanto a questões físicas quanto psicológicas. Para te ajudar a lidar com a questão, conversamos com algumas especialistas. Relembre nossas reportagens:

1. Lubrificação feminina: é normal "ficar seca" na hora de transar? Delas responde

2. Como melhorar a lubrificação vaginal após retirada de útero? Delas responde

6. Virgindade e hímen

Virgindade e rompimento do hímen foi outro tema que causou dúvidas entre as leitoras de
shutterstock
Virgindade e rompimento do hímen foi outro tema que causou dúvidas entre as leitoras de "Amor e Sexo"

O conceito de perder a virgindade ainda é algo que gera muitas dúvidas entre as mulheres e nós não poderíamos deixar de falar sobre o assunto. Será que o hímen é realmente o responsável por determinar se uma mulher ainda é virgem ou não? Alias, o que é ser virgem?

“[Deixar de ser virgem] deve ser entendido como o início da vida sexual, porque, a partir do momento em que há contato entre genitais, já há riscos inclusive de contrair doenças sexualmente transmissíveis. Uma relação sexual pode envolver inúmeras atividades além da penetração vaginal: sexo oral, masturbação mútua e/ou sexo anal.”, fala Bárbara Murayama, coordenadora da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho, em São Paulo. 

Essas são as discussões levantadas pelas reportagens sobre o tema que fizemos esse ano. Relembre:

1. Rompimento do hímen ainda é causa de dúvidas: Delas responde

2.  Para perder a virgindade o hímen da mulher deve ser rompido? Delas responde

7. Orgasmo vaginal

O que é e como ter um orgasmo, principalmente o vaginal, é uma das principais dúvidas sobre sexo que as mulheres têm
shutterstock
O que é e como ter um orgasmo, principalmente o vaginal, é uma das principais dúvidas sobre sexo que as mulheres têm

Orgasmo é um assunto que sempre gera dúvida entre as mulheres e é claro que nós fizemos uma reportagem sobre o assunto. A matéria foi focada na dúvida de uma leitora sobre orgasmo vaginal. Afinal, toda mulher consegue ter? Como funciona? De acordo com a ginecologista e obstetra Ana Carolina Lúcio Pereira, o orgasmo vaginal é a excitação máxima da vagina, com circulação sanguínea intensa na região, que gera a sensação de muito prazer. No entanto, não são todas as mulheres que conseguem um orgasmo apenas com a estimulação da vagina. No geral, o clitóris também precisa ser estimulado. Releia a reportagem no link abaixo:

Tem mais dúvidas sobre sexo , sexualidade, posições sexuais e outras questões como essas? Entre em contato conosco pelo  sexo@igcorp.com.br e nós traremos um especialista para respondê-la com sigilo total!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!