O Dia dos Namorados está se aproximando. Você já pensou como celebrar a data? Viagem romântica, jantar em um restaurante especial ou comemoração em casa, com direito a uma bela mesa posta, comidinhas deliciosas e aquele clima aconchegante?

Essa é uma das mesas para o Dia dos Namorados montada pela colunista do Delas Isabela Azevedo
Isabela Azevedo
Essa é uma das mesas para o Dia dos Namorados montada pela colunista do Delas Isabela Azevedo

Leia também: 40 ideias para celebrar o Dia dos Namorados em casa

Se você optou pela terceira alternativa e não sabe como montar uma linda mesa para surpreender seu amor, não se preocupe, seguindo as dicas abaixo eu tenho certeza que a sua celebração será incrível!

1. Defina o estilo da decoração

Quando pensamos em Dia dos Namorados , as composições com a cor vermelha são as primeiras que vêm à mente. A cor, que simboliza o amor ou a paixão, pode estar presente na louça, nas flores, nos guardanapos e em outros itens.

O rosa é outra cor associada ao romantismo e pode ser utilizada em combinação com o vermelho, branco ou azul.

Para aqueles que desejam montar uma decoração que foge à proposta tradicional, que tal usar o preto? Combinado ao dourado ou ao prata, confere um ar sofisticado à composição. Em combinação com estampas marmorizadas, tendência queridinha da decoração, ganha ares moderninhos.

Definido o estilo da decoração e suas cores, é hora de selecionar os itens que devem ser usados na composição: louças, talheres, taças, guardanapos, jogos americanos ou sousplat.


2. Defina o serviço à mesa

A escolha do serviço à mesa é essencial para definir o estilo da recepção, quantidade de itens de decoração, cardápio e bebidas.

Se a proposta for celebrar o dia dos namorados promovendo um  jantar em casa para um grupo de amigos, você precisa levar em consideração se a sua sala de jantar ou varanda comporta todos sentados à mesa. Se sim, você pode optar por montar uma mesa posta e servir as comidinhas à mesa (serviço à brasileira) empratado, ou no aparador/buffet (serviço à americana).

Caso não seja possível acomodar todos os convidados à mesa, é possível optar pelo serviço à americana ou buffet, em que todas as comidinhas são dispostas sobre a mesa e os convidados ficam à vontade para se servir.

No caso de um jantar a dois , você pode montar uma mesinha posta na sala de jantar, varanda, copa, cozinha ou até na mesinha de centro da sala, se a ideia for criar um ambiente diferente, com direito a almofadas, velas e um jantar japonês, por exemplo.

Se você gosta de cozinhar, aproveite para preparar o prato que ele(a) mais gosta, que traga boas lembranças ao casal. Inovar na apresentação do prato também é uma forma de surpreender: basta um toque diferente, um detalhe, solte o “masterchef” que existe dentro de você.

Não quer se aventurar na cozinha nesta data? Não tem problema. Encomende uma comidinha deliciosa e curta o momento a dois.

3. Inclua na composição detalhes que fazem diferença

As flores, sejam elas naturais ou artificiais, são importantes na montagem da mesa posta, pois trazem harmonia à composição e decoram lindamente.

Podem ser usadas em vasos ou arrematando a dobradura do guardanapo. As pétalas de rosas, por exemplo, formam um lindo centro de mesa acompanhadas de velas.

As velas garantem um ar de romantismo e aconchego. Existem diversas opções no mercado, inclusive os modelos em LED, que garantem uma iluminação bacana. Se optar pela utilização de velas naturais, tome cuidado com as versões com cheiro, para não interferir no aroma da comida a ser servida.

É interessante conferir identidade à mesa posta, ou seja, personalizar. Isso pode ser feito, por exemplo, incluindo na decoração algum objeto que tenha significado para o casal, uma foto, um recadinho carinhoso, seja no marcador de lugar ou no próprio jogo americano.

Ah, não esqueça daquela playlist capaz de criar um ambiente diferenciado. Música tem o poder de formar memórias afetivas.

Leia também: Como preparar o quarto para noite romântica

4. Curta o momento

Mesa posta montada, comidinhas organizadas, playlist bacana, aproveita para curtir o dia dos namorados e celebrar a vida! São momentos assim que merecem ser cultivados e guardados na memória.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!