O ano de 2018 foi especial para o Delas . Nós criamos o “Delas responde”, onde elaboramos reportagens a partir da dúvida das leitoras, estreitamos o laço com o nosso público e ajudamos mulheres a tirar dúvidas sobre sexo e sexualidade. Ao longo do ano foram dezenas de questões sobre prazer, virgindade, gravidez, lubrificação e métodos contraceptivos.

Leia também: Como falar de sexo com o parceiro?

undefined
shutterstock
Em 2018, as principais dúvidas das leitoras sobre sexo e sexualidade foram respondidas pelo "Delas responde"

Para relembrar os principais temas tratados por nós no “Delas responde”, listamos as questões mais recorrentes entre as leitoras do Delas sobre sexo e sexualidade. Relembre:

1. Falta de prazer no sexo

undefined
Shuttersock
Semanalmente recebemos mensagens de leitoras sobre a dificuldade de encarar a falta de prazer na hora do sexo

Sem dúvida alguma, a principal questão para as mulheres é relacionada ao prazer (ou à falta dele) durante a relação sexual. Foram incontáveis leitoras que nos relataram que nunca sentiram prazer na hora da relação ou que até sentem, mas dizem que é muito difícil de acontecer um orgasmo. Diante disso, o Delas conversou com vários especialistas e fez uma série de reportagens para explicar as raízes do problema, as consequências e como driblar a falta de prazer sexual.

Relembre as reportagens nos links abaixo:

1. Delas responde: não sinto prazer sexual com meu marido, por que isso acontece?

2.  Não sinto prazer, e agora? Delas responde leitoras

3. Não ter prazer é normal? Delas responde leitora que nunca se satisfez

4. Sexo com penetração não me dá prazer, por quê? Delas responde

2. Como relaxar durante a relação sexual

undefined
shutterstock
A dificuldade em relaxar na hora do sexo foi uma questão recorrente entre as leitoras do Delas

Outra questão bastante levantada pelas leitoras foi a dificuldade de relaxar na hora de se relacionar sexualmente com alguém. De acordo com especialistas, a relação que homens e mulheres têm com temas ligados à sexualidade é diferente e as raízes disso estão na forma como a sociedade se constitui.

Com padrões machistas, as mulheres se afastam do tema e uma das consequências pode a dificuldade de se entregar na cama, já que não têm o hábito se explorar a sexualidade. Além disso, questões ligadas à autoestima podem estar em jogo.

Para driblar o problema, aconselha-se repensar a forma como enxerga a sexualidade, cercar-se de exemplos positivos e se desvencilhar dos estereótipos da pornografia. Releia a reportagem no link abaixo: 

3. Como saber se estou grávida

undefined
shutterstock
Como saber se está grávida foi uma das questões mais perguntadas das leitoras de "Amor e Sexo" do Delas

Semanalmente, durante todo o ano, recebemos mensagens de mulheres com dúvidas sobre menstruação, uso de anticoncepcional, pílula do dia seguinte e o principal: será que estou grávida?

Com os sintomas parecidos com o da TPM, nem sempre é fácil identificar uma gravidez , talvez por isso a dúvida seja tão recorrente. Conversamos com uma especialista no assunto e a reposta foi simples: fazer um teste de gravidez é a melhor forma de solucionar a dúvida. Releia a reportagem no link abaixo:

4. Métodos contraceptivos

undefined
shutterstock
O uso de métodos conceptivos são uma das principais dúvidas das leitoras quando o assunto é sexo e gravidez

Como tomar pílula? Será que só a camisinha é suficiente? Métodos contraceptivos é um tema de extrema importância, mas que ainda causa muitas dúvidas entre as mulheres. Este ano, fizemos duas reportagens sobre o tema.

Abordamos o tema de forma clara e didática explicando quais são os métodos contraceptivos existentes e qual a melhor forma de utilizá-los. Por exemplo, você sabia que a camisinha é o único método contraceptivo que previne gravidez e ISTs ao mesmo tempo? Mas, claro, nada substitui uma boa consulta ao ginecologista para tirar todas as dúvidas com base no seu caso específico. 

Releia as reportagens que fizemos sobre o tema:

1.  Pílula anticoncepcional: esqueci de tomar; e agora? Delas responde

2. Métodos contraceptivos: camisinha sozinha já evita uma gravidez? Delas responde

5. Lubrificação vaginal

undefined
shutterstock
Falar sobre sexo é também falar sobre lubrificação; e foi isso o que fizemos em alguns "Delas responde"

Lubrificação também foi tema de reportagens do Delas . A lubrificação vaginal nada mais é do que o seu corpo produzindo fluídos para deixar o sexo mais confortável. No entanto, algumas mulheres sofrem com o ressecamento da vagina, o que atrapalha a sentir prazer e a atingir o orgasmo. Geralmente, ficar “seca” na hora de transar pode estar relacionado tanto a questões físicas quanto psicológicas. Para te ajudar a lidar com a questão, conversamos com algumas especialistas. Relembre nossas reportagens:

1. Lubrificação feminina: é normal "ficar seca" na hora de transar? Delas responde

2. Como melhorar a lubrificação vaginal após retirada de útero? Delas responde

6. Virgindade e hímen

undefined
shutterstock
Virgindade e rompimento do hímen foi outro tema que causou dúvidas entre as leitoras de "Amor e Sexo"

O conceito de perder a virgindade ainda é algo que gera muitas dúvidas entre as mulheres e nós não poderíamos deixar de falar sobre o assunto. Será que o hímen é realmente o responsável por determinar se uma mulher ainda é virgem ou não? Alias, o que é ser virgem?

“[Deixar de ser virgem] deve ser entendido como o início da vida sexual, porque, a partir do momento em que há contato entre genitais, já há riscos inclusive de contrair doenças sexualmente transmissíveis. Uma relação sexual pode envolver inúmeras atividades além da penetração vaginal: sexo oral, masturbação mútua e/ou sexo anal.”, fala Bárbara Murayama, coordenadora da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho, em São Paulo. 

Essas são as discussões levantadas pelas reportagens sobre o tema que fizemos esse ano. Relembre:

1. Rompimento do hímen ainda é causa de dúvidas: Delas responde

2.  Para perder a virgindade o hímen da mulher deve ser rompido? Delas responde

7. Orgasmo vaginal

undefined
shutterstock
O que é e como ter um orgasmo, principalmente o vaginal, é uma das principais dúvidas sobre sexo que as mulheres têm

Orgasmo é um assunto que sempre gera dúvida entre as mulheres e é claro que nós fizemos uma reportagem sobre o assunto. A matéria foi focada na dúvida de uma leitora sobre orgasmo vaginal. Afinal, toda mulher consegue ter? Como funciona? De acordo com a ginecologista e obstetra Ana Carolina Lúcio Pereira, o orgasmo vaginal é a excitação máxima da vagina, com circulação sanguínea intensa na região, que gera a sensação de muito prazer. No entanto, não são todas as mulheres que conseguem um orgasmo apenas com a estimulação da vagina. No geral, o clitóris também precisa ser estimulado. Releia a reportagem no link abaixo:

Tem mais dúvidas sobre sexo , sexualidade, posições sexuais e outras questões como essas? Entre em contato conosco pelo  sexo@igcorp.com.br e nós traremos um especialista para respondê-la com sigilo total!

    Veja Também

      Mostrar mais