Desintoxicar o organismo não é apenas eliminar produtos com agrotóxicos, comidas industrializadas e gordurosas. Para trabalhar a detoxificação do corpo por meio da alimentação, temos algumas vias muito importantes, que devem ser “nutridas” adequadamente, favorecendo o processo de eliminação de toxinas, explica a Nutricionista Clínica, Vitoria Falcão. São elas:
· Fígado
· Rins
· Vesícula biliar
· Intestino
Cada uma possui uma especificidade e alimentos que podem melhorar ou até piorar o processo do detox .
Leia também: 5 restaurantes para conhecer em Chicago
Dentro de um protocolo detox, um dos pontos mais importantes é a retirada de alimentos alergênicos e inflamatórios, tal como glúten e lácteos, proteína animal e outros.
É de extrema importância levar a sério o “comer comida de verdade”, pois é aqui que se carregam os nutrientes importantes para otimizar esse trabalho, enfatiza.
Os alimentos verde escuro são muito bem vindos, pois aumentam a excreção de toxinas do corpo, melhorando o processo de detox. Procure acrescentar nos seus dias o pepino, couve, salsão, espinafre.
Compostos antiinflamatórios também são importantes, visando reduzir o processo de inflamação que se cria com o consumo de alguns alimentos. Utilize a cúrcuma, gengibre, frutas vermelhas, canela.
Consumir carboidratos provenientes de tubérculos ajuda no trânsito intestinal, pois fornece uma boa quantidade de fibras, que são responsáveis também por “carregar” as toxinas e elimina-las pelas fezes.
A hidratação é muito importante, portanto, água e chás são essenciais para o detox.
O vinagre de maçã ajuda no equilíbrio ácido X base do corpo, tornando o organismo mais alcalino e com isso, trazendo cada vez mais saúde. Além do mais, ele ajuda na circulação sanguínea e ajuda a dissolver gorduras, finaliza a nutricionista.
Como colocar em prática o detox?
Leia também: 10 alimentos essenciais para manter um bom funcionamento da pele
Um dos maiores desafios do detox é saber como colocar na prática e como colocar esses ingredientes em harmonia em uma receita saborosa.
“O maior desafio é abrir mão de velhos hábitos e excluir da rotina vilões da alimentação como glúten e lactose, que estão inseridos em nossos hábitos alimentares do dia a dia.” Alerta Ipe Aranha, especializado em culinária funcional.
Para iniciar um detox comece inserindo o suco verde na sua rotina diária da manhã. Após insira na sua alimentação gengibre, limão, cúrcuma e inhame. Reduza a proteína animal. Assuma um consumo consciente. Se pensar que em 3 a 5 dias consegue um ciclo completo de desintoxicação, ficar vegano neste período não é tão difícil. Seu corpo vai agradecer, completa.
O Chef, conhecedor de produtos orgânicos e opta sempre pelos mais frescos, explica que eles possibilitam as mais inusitadas combinações na hora de elaborar pratos saborosos e nutritivos que promovam a saúde, agregando em potencial preventivo com foco na qualidade de vida e da longevidade humana.
Aprenda a fazer uma receita rápida e saborosa do seu Programa Detox
Leia também: Roteiro de drinques de verão super refrescantes
Risoto de Quinoa com Shimeji e Curry
Ingredientes:
- 1 xícara de quinoa branca
- 1 xícara de quinoa vermelha
- 200ml de leite de coco
- 2 cs de Oleo de Coco
- 300g de shimeji desfiado
- 3 dentes de alho picado
- 1 cebola picada
- 1cs de Curry
- 1/2 cs de Cúrcuma
- Sal a gosto
Modo de preparo:
1. Numa panela, acrescente 1 cs de oleo de coco, 1 dente de alho picado e 1/2 cebola picada e refogue. Acrescente a quinoa branca e vermelha e 3 xicaras de agua quente e deixe cozinhar até secar.
2. Enquanto isso, numa frigideira grande coloque o restante do óleo de coco, cebola, alho e refogue.
3. Em seguida, acrescente o shimeji desfiado e refoque até dourar.