Tamanho do texto

Com algumas mudanças simples, é possível deixar o lar super aconchegante

Geralmente, quando se mora de aluguel, o morador opta por não fazer mudanças drásticas no imóvel. Afinal, aquele local poderá não ser o seu lar para sempre. Com isso, uma pergunta muito frequente é como fazer, de fato, para decorar os ambientes e retratar a personalidade das pessoas que lá vivem.

Leia também: Quer mudar a decoração da casa? 10 ideias para você NÃO copiar de jeito nenhum

decoração arrow-options
shutterstock
Mesmo em um imóvel alugado é possível deixar o lar com a personalidade dos moradores; veja dicas que podem ajudar

Mesmo que não se tenha ideia de quanto tempo vai passar no imóvel , enquanto os moradores estiverem lá é importante que os cômodos façam com que todos se sintam confortáveis e “em casa”. Com a ajuda da a EasyDeco, plataforma que conecta clientes a arquitetos e designers de interiores, o Delas separou 9 dicas para personalizar os ambientes. Confira!

1. Quadros

Quadros arrow-options
Divulgação/EasyDeco
Os quadros podem ser colocados em diversos pontos da casa, inclusive atrás da cama, como mostra esta imagem

Aposte nos quadros. Eles podem ser colocados em diversos espaços, como atrás do sofá ou até mesmo perto da cama. O importante é escolher desenhos que lhe agradam. Ainda é possível brincar com as cores. Para isso, escolha uma paleta que aparece nas peças e repita as tonalidades no restante do décor , como almofadas e tapetes. 

Caso o desejo seja algo mais neutro, opte por uma composição de fotos em preto e branco. Fotos com familiares, amigos e pessoas queridas em momentos inesquecíveis ajudam a deixar o espaço ainda mais acolhedor. Para pendurá-los, dá para optar por ganchos autocolantes. Dessa forma, você não precisa se preocupar em criar buracos nas paredes. 

2. Papel de parede

Papel de parede arrow-options
Divulgação/EasyDeco
O papel de parede é uma opção prática e econômica para mudar as paredes sem precisar passar por grandes reformas

O papel de parede é uma opção prática e econômica para decorar um imóvel alugado. Além de ser fácil de aplicar, o item está disponível em diferentes estampas, cores e texturas, o que permite que você crie diferentes combinações. Lembre-se de, no momento da compra, verificar as especificações e as recomendações do fabricante. 

3. Espelhos

espelhos arrow-options
Divulgação/EasyDeco
O espelho deixa a decoração mais interessante e, entre seus benefícios, traz a sensação de que os ambientes são maiores

Além de dar vida ao ambiente, o espelho ainda ajuda, especialmente para locais pequenos, a trazer a sensação de amplitude tão desejada. Com diferentes modelos à disposição, escolha o que combina com o seu estilo. Para algo mais despojado, opte por uma moldura redonda. Para algo mais sofisticado, a ideia é um sem moldura em todo o comprimento da parede. 

Leia também: Espelho decorativo: como usá-lo para decorar, ampliar o cômodo e até mudar a luz

4. Adesivos de parede

Adesivos de parede arrow-options
Divulgação/EasyDeco
O adesivo de parede é mais uma opção prática para dar um upgrade na decoração dos cômodos sem muito esforço

O adesivo de parede é outra opção que muda o visual do cômodo sem precisar passar por nenhuma obra. Em fundos brancos, o item funciona bem e ajuda a dar destaque ao desenho escolhido, mas nada impede que o local da aplicação seja colorido. Há diversas opções de tamanhos e cores. Ao comprar, confira o tamanho do adesivo para não errar.

Leia também: Adesivo de parede é forma fácil e barata de mudar a decoração; veja como usar

5. Cortinas e tapetes

cortinas e tapetes arrow-options
Divulgação/EasyDeco
Cortinas e tapetes trazem a sensação de aconchego, fator importante principalmente para quem mora de aluguel

Em imóveis alugados, a sensação de aconchego é super importante. Entre tantas possibilidades, a dica é apostar em cortinas e tapetes. Em uma sala integrada, por exemplo, o tapete pode ajudar a dividir os ambientes. A cortina, por sua vez, ajuda a trazer mais privacidade aos cômodos, como quartos e salas.

6. Plantas

plantas arrow-options
Divulgação/EasyDeco
As plantas deixam os ambientes mais vivos e, além de deixarem a decoração mais legal, ainda trazem benefícios à saúde

As plantas são capazes de transformar completamente a decoração e deixam os cômodos mais vivos. Em imóveis pequenos, a recomendação é apostar em vasos na cama ou suportes suspensos. Geralmente, no caso de plantas maiores, elas ficam no chão e trazem uma exuberância marcante para o local. 

Leia também: Decoração com plantas: saiba quais espécies fazem bem à saúde e como cultivá-las

7. Luminária pendente

Luminária arrow-options
Divulgação/EasyDeco
A luminária está disponível em diversos modelos e, por isso, é importante escolher a que mais combinar com você

Para deixar a sala de jantar mais aconchegante e especial, você pode usar um pendente, que seja mais baixo, sobre a mesa. Aqui, a orientação é seguir o seu estilo e ver qual mais combina com você. As opções são inúmeras: tem desde lustre todo trabalhado até luminária de cobre ou de cores mais vibrantes. 

8. Prateleiras e cestos

prateleiras e cestos arrow-options
Divulgação/EasyDeco
Prateleiras e cestos ajudam na decoração e, ao mesmo tempo, são super importantes para a organização do lar

O lar precisa ser prático e funcional. Por isso, vale apostar em objetos que cumpram essas funções. Um jeito prático e simples de organizar as coisas do banheiro e cozinha, por exemplo, é utilizar prateleiras, que ajudam a ganhar espaço, e cestos ou caixas bonitas para guardar os objetos e não deixá-los espalhados.

Ainda vale deixar um espaço nos nichos para colocar um vaso de planta, um porta retrato ou até mesmo um objeto que seja especial. Essa é uma forma despojada de unir usabilidade e beleza em uma única solução que, além de contribuir para a decoração, também ajuda na organização das peças. 

9. Almofadas e mantas para o sofá

almofadas arrow-options
Divulgação/EasyDeco
Almofadas e mantas são outros itens que completam a decoração dos cômodos de forma fácil e prática

Mantas e almofadas também transformam o décor do imóvel alugado. Capriche nas cores e estampas, para dar aquele toque de personalidade. Além disso, varie os formatos das almofadas, brinque com as texturas e com a mistura de cores. Veja qual combinação tem a sua cara e encha sua casa de conforto.

    Leia tudo sobre: casa