Tamanho do texto

Colunista do Delas dá dicas de como usar o guardanapo e a toalha de mesa

O Guia Básico da Mesa Posta já foi tratado aqui na coluna em um texto publicado no mês passado. A ideia do guia é, através de dicas simples e objetivas, ajudar as pessoas a montar um acervo funcional, prático e econômico, que reflita seu estilo e reais necessidades. 

Guia Básico da Mesa Posta arrow-options
Pinterest
Guia Básico da Mesa Posta: colunista do Delas dá dicas de como usar guardanapos e a toalha de mesa

Nessa tarefa, é importante compreender o siginifcado dos itens e as suas variadas funcionalidades. Para começar a série de textos sobre o assunto, vamos conhecer mais detalhes sobre o guardanapo e a toalha de mesa

a) Guardanapo 

guardanapo arrow-options
Pinterest
As dobraduras de guardanapo também constituem uma forma prática de decoração

Sabiam que foi Leonardo Da Vinci que inventou o guardanapo? Ele trabalhou durante muito tempo como mestre de banquete e se incomodava com o hábito dos convidados de usarem a toalha de mesa para limpar  a boca. Então, com a intenção de erradicar tal hábito anti-higiênico, criou algo que os convidados poderiam usar individualmente. Surgia, portanto, o que hoje conhecemos como guardanapo de tecido. 

Seguindo a regra do masculino x feminino, o guardanapo deve ser colocado à esquerda do prato, ou ainda, como exceção, sobre o prato. Existem à disposição no mercado diversos modelos de argolas ou porta guardanapos que podem ser usados em harmonia com a decoração escolhida. 

Leia também: Como o hábito da mesa posta está mexendo com o mercado de utilidades domésticas

As dobraduras de guardanapo também constituem uma forma prática de decoração. 

Ao sentar-se à mesa, o convidado deve dobrar o guardanapo e colocá-lo sobre o colo. Na hora de se levantar, existem dúvidas entre os estudiosos de regras de etiqueta  sobre onde deve ser posto o guardanapo. A meu ver, deve ser colocado sobre a mesa, à esquerda do prato. Colocá-lo na cadeira pode gerar desconforto ao convidado que, de forma desavisada, venha a sentar-se novamente sem notar o guardanapo.

Na opção de serviço á americana, ou estilo buffet, os guardanapos devem ser colocados próximos às louças e talheres.

 Além dos tradicionais guardanapos de tecido, não podemos esquecer dos guardanapos coquetel. Fabricados em tamanhos menores, geralmente rentagulares ou quadrados, são usados para acompanhar bebidas e aperitivos. Podem ser dispostos em um aparador com welcome drinks. 

Os guardanapos de papel vem ganhando atenção do mercado de utilidades domésticas, com o surgimento de diversas estampas criativas e descoladas,  perfeitas para montar mesas temáticas. 

b) Toalha de mesa 

toalha de mesa arrow-options
Pinterest
Caso a recepção seja descontraída, utilize toalhas de mesa estampadas ou coloridas

Segundo Célia Ribeira, autora do livro “Etiqueta de Bolso”, as mesas de refeições passaram a ser cobertas a partir dos primeiros séculos da Era Cristã, mas foi na Idade Média que as toalhas tiveram seu destaque, sempre brancas, em cambraia bordada nos conventos. 

Para a consultora de etiqueta, só no início do século XX a cor, em seus mais variados estilos, foi incorporada à roupa de mesa mais sofisticada. 

Se a proposta for montar uma recepção mais formal, opte por toalhas de mesa com bordados delicados e tons neutros. Caso a recepção seja descontraída, utilize toalhas de mesa estampadas ou coloridas. 

Toalhas estampadas decoram lindamente a mesa. Nesse caso, as demais peças utilizadas devem ser escolhidas levando em consideração a estampa, de forma a harmonizá-las. Já imaginaram um belo brunch ou almoço em familia, com uma mesa comunitária forrada com toalha de estampa de limão siciliano, por exemplo? Um charme! 

A depender do tamanho da mesa, as toalhas devem possuir 20cm de caimento de tecido dos lados. 

Leia também: O hábito de montar mesas postas: o que isso significa para você?

Gostaram das dicas? Aguardem os próximos textos com curiosidades e dicas de utensílios para mesa posta .