Decoração de mesa
Isabela Azevedo

Na hora de investir em um acervo de decoração, a dica do Guia Básico da Mesa Posta é apostar em itens que correspondem ao seu estilo

Recebo várias perguntas de seguidoras no meu perfil no Instagram (@beluquices) sobre como montar um acervo de itens relacionados à mesa posta, utilidades domésticas e decoração.

Ao adentrar em lojas desse segmento, muitas pessoas têm dificuldade de escolher itens e garimpar boas ofertas. A ideia do Guia Básico da Mesa Posta é, através de dicas simples e objetivas, ajudar as pessoas na montagem de um acervo funcional, prático e econômico, que reflita seu estilo e reais necessidades.

Leia também: Como montar uma mesa posta para celebrar o Dia dos Namorados?

1) Defina qual seu estilo

Moderno, clássico, rústico ou romântico? Definir seu estilo significa escolher entre diversos estilos de decoração aqueles com os quais você mais se identifica.

Por exemplo, há quem opte por louças clássicas, brancas e mais delicadas, enquanto outros adoram as estampas geométricas e moderninhas. Existem pessoas que não resistem às peças com ar handmade, naturais, rústicas, ao passo que outras amam peças coloridas, vibrantes e alegres.

Nos últimos anos, o segmento de utilidades domésticas e decoração tem apresentado produtos inovadores, alinhados às recentes tendências e também ao mundo fashion.

Escolher quais estilos lhe representam facilita a compra de itens que serão efetivamente utilizados e bem aproveitados. A versatilidade da peça também deve ser levada em consideração na hora da aquisição do produto.

2) Faça um inventário ou lista dos itens que já possui

Identificar os itens que já possui é uma medida de economia, pois evita a compra indesejada de peças em duplicidade. Também é uma medida prática, já que facilita a escolha dos objetos na hora de criar as composições de mesa posta.

Decoração de mesa
Isabela Azevedo

Não precisa ter pressa em montar um acervo. Escolha as peças com cuidado e paciência

Seja através de listinhas ou fotos, a realização de um inventário das louças, talheres, taças, guardanapos, vasos e afins é importante para que se identifique quais itens estão em bom estado de conservação, aqueles que são mais utilizados e quais serão as próximas aquisições.

3) Estabeleça suas prioridades

Uma vez realizado o inventário das peças que você já tem em casa, fica mais fácil montar uma wishlist com os itens que você deseja adquirir ao longo dos anos.

Em meio a uma rotina cada vez mais atribulada e com um excesso de informações, fica difícil lembrar os itens que de fato você gostaria de adquirir. Ter uma listinha salva na agenda ou até no próprio celular facilita na hora da compra.

Leia também: O que é mesa posta para você?

4) Leve em consideração o espaço necessário para armazenar as peças

Uma tarefa difícil é organizar espaços para armazenar itens relacionados à mesa posta, tais como louças, talheres, taças, guardanapos, vasos, porta velas, etc.

Seja em um louceiro, armários ou gavetas, é importante armazenar os itens de forma organizada e funcional, para que facilite a rotina doméstica.

Sendo assim, leve em consideração os espaços que você tem em casa para armazenar tais itens na hora de adquirir novos, para evitar que não se tenha um local adequado para guarda-los.

Outra dica: da mesma forma que fazemos uma revisão do guarda roupa de tempos em tempos para doar roupas que não usamos mais, experimenta fazer isso com objetos relacionados à mesa posta. Você tem jogos americanos e guardanapos em bom estado de conservação que não usa faz muito tempo ou não fazem mais o teu estilo? Aproveita para fazer uma doação ou um bazar, se assim desejar. Desapegar faz bem.

5) Fique atento às promoções e ofertas

Decoração de mesa
Isabela Azevedo

Para evitar comprar itens desnecessários ou repetidos, tenha uma listinha sempre em mãos

Identificado o seu estilo, feito o inventário das peças que já possui em casa e montada a wishlist, é hora de ficar atento às promoções e ofertas das lojas do segmento de utilidades domésticas e decoração para fazer aquisições de itens no precinho.
Com calma e paciência, é possivel comprar os itens com descontos bacanas e economizar dinheiro.

6) Não tenha pressa

Montar, decorar, equipar a casa é um prazer e deve ser realizado sem pressa, curtindo cada momento, cada vitória. Selecionar as peças que farão parte do aconchego do seu lar é uma atividade tão bacana e gratificante que merece ser curtida com toda intensidade.

Não se apresse em escolher todos os itens do seu acervo de mesa posta. Isso leva tempo e deve ser construido ao longo dos anos. O acervo não é montado da noite para o dia, ele reflete as escolhas de acordo com o seu momento, a sua situação.

É feito também de itens carregados de memória afetiva, como objetos que pertenciam a uma avó querida, a uma tia ou à sua mãe, itens adquiridos em viagens ou peças que foram presenteadas por pessoas amadas.

Prontos (as) para montar o seu acervo de mesa posta e decoração? 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!