Tamanho do texto

Já viu a quantidade de taças à venda nas lojas de decoração? E agora, qual delas ficará melhor na minha casa? Nossa colunista dá todas as dicas

Recebo várias perguntas de seguidoras no meu perfil no Instagram (@beluquices) sobre como montar um acervo de itens relacionados à mesa posta, utilidades domésticas e decoração. Daí a ideia do Guia Básico da Mesa Posta, para, com dicas simples e objetivas, ajudar as pessoas na montagem de um acervo funcional, prático e econômico, que reflita seu estilo e reais necessidades. E o tema da coluna de hoje são as taças. 

modelos de taças arrow-options
Reprodução/Pinterest
Existem diversos modelos de taças no mercado, cada uma indicada para um tipo de bebida

Leia também: Todas as dicas para montar uma mesa para uma noite mexicana

Já perceberam a quantidade de taças à venda nas lojas de decoração? Além dos modelos mais conhecidos, existem versões específicas para servir grappa, um tipo de licor italiano e também drinks icônicos como o Dry Martini.

Para aqueles que estão começando a montar sua casa, sugiro adquirir um conjunto de taças , sejam de cristais ou vidro, que incluam os modelos mais usuais: água, vinho, espumante e licor. Aos poucos, a depender do gosto pessoal e necessidade, é possível comprar taças específicas para servir as demais bebidas como martini, gin, margarita , dentre outras.

Em relação ao material, são encontrados no mercado modelos produzidos em vidro, cristal e cristal de vidro. A diferença entre eles é exatamente a quantidade de chumbo usado na fabricação. Quanto mais chumbo, mais delicada e leve é a taça.

Já em relação à cor, normalmente os enólogos indicam que os vinhos devem ser servidos em taças transparentes para conseguir observar as diferentes tonalidades da bebida, além do aroma e sabores. Por isso, não indicam o uso de taças coloridas para servir.

Leia também: A importância de fazer refeições em torno da mesa no desenvolvimento de crianças

Eis algumas características de algumas taças:

1. Água

taças na mesa posta arrow-options
Reprodução/Instagram/@amosreceber
Estão posicionadas à direita do prato as taças de água, vinho e espumante. A taça de vinho (menor) fica à frente da taça de água (maior)

Em uma composição de mesa posta para uma recepção na qual será servido vinho, a taça para água normalmente é a maior. Nessa proposta, ela deve ser servida durante toda a recepção e tem a função de limpar o paladar além de hidratar.

A taça para água também pode ser utilizada para servir sucos e refrigerantes caso exista algum convidado que não degustará vinho.

2. Vinhos (tinto e branco)

Em relação aos vinhos, existem diversos modelos de taças no mercado, criadas para captar os aromas da bebida e promover uma degustação diferenciada. A marca Riedel, por exemplo, produz taças para cada espécie de uva e região do mundo. A depender do formato, bojo maior ou menor, o contato do vinho com o oxigênio é maior, acelerando o processo de oxigenação.

As taças maiores são indicadas para os vinhos que precisam de maior contato com o oxigênio para serem saboreados, já as menores, são ideais para vinhos consumidos em menor quantidade como o do Porto.

3. Espumante/champagne

Modelo de taça de espumante arrow-options
Reprodução/Pinterest
Modelo de taça de espumante

As taças para servir bebidas como o champanhe e espumante são chamadas de flute (do francês, flauta). Possuem o formato longo e com boca estreita que garante a permanência, por mais tempo, do aroma e também das borbulhas que caracterizam a bebida.

No momento de servir a bebida, é recomendável inclinar a taça, e preencher no máximo dois terços de sua capacidade.

Conhecem a taça Maria Antonieta? Reza a lenda que esse formato de taça para servir champanhe foi moldado tendo como inspiração os seios de Maria Antonieta. Mas, esse modelo não é usado com tanta frequência nos dia atuais, pois ela não é o tipo ideal para consumir a bebida. Possui boca larga o que dispersa o aroma, dificulta a formação de espuma e não retém as borbulhas.

4. Licor

O licor é servido em uma taça de porte pequeno, em pequena quantidade e normalmente após as refeições.

Leia também: 3 tendências de decoração incorporadas ao universo da mesa posta