O Guia Básico da Mesa Posta já foi tratado aqui na coluna em um texto publicado no  mês passado e também nesta semana . A ideia do guia é, através de dicas simples e objetivas, ajudar as pessoas a montar um acervo funcional, prático e econômico, que reflita seu estilo e reais necessidades.  

Para uma mesa posta você pode apostar em utensílios como jogo americano (exemplo da foto) ou souplat
Arquivo pessoal
Para uma mesa posta você pode apostar em utensílios como jogo americano (exemplo da foto) ou souplat

Nessa tarefa, é importante compreender o significado dos itens e as suas variadas funcionalidades. Dando continuidade à série de textos sobre o assunto, vamos conhecer mais detalhes sobre o jogo americano e o sousplat .

Jogo americano

Mais um exemplo de jogo americano
Arquivo pessoal
Mais um exemplo de jogo americano

Para Célia Ribeiro, autora do livro “Etiqueta de bolso”, o jogo americano teve sua origem ligada à redução dos espaços nas residências e à praticidade de os guardanapos serem usados de acordo com o número de pessoas.

No Dicionário Houaiss, jogo americano foi definido como um conjunto de pequenas toalhas de mesa, usualmente fabricadas de tecido, plástico ou palha trançada, sobre as quais se colocam prato, talheres, copo, etc.

jogo americano
Arquivo pessoal
Jogo americano pode ser feito de diversos materiais e em diversos formatos

Os jogos americanos são práticos e podem ser usados em distintas composições. Existem diversos modelos disponíveis no mercado: em tecido, palha, crochê, miçangas, papel, madeira e vários outros materiais.

Em geral, os jogos americanos variam de 35 a 38cm de diâmetro, quando redondos. Nos modelos retangulares, é sugerido que a largura seja entre 37 e 45cm.

É importante destacar que o jogo americano funciona também para marcar o lugar de cada convidado à mesa. Dessa forma, o ideal é que a louça, talheres, taças e descansos de talher sejam posicionados no espaço que fica demarcado por ele.

O jogo americano é a moldura da composição. A louça e demais elementos devem estar em harmonia com ele. Nada impede a montagem de composições mesclando estampas, listras e cores, desde que haja uma harmonia na combinação.

O jogo americano pode ser usado em todos os tipos de mesa, sejam elas retangulares, ovais, quadradas ou redondas. O importante é definir qual modelo e tamanho se encaixa melhor na sua mesa, garantindo conforto ao convidado. Por exemplo, nas mesas redondas, aposte nos modelos de jogos americanos redondos ou em um formato quase triangular que garantem um bom aproveitamento de espaço. Nas mesas ovais, é possivel usar os jogos americanos ovais ou os retangulares em uma outra configuração.

Leia também: O que o hábito de montar mesas significa para você?

Sousplat

mesa posta com souplat
Arquivo pessoal

Exemplo de mesa posta usando souplat

Sousplat é uma palavra francesa composta pelo prefixo sous (sob, abaixo) e pelo substantivo plat (prato), significando, em tradução literal, aquilo que vai sob o prato. Na prática, o sousplat pode ser descrito como um prato, com diâmetro aproximado de 32 a 34cm, que serve de base para o prato em que será servida a comida.

Além da função decorativa , o sousplat serve para evitar que o prato deslize na mesa, evitando que a comida respingue sobre a toalha. É por esse motivo que boa parte dos modelos de sousplat possuem profundidade, permitindo o encaixe do prato que vai sobre ele.

Normalmente, o sousplat é utilizado em composições mais formais, que envolvam refeições completas, com entrada, prato principal e sobremesa. Na troca entre a entrada e o prato principal, ele permanece na mesa. Apenas no momento de servir a sobremesa é que ele deve ser retirado.

Existem vários modelos disponíveis no mercado, fabricados em vidro, inox, plástico, madeira ou palha. Basta selecionar a opção que se enquadra melhor na proposta de decoração escolhida.

O sousplat pode ser usado em conjunto com a toalha de mesa, jogo americano ou diretamente sobre a mesa. A sua função primordial é apoiar o prato, então, os talheres e taças devem ser dispostos sobre a mesa e nunca apoiado no sousplat.

Na proposta de serviço à americana ou estilo buffet, ocasião em que os convidados normalmente sentam-se em cadeiras, sofás e poltronas espalhadas pela casa, o sousplat pode servir de apoio ao prato, garantindo conforto ao convidado na hora da refeição.

É importante esclarecer que a base plana em MDF não se confunde com o sousplat. Ela não possui a profundidade deste último e geralmente é utilizada como jogo americano.

Gostaram das dicas? Aguardem os próximos textos com curiosidades e dicas de utensílios para mesa posta .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!