Administrar um negócio não é brincadeira, especialmente quando se está sem dinheiro! Além de fornecer um serviço matador e ser um mestre do seu ofício, o aspecto mais importante da sua empresa é o marketing, ou seja, promover o seu negócio, explica Mario Celso Lopes. Se os clientes não sabem que você existe, como eles podem comprar seus produtos? O problema é que o marketing custa dinheiro, e os grandes gastam milhões de dólares por ano porque sabem o quanto é eficaz. Mas e as pequenas empresas, ou startups, como podem ter uma vantagem inicial no jogo de publicidade quando mal conseguem lucrar? Boa pergunta!
Mario Celso Lopes explica 11 maneiras de promover o seu negócio quando você está sem dinheiro:
1 - Redes Sociais:
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Se você não sabe sobre redes socias, é melhor você aprender! Em primeiro lugar, não custa um centavo para configurar uma conta e, segundo a exposição é enorme, conta Mario Celso Lopes! As três plataformas principais nas quais você precisa se concentrar são Facebook, Instagram e YouTube, combinadas com 5.000 milhões de usuários ativos em todo o mundo! Depois de configurar seus perfis, você pode começar a se promover imediatamente. Um dos principais benefícios dessas plataformas é que você tem acesso direto ao seu público-alvo. O principal objetivo das mídias sociais é criar uma presença online e tornar-se visível para os clientes em potencial.
Isso significa que você precisará interagir com seu público. Para colher os benefícios da mídia social, você precisa começar a fazer barulho que as pessoas vão saber que você está lá. Isso virá na forma como postar conteúdo constante sobre sua empresa. A chave aqui é ter certeza de que o conteúdo é interessante e informativo para manter as pessoas voltando para verem mais.
2 - Comece um blog
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Blogar é outra ferramenta de marketing gratuita e há várias razões pelas quais você deve usá-la:
- Mais visitantes do site:
Saia da zona de conforto se quiser atrair mais tráfego para o seu site! Agora pense em como a maioria de seus clientes o encontrará on-line. O público que já tem vai digitar seu endereço ou nome no navegador; embora aprecie este grupo, isso não é o bastante do que deseja atingir, desde que queira mais tráfego para acrescentar ao que já existe, explica Mario Celso Lopes.
Você pode ver o ponto que eu estou tentando fazer? Quando não se tem qualquer visibilidade, as únicas pessoas que vão visitar a seu site são usuários existentes e o objetivo principal de promover o seu negócio é conseguir mais clientes. Então é assim que funciona.
Agora pense: Quantas páginas existem em seu site? Saberia o número mesmo não sendo muito? Quantas vezes já atualizou essas páginas?!?! Porque no final do dia, quantas vezes se pode realmente atualizar um site, a menos que esteja constantemente mudando seus produtos. E se não está apostando ainda, tenho certeza que não aplica a você. A boa notícia é que o blog é a resposta para esse desafio. Cada vez que se faz o upload de um novo post, uma página do seu website é indexada, o que aumenta suas chances de aparecer nos mecanismos de busca, o que gerará mais tráfego para seu website. Novas postagens são como um alarme para os mecanismos de busca, e elas sabem que seu site está ativo e que devem dar uma olhada para ver o novo conteúdo que você está postando.
- Maior Visibilidade nas Mídias Sociais:
Contanto que esteja escrevendo um bom conteúdo, as pessoas irão compartilhá-lo nas redes sociais, o que lhe dará uma exposição adicional e ajudará a atrair um novo público. Melhor forma de qualificar o público e gerar engajamento real.
- Gerar leads:
É possível usar as postagens no blog para gerar leads adicionando uma frase de chamariz ao final de cada postagem do blog. Quanto mais pessoas lerem a postagem, mais entrarão em contato com você.
3 - Email Marketing
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Segundo a pesquisa, o marketing por e-mail é um dos canais mais eficazes por várias razões.
Primeiro - As taxas de conversão com e-mails podem ser altas porque seu público já concordou em recebê-las. É possível enviar e-mails não solicitados, mas isso é simplesmente irritante e vai realmente desviar os clientes em vez de atraí-los. Mario Celso Lopes diz que, além disso, o e-mail marketing permite que você direcione especificamente seu público-alvo e envie apenas para assinantes interessados em seu produto o que leva novamente a uma alta taxa de conversão.
4 - Distribuição de cartão de visita
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Os cartões de visita existem desde o início dos tempos, eles podem não estar entre as formas mais recentes de tecnologia, mas são ferramentas de marketing altamente eficazes. O único problema é que eles não são gratuitos, tem de pagar por eles, mas eles também não são caros, é um recurso possível. De qualquer forma, uma vez que tem seus cartões, é hora de ir pra rua. Mario Celso Lopes conta que não tem que esperar até a próxima reunião para começar a distribuí-los, vá a lugares onde há uma grande quantidade de tráfego como a Starbucks, o ginásio, o seu cabeleireiro, restaurantes, postos de gasolina e centros comunitários. Onde quer que você possa pensar, deixe uma pilha de cartões de visita.
5 - Colocar adesivos em carros
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Este método vai custar alguns reais, mas isso não vai quebrar sua conta, adesivos feitos não são tão caros assim. Certifique-se de colocar todas as suas informações nos adesivos, nomes de empresas, número de telefone, endereço de e-mail, site e todas essas coisas boas.
