A transição capilar
incentiva pessoas dispostas a assumirem a forma natural de seus cabelos
e deixarem de lado os tratamentos químicos
. É uma tendência que está longe de ser uma ação apenas para beleza e cuidados
, tornando-se um movimento de autoaceitação
.
Para ajudar nesse processo, o que não faltam são indicações de influenciadoras por meio de suas redes sociais : produtos veganos , receitas com ingredientes naturais ou até com itens que temos na cozinha . Entre outras possibilidades, está o uso a touca de cetim, um acessório com características que não danificam os fios, evita o frizz e ainda contribui para que os penteados durem mais.
O cetim é um tecido que pode ser facilmente localizado, por isso é possível criar a sua própria touca! A professora da Escola de Moda Sigbol, Elizângela Gomes, preparou um passo a passo que facilita a produção numa versão dupla face do item, que com certeza vai se tornar o seu favorito. Além de produzi-lo para uso próprio, pode ser uma ideia de renda extra!
Você vai precisar de:
- Um metro de cetim;
- 50 cm de elástico chato com 1 cm de largura;
- Linha de costura na cor do tecido;
- Agulha de mão;
- Alfinete de segurança;
- Alfinetes;
Inicie cortando dois círculos com 60 cm de diâmetro. Pode ser em cores diferentes. Para facilitar o corte, o tecido pode ser dobrado, colocar 30 cm conforme indicação.
Junte os círculos (lado direito com direito). Utilize 0,5 cm de margem de costura com o ponto 2,5. Deixe uma abertura de 2 cm para virar do lado.
Após virar do lado certo do tecido, costure a borda deixando 1 cm com ponto de 3. Passar o tecido com ferro facilita na hora de costurar.
Coloque o elástico com o auxílio de um alfinete de segurança.
Costure as pontas do elástico e feche a abertura com pontos a mão.