Tamanho do texto

Que tal usar ingredientes naturais e óleos vegetais para deixar a hidratação em dia? Confira as receitas que você pode incluir em sua rotina de cuidados

Manter os cabelos hidratados é um dos primeiros passos para ter os fios sempre bonitos e saudáveis. Segundo especialistas, essa etapa é considerada importante em qualquer  rotina de cuidados  , já que é uma forma de evitar o ressecamento que deixa o fio áspero e poroso, além de ajudar na hora de dar aquele aspecto brilhante e combater o frizz. 

É possível deixar os cabelos hidratados e cuidar dos fios usando receitas práticas e ingredientes que você tem em casa
shutterstock
É possível deixar os cabelos hidratados e cuidar dos fios usando receitas práticas e ingredientes que você tem em casa

Mas diferente do que muita gente pensa, dar um "up" nas madeixas não significa que você precisa ficar horas no salão e desembolsar muito dinheiro. Deixar os cabelos hidratados pode ser algo para se fazer em casa, com ingredientes naturais e gastando apenas alguns minutos.

Insumos como frutas e óleos essenciais, por exemplo, podem ser ótimas opções de tratamento natural para o cabelo. Para te ensinar como usufruir desses benefócios, o Delas conversou com especialistas para te ajudar a incluir essas receitas em sua rotina de cuidados; confira:

Hidratação para cabelos oleosos

Se você sofre com a oleosidade, receitas para manter os cabelos hidratados podem ajudar a manter esse fator em equilíbrio
shutterstock
Se você sofre com a oleosidade, receitas para manter os cabelos hidratados podem ajudar a manter esse fator em equilíbrio


O médico tricologista e dermatologista João Gabriel Nunes afirma que receitas caseiras  que usam suco de limão costumam ser bem eficazes para equilibrar a oleosidade, pois os ácidos da fruta removem bem o sebo do couro cabeludo. Assim, ele ensina como fazer um creme com limão e maçã, misturando ativos das diferentes frutas. 

  • Misture meio limão, uma maçã inteira e meio copo de água mineral
  • Triture-os juntos em um liquidificador até formar um creme com textura pastosa
  • Passe a mistura por toda a extensão do couro cabeludo
  • Deixe agir por aproximadamente 15 minutos
  • Lave os cabelos normalmente
  • Esse procedimento deve ser realizado uma vez por semana.

A terapeuta floral e aromaterapeuta Marcia Rissato também recomenda usar óleos para se ver livre da oleosidade. Sim, isso é real e funciona! "Quem tem cabelo oleoso pode investir no óleo essencial de hortelã, que é rico em minerais e ácidos graxos. As propriedades antissépticas e antimicrobianas deste óleo facilitam na hora de manter o couro cabeludo limpo e livre de oleosidade", explica.

A receita, segundo a especialista, ainda leva óleo essencial de lavanda, que ajuda a equilibrar a oleosidade natural do couro cabeludo, e o óleo essencial de cedro, que equilibra o pH. "Misture 100 ml de shampoo neutro, 4 gotas de óleo de lavanda, 3 gotas de cedro e 4 gotas de hotelã-pimenta", orienta Marcia. Os resultados já são evidentes na primeira semana de uso", garante  terapeuta floral e aromaterapeuta. 

Hidratação para cabelos secos ou sem brilho

Manter os cabelos hidratados não é uma tarefa complicada se você incluir a prática na sua rotina de cuidados da semana
shutterstock
Manter os cabelos hidratados não é uma tarefa complicada se você incluir a prática na sua rotina de cuidados da semana

Se você tem o cabelo seco, João Gabriel faz uma sugestão com vinagre de maçã. "Quando aplicado corretamente, além de hidratar e dar brilho para o cabelo quando estão secos e ressecados, o vinagre é capaz de reduzir pontas duplas e ajudar nos tratamentos contra caspas e dermatites no couro cabeludo."

Segundo ele, o ingrediente ainda é responsável por deixar o couro cabeludo saudável e, devido aos benefícios, auxilia também no crescimento dos fios. Veja a receita:

  • Lave os cabelos e certifique-se de que está bem limpo
  • Misture uma colher do vinagre de maçã no condicionador 
  • Massageie a mistura nos cabelos
  • Deixe agir durante 3 minutos e enxágue. 

