Com os sintomas parecidos com a TPM , nem sempre é fácil identificar uma gravidez. Talvez seja por isso que uma das principais dúvidas das nossas leitoras seja a respeito do assunto. Semanalmente recebemos a seguinte questão: como saber se estou grávida?

Para responder à questão
shutterstock
Para responder à questão "Como saber se estou grávida?" é preciso identificar os sintomas e fazer um teste de gravidez

Responder isso não é simples e exige conhecimento do próprio corpo e exames médicos. Para ajudar as leitoras do Delas , conversamos com a Luciana Longo e Pereira, médica de Medicina Fetal do Fleury Medicina e Saúde, e questionamos “ como saber se estou grávida ?”.

No geral, para saber se está grávida é preciso conhecer o ciclo menstrual, os métodos contraceptivos e fazer um teste de gravidez. Além disso, saiba quais são os principais sintomas e como funcionam os principais testes para identificar uma gravidez. 

Como saber se estou grávida? Saiba identificar os sintomas

Como saber se estou grávida? Saber identificar os sintomas, que são bastante parecidos com a TPM, é o primeiro passo
shutterstock
Como saber se estou grávida? Saber identificar os sintomas, que são bastante parecidos com a TPM, é o primeiro passo

O atraso menstrual é o sintoma de gravidez mais comum, mas não há uma regra que define a partir de quantos dias de atraso é preciso se preocupar. Luciana explica que atrasos de até cerca de 10 dias são muito comuns e não indicam, necessariamente uma gravidez. Já quando falamos sobre mulheres que têm o ciclo bastante regulado, se o atraso for superior a cinco dias já é hora de ficar atenta. Para acompanhar o seu ciclo menstrual e saber identificar a sua regularidade, é interessante saber como calcular o período fértil .

Além da menstruação atrasada , outros sintomas, bastante parecidos com a TPM, podem indicar uma gravidez. São eles: inchaço e sensibilidade nas mamas, enjoos (matinal ou provocado por cheiros fortes, por exemplo), vômitos, instabilidade emocional, prisão de ventre, gases, cólicas, mudanças na pele (como surgimento de espinhas), fadiga crônica (sensação de cansaço e sonolência frequentes), aumento da frequência urinária e sangramentos leves (semelhantes aos primeiros dias da menstruação).

Testes de farmácia x exame de sangue

Uma das formas de responder
shutterstock
Uma das formas de responder "como saber se estou grávida?" é fazer um teste de farmácia ou um exame de sangue

Se a sua  menstruação atrasou e você identificou outros sintomas, o mais adequado é fazer um teste de gravidez para ter certeza do que está acontecendo com seu corpo. Afinal, esses sintomas podem indicar outras questões, não apenas uma gestação.

Existem dois tipos de testes para identificar uma gestação: os testes de farmácia e os exames de sangue. Saiba qual a diferença entre cada um deles, como funcionam e qual o método mais eficaz. 

  • Testes de farmácia 

“Os testes de farmácia são dispositivos que detectam na urina da mulher a presença do hormônio beta-HCG, produzido durante a gestação e liberado pelas células que dão origem à placenta”, explica Luciana. De acordo com a médica, essa detecção é possível após cerca de três dias do atraso da menstruação, quando os níveis do hormônio já são perceptíveis por meio da urina. 

Ou seja, o ideal é esperar três dias de atraso para fazer o teste de gravidez. Se você estiver muito ansiosa, é possível buscar algumas marcas no mercado que garantem detectar antes desse período. No entanto, Luciana alerta para o risco de “falsos negativos” ou “falsos positivos”, havendo um índice de falha de 30% a 40% – casos raros.

“Para reduzir as falhas é imprescindível fazer o teste no dia correto, seguir as orientações de cada fabricante e sempre verificar o prazo de validade”, orienta. Por esses motivos, esses testes não são suficientes para definir, com certeza, uma gravidez 

  • Exame de sangue 

Luciana explica que o exame de sangue determina os níveis do hormônio beta-HCG no organismo mesmo antes do atraso da menstruação. Portanto, é possível dizer que ele é mais sensível que os testes de farmácia. 

“Desde que surgiram os ensaios imunométricos no final da década de 1980, os testes feitos em soro (sangue) são mais assertivos, permitindo detectar a gestação assim que se inicia a troca de substâncias entre o feto e a mãe, ou seja, entre 10 e 12 dias após a fecundação, com acurácia de 95 a 99%”, explica. O exame é tão assertivo que casos de falsos positivos e de falsos negativos podem até acontecer, mas são bastante raros.

Tem alguma dúvida sobre sexo, sexualidade ou até mesmo posições sexuais? Faça como as leitoras que nos mandaram o questionamento sobre  como saber se estou grávida  e entre em contato conosco pelo email sexo@igcorp.com.br . Nós traremos uma especialista para respondê-la com sigilo total!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!