Os espelhos são artefatos muito usados em diversos cômodos da casa - no banheiro , quarto ou closet para se arrumar - e em outros lugares com função de aumentar o ambiente. Mas que tal usar um espelho decorativo?

Truques simples ajudam a ampliar o espaço e trazer mais aconchego à casa

O espelho decorativo pode, sim, servir para aumentar o ambiente, ou esconder algo indesejado na parede, por exemplo, mas além de tudo isso, ele tem a função de enriquecer a decoração da sua casa, influenciando até mesmo na iluminação. Veja algumas formas de usá-lo em vários cômodos:

Para aumentar o espaço

Além de espelho decorativo ele pode ser funcional e ampliar o espaço
Divulgação
Além de espelho decorativo ele pode ser funcional e ampliar o espaço

Para começar, um exemplo da maneira que ele é sempre lembrado. Em um cômodo pequeno - desde lavabos a salas - um espelho é instalado de uma ponta à outra da parede, e ao refletir o ambiente, ele vai parecer ampliado. O arquiteto e designer Glaucio Gonçalves explica que, no caso da imagem acima, o espelho traz muito mais profundidade ao local.

Em banheiros é muito comum fazer isso, já que a utilidade dele - se ver refletido - é necessária no cômodo para se maquear ou barbear. E nada melhor do que ter isso com a sensação de estar em um espaço maior e mais amplo.  

Aprenda alguns truques e dicas para decorar seu lavabo

Mudança na iluminação

O espelho decorativo pode influenciar na iluminação de seu quarto
Divulgação
O espelho decorativo pode influenciar na iluminação de seu quarto

Já pensou em espelhos para influenciar na luminosidade? Quem dá a dica também é Glaucio: "O espelho pode ser utilizado para trazer mais luz ao ambiente, deixando-o mais claro e harmonioso". 

No quarto da imagem, ele reflete a luz do lustre instalado no teto.

Peça de decoração

Uma opção de espelho decorativo é usar molduras mais rebuscadas
Vanessa Figueiredo - Beto Ganem
Uma opção de espelho decorativo é usar molduras mais rebuscadas

Se você busca uma peça de decoração e gosta de um estilo mais clássico, a arquiteta Vanessa Figueiredo sugere esses modelos soltos, os venezianos, com moldura marcante.  “Os espelhos venezianos têm design mais provençal, rebuscado", explica.

O espelho também combina com decorações mais modernas e contemporâneas. Nesse caso, Vanessa indica aqueles acabados com um design diferenciado, que são usados sem moldura, ou um simples com moldura de MDF laqueado, metal e até couro!

O espelho pode ser realmente integrado como um item de decoração da casa
Óbvio Arquitetura - Jomar Bragança/Divulgação
O espelho pode ser realmente integrado como um item de decoração da casa

O adereço ainda pode ser integrado à decoração. O criado mudo espelhado é utilizado "para trazer um toque mais delicado ao cômodo", diz Glaucio sobre o móvel que pode ser usado em um quarto ou sala.

Outra opção é colocar o espelho decorativo como o protagonista do local. "O ideal é que ele seja eleito como peça de destaque no espaço e os demais elementos sejam utilizados de maneira a compor o ambiente de forma neutra”, indica a arquiteta Luciana Araújo, da Óbvio Arquitetura.

Parede sem graça em casa nunca mais! Veja como decorá-las



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!