É importante lembrar que a quantidade de vinagre deve ser menor do que a do condicionador e isso deve ser medido de acordo com o comprimento dos fios. 

Se além de manter os cabelos hidratados, o seu problema é a falta de brilho ou até mesmo aquelas pontas duplas que insistem em aparecer, Marcia recomenda óleo essencial de alecrim e de gerânio. "O alecrim possui ativos que proporcionam o brilho que o cabelo precisa e o óleo essencial de gerânio é ótimo para evitar pontas duplas", afirma.

Assim, a receita consiste em colocar 3 gotas de óleo de alecrim e 3 gotas do de gerânio em um frasco de 300 ml de argan. Pingue algumas gotas da mistura na mão e espalhe nas pontas do cabelo, como um óleo finalizador. O uso deve ser diário.

Hidratação para cabelos tingidos

Manter os cabelos hidratados é muito importante para quem usa tinta com frequência, porque evita o ressecamento dos fios
shutterstock
Manter os cabelos hidratados é muito importante para quem usa tinta com frequência, porque evita o ressecamento dos fios

"Os fios que são tingidos tendem a ressecar mais por causa da tintura. Para não perder a cor tão rápido, e conseguir manter os cabelos hidratados, sedosos e sempre brilhosos, uma ideia que dá um ótimo resultado é a máscara de maionese. Por causa dos óleos vegetais e antioxidantes em sua composição, a maionese pode ser considerada a hidratação ideal após procedimentos químicos, pois devolve o brilho e a maciez dos fios", diz o tricologista. 

  • Aplicar cerca de meia xícara de maionese da raiz às pontas
  • Após a aplicação, cubra os fios com uma toalha para umedecer bem
  • Mantenha dessa forma por aproximadamente 15 minutos
  • Enxágue bem com água morna
  • Para finalizar, passe um pouco de água fria nos fios, importante para fechar os folículos
  • Esse procedimento deve ser realizado somente uma vez por semana.

Nesse caso, a recomendação também é utilizar uma quantidade necessária para o comprimento dos fios. Além disso, João Gabriel afirma que é importante consultar um especialista que saiba dar indicações de mais receitas caseiras e, também, possa verificar quais são as necessidades do seu cabelo para além da hidratação semanal. 

Para manter todos os tipos de cabelos hidratados

Além de manter os cabelos hidratados, esses cuidados ajudam os fios a crescerem fortes e saudáveis e evita problemas
shutterstock
Além de manter os cabelos hidratados, esses cuidados ajudam os fios a crescerem fortes e saudáveis e evita problemas

A empresária e hair stylist Léia Abadia também tem uma receita. "A mistura de banana, iogurte e mel é incrível para quem quer hidratar os cabelos de maneira natural, sem química e ainda gastando pouco."

Ela explica que a banana é rica em óleos naturais, carboidratos e vitaminas, por isso, ajuda a manter os cabelos hidratados, dar brilho, combater caspas e favorece o crescimento saudável. O mel é um nutriente e antioxidante natural que ajuda a condicionar o cabelo, melhorando a saúde dos folículos capilares, além de ser ótimo umectante natural. Já o iogurte é rico em vitaminas e ácidos graxos que são essenciais para a saúde do fios. 

Veja como usar essa receita:

  • Lave os cabelos com um shampoo por duas vezes e enxágue.
  • Retire a umidade com uma toalha.
  • Divida o cabelo em 3 ou 4 partes, dependendo do seu volume total do cabelo.
  • Passe a mistura nutritiva em mechas da grossura de um dedo para melhor aplicação, pressionando com o polegar para maior absorção do produto.
  • Deixe agir por meia hora e enxágue, retirando totalmente a mistura nutritiva dos cabelos
  • Depois é só secar os cabelos

Agora, se a ideia é usar os óleos para ter os cabelos hidratados , longos e fortes, escolha o de alecrim, que graças aos seus ativos que estimulam a microcirculação do couro cabeludo, contribuindo assim para a nutrição e o crescimento. "Em casa, misture três gotas do óleo essencial de alecrim e quatro gotas do óleo essencial de manjericão, que ajuda no crescimento, em 100ml de shampoo neutro", finaliza a terapeuta floral.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.