À primeira vista, uma mesa posta de forma harmoniosa, com louças, jogos americanos e afins, desperta encantamento, admiração. Para alguns pode parecer bobagem, mas mesa posta não se resume à disposição dos itens. É demonstração de carinho, afeto, gentileza. Gera memórias afetivas inesquecíveis.

Mesa posta
Isabela Azevedo

Exemplo de uma mesa posta por Isabela Azevedo

Leia também: Veja dicas de como transformar a decoração de casa e torná-la mais aconchegante

O ato de sentar-se à mesa, fazer refeições na companhia de familiares ou amigos, é um hábito saudável e prazeroso. É a ocasião em que podemos presentear o outro com algo muito especial nos dias de hoje: o tempo. Tempo real, sem celular e outras distrações, verdadeiramente vivido. Conversar sobre o que aconteceu no trabalho do companheiro ou na escola dos filhos. Isso fortalece vínculos familiares. Os resultados são surpreendentes.

O hábito de montar uma mesa posta  ganha cada vez mais adeptos. Pessoas de diferentes faixas etárias têm percebido os benefícios trazidos pelo simples ato de priorizar o momento da refeição, seja ela qual for. Para além da estética e da decoração, a mesa é lugar de união. É sobre esse movimento que desejo tratar nesta coluna.

O propósito é compartilhar o que a mesa posta representa, sugestões de composição, curiosidades, regras de etiqueta, novidades do mercado de decoração  e utilidades domésticas, dicas de como ser uma boa anfitriã, enfim, tratar de vários assuntos relacionados a esse universo que encanta e desperta interesse.

A mesa é afeto. Já imaginou chegar na casa de alguém e ser recebido com uma mesa posta montada especialmente para você? É como se o anfitrião estivesse dizendo: seja bem vindo, tenho o maior prazer e carinho em recebê-lo na minha casa . Isso faz o convidado se sentir prestigiado. Para isso, não importa se à mesa existem louças caras, peças sofisticadas ou itens mais simples, a mesa posta é democrática, basta montá-la com carinho e curtir a companhia de quem se reúne ao seu redor. Viver a experiência.

Leia também: Festa em casa? Aprenda a preparar uma em apenas 30 minutos

A mesa também é mercado. Já repararam a variedade de louças , taças, jogos americanos, sousplat, toalhas e outros itens disponíveis nas lojas? Pelo menos nos últimos dez anos, as empresas com atuação no segmento de decoração e utilidades domésticas têm apresentado produtos inovadores, com design criativo e em sintonia com a moda.Se a estampa animal print desponta como queridinha no mundo fashion, não demoram a surgir louças e até talheres com estampa de oncinha, cobra ou zebra, por exemplo.

A disseminação do hábito de montar mesas postas tem influenciado positivamente o mercado de utilidades domésticas. Alguns fatores contribuíram para que tal hábito se fortalecesse nos últimos anos.

É comum perceber que os projetos de arquitetura em apartamentos e casas têm conferido maior destaque às áreas de convivência social, tais como a varanda gourmet, a sala de jantar ou a cozinha americana. Ambientes nos quais são recebidos amigos e familiares para confraternizar. Organizar tais espaços, lhes dar vida, envolve a escolha de itens decorativos e a montagem de mesas para demonstrar ao convidado como ele é bem vindo.

Em função da crise econômica, muitos têm preferido promover recepções em casa à sair para jantar em restaurantes. De certa forma, esse fator tem contribuído para que um número maior de pessoas busque dicas e sugestões de como receber em casa de forma descontraída e agradável, procurando adquirir novos produtos para suprir as suas necessidades.

Não podemos esquecer a influência exercida pelos programas televisivos de culinária no universo da mesa posta. Nunca se falou tanto em “empratar”, ou seja, servir a refeição com uma apresentação especial. Inspirados nos diversos programas existentes, homens e mulheres têm aprendido a cozinhar, testar receitas e fazer disso uma terapia, um hobby ou até mesmo um negócio. Nada melhor do que confraternizar em torno da mesa para provar as comidinhas preparadas com carinho.

As redes sociais marcam presença no desenvolvimento da mesa posta em todo o país. Através de perfis no instagram, muitos adeptos desse estilo de vida compartilham suas mesinhas, estimulando amigos e familiares a fazer o mesmo: sentar-se à mesa para desfrutar refeições, na companhia de pessoas queridas, seja qual for o horário ou a motivação.

Se deixe contagiar pela mesa posta você também.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!