6 - Distribuição de panfletos
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Você é bom em design gráfico? Se você é, fantástico pois tem uma vantagem. Caso contrário, sites de freelancers fornecem uma variedade de serviços diferentes que pode usar, explica Mario Celso Lopes. Para realizar a distribuição de folhetos, a única coisa que precisará pagar é o papel para imprimir os folhetos. Depois de projetar e imprimir seus folhetos, certifique-se de levá-los aonde quer que vá e distribua. Também pode seguir o mesmo método usado para distribuição de cartões de visita e deixar seus folhetos em locais de alto tráfego.
7 - Boca-a-boca
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Sempre quando sai para um evento social, o supermercado, o cabeleireiro ou a academia, onde quer que você esteja, certifique-se de estar falando às pessoas sobre o seu negócio. Se não contar às pessoas o que faz, eles nunca saberão. Além disso, um dos principais benefícios associados ao marketing boca-a-boca é que as pessoas conseguem colocar um rosto no negócio. Mario Celso Lopes enfatiza que isso funciona ainda melhor se você tenho uma personalidade borbulhante e energético. As pessoas são mais propensas a usar seus serviços se gostarem de você.
8 - Link para outros sites
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Você tem amigos que possuem empresas? Se assim for, coloque um backlink em seu site para que seus clientes tenham acesso ao seu negócio.
9 - Escreva um ebook
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Escreva um eBook relacionado ao seu negócio. Além de comercializar o seu negócio, também ganhará dinheiro com as vendas que pode investir de volta em sua empresa. Na verdade - antes de eu ir mais longe, para aqueles que não sabem, um eBook é a versão digital de um livro, e eles são lidos em dispositivos como iPad 's, laptops e e-books. Escrever eBooks é uma ótima maneira de se posicionar como um especialista e uma autoridade em seu setor e dar a você uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Poderá usá-los para aumentar a notoriedade da marca, envolver seus clientes, promover seu negócio e atrair novos clientes.
Existem vários benefícios associados à criação de um eBook para promover o seu negócio, incluindo:
- Acesso a um mercado global, Kindle anunciar seus produtos em todo o mundo.
- Eles são fáceis para os clientes acessarem.
- A maioria das pessoas está on-line e prefere ler livros on-line, o que significa que é mais fácil alcançar clientes em potencial.
- Usar eBooks para aumentar sua lista de e-mail. Quando as pessoas comprar o seu livro, perguntar-lhes se eles ganharam 'mente t receber materiais de marketing via e-mail.
Caso não seja muito criativo, ou nunca escreveu um livro antes e não tem certeza sobre o que escrever, não se preocupe, aqui estão algumas informações úteis. Primeiro de tudo, precisa pensar sobre os serviços que sua empresa oferece e sua área de especialização.
Se é um cabeleireiro, não vá escrever um livro de saúde e fitness. Seu tópico deve ter uma conexão direta com sua empresa, por exemplo, como cabeleireiro, você pode escrever sobre tópicos como “Como cultivar cabelos mais longos” ou “Alimentos que promovem o crescimento saudável dos cabelos”. ”Isso vai incentivar os clientes potenciais para visitar seu salão de beleza e não apenas para começar seu cabelo feito, mas para aprender mais informações valiosas.
Basicamente, o livro deve resolver um problema ou fornecer informações perspicazes que aumentem a qualidade de vida de seus clientes.
O próximo passo é promover seu livro e colocá-lo nas mãos certas. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a promover seu livro. Você também deve ter em mente que seus principais objetivos não é para vender seus eBooks, mas sim para promover o seu negócio.
- Anuncie em suas contas de mídia social
- Anuncie em seu blog
- Envie um e-mail sobre isso para seus clientes existentes, eles podem passá-lo para amigos
- Ofereça-o como um produto gratuito para novos clientes
10 - Programa de afiliados
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Toda empresa tem poucos clientes fiéis, não importa o tamanho.
A ideia de um programa de afiliados de clientes é incentivar que eles amam a contar aos outros sobre sua empresa. A maioria das pessoas não gosta de fazer favores a menos que eles estão indo para obter algo em troca, então oferecer um incentivo, como um desconto de serviço, um produto gratuito ou um bônus em dinheiro. Eles só recebem isso se a pessoa a quem se referem fizer uma compra de você. Desde que você não tenha muito dinheiro, o truque é oferecer um incentivo que é valioso o suficiente para incentivar os clientes a fazer referências sem quebrar o banco.
Uma vez que trabalhou isso, você pode, em seguida, promova o seu esquema de referência em suas plataformas de mídia social e seu site para que as pessoas saibam sobre ele.
11 - Um concurso on-line
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Existem algumas palavras que direcionarão grande quantidade de tráfego para seu site. Estes incluem "doar", "livre" e "oferta especial". A melhor maneira de usar essas palavras é executar um concurso on-line, diz Mario Celso Lopes. Agora, novamente, você terá que ser esperto para não investir muito. Então, se você é cabeleireiro, pode oferecer um corte de cabelo gratuito, desta forma você não está gastando dinheiro, mas ainda dando algo valioso; afinal, quem não quer que um corte de cabelo grátis? Simplifique o processo de entrada, você deseja atrair clientes e não afastá-los. Então você pode fazer algo como pedir para eles se inscreverem na sua lista de discussão, seguindo você nas redes sociais ou retweetando ou curtindo uma postagem. Depois de ter toda a logística no local, promova o inferno fora da competição, e veja os novos clientes se reunirem!
Pensamento final
Espero que goste da lista de como pode efetivamente promover o seu negócio quando está sem capital. Segundo Mario Celso Lopes, eles funcionam, Mario pessoalmente implemento cada um deles e teve bons resultados! Lembre-se, perseverança e persistência compensam, se você quiser ter sucesso, a determinação é a chave - finaliza!