O Guia Básico da Mesa Posta já foi tratado aqui na coluna em um texto publicado no mês passado. A ideia do guia é, através de dicas simples e objetivas, ajudar as pessoas a montar um acervo funcional, prático e econômico, que reflita seu estilo e reais necessidades. 

Guia Básico da Mesa Posta: colunista do Delas dá dicas de como usar guardanapos e a toalha de mesa
Pinterest
Guia Básico da Mesa Posta: colunista do Delas dá dicas de como usar guardanapos e a toalha de mesa

Nessa tarefa, é importante compreender o siginifcado dos itens e as suas variadas funcionalidades. Para começar a série de textos sobre o assunto, vamos conhecer mais detalhes sobre o guardanapo e a toalha de mesa

a) Guardanapo 

As dobraduras de guardanapo também constituem uma forma prática de decoração
Pinterest
As dobraduras de guardanapo também constituem uma forma prática de decoração

Sabiam que foi Leonardo Da Vinci que inventou o guardanapo? Ele trabalhou durante muito tempo como mestre de banquete e se incomodava com o hábito dos convidados de usarem a toalha de mesa para limpar  a boca. Então, com a intenção de erradicar tal hábito anti-higiênico, criou algo que os convidados poderiam usar individualmente. Surgia, portanto, o que hoje conhecemos como guardanapo de tecido. 

Seguindo a regra do masculino x feminino, o guardanapo deve ser colocado à esquerda do prato, ou ainda, como exceção, sobre o prato. Existem à disposição no mercado diversos modelos de argolas ou porta guardanapos que podem ser usados em harmonia com a decoração escolhida. 

Leia também: Como o hábito da mesa posta está mexendo com o mercado de utilidades domésticas

As dobraduras de guardanapo também constituem uma forma prática de decoração. 

Ao sentar-se à mesa, o convidado deve dobrar o guardanapo e colocá-lo sobre o colo. Na hora de se levantar, existem dúvidas entre os estudiosos de regras de etiqueta  sobre onde deve ser posto o guardanapo. A meu ver, deve ser colocado sobre a mesa, à esquerda do prato. Colocá-lo na cadeira pode gerar desconforto ao convidado que, de forma desavisada, venha a sentar-se novamente sem notar o guardanapo.

Na opção de serviço á americana, ou estilo buffet, os guardanapos devem ser colocados próximos às louças e talheres.

 Além dos tradicionais guardanapos de tecido, não podemos esquecer dos guardanapos coquetel. Fabricados em tamanhos menores, geralmente rentagulares ou quadrados, são usados para acompanhar bebidas e aperitivos. Podem ser dispostos em um aparador com welcome drinks. 

Os guardanapos de papel vem ganhando atenção do mercado de utilidades domésticas, com o surgimento de diversas estampas criativas e descoladas,  perfeitas para montar mesas temáticas. 

b) Toalha de mesa 

Caso a recepção seja descontraída, utilize toalhas de mesa estampadas ou coloridas
Pinterest
Caso a recepção seja descontraída, utilize toalhas de mesa estampadas ou coloridas

Segundo Célia Ribeira, autora do livro “Etiqueta de Bolso”, as mesas de refeições passaram a ser cobertas a partir dos primeiros séculos da Era Cristã, mas foi na Idade Média que as toalhas tiveram seu destaque, sempre brancas, em cambraia bordada nos conventos. 

Para a consultora de etiqueta, só no início do século XX a cor, em seus mais variados estilos, foi incorporada à roupa de mesa mais sofisticada. 

Se a proposta for montar uma recepção mais formal, opte por toalhas de mesa com bordados delicados e tons neutros. Caso a recepção seja descontraída, utilize toalhas de mesa estampadas ou coloridas. 

Toalhas estampadas decoram lindamente a mesa. Nesse caso, as demais peças utilizadas devem ser escolhidas levando em consideração a estampa, de forma a harmonizá-las. Já imaginaram um belo brunch ou almoço em familia, com uma mesa comunitária forrada com toalha de estampa de limão siciliano, por exemplo? Um charme! 

A depender do tamanho da mesa, as toalhas devem possuir 20cm de caimento de tecido dos lados. 

Leia também: O hábito de montar mesas postas: o que isso significa para você?

Gostaram das dicas? Aguardem os próximos textos com curiosidades e dicas de utensílios para mesa posta .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!