Sexo durante a menstruação
Pexels
Sexo durante a menstruação


Se sexo ainda é considerado um  assunto tabu pela sociedade, transar durante a menstruação é muito menos falado nas rodas de conversa, mesmo que do ponto de vista fisiológico, não exista nenhum problema em transar durante o período de fluxo das mulheres cis e homens trans.

O ginecologista Esdras Camargos, colaborador da plataforma Sexo Sem Dúvida, explica que durante a menstruação, a mulher pode ter um aumento da libido.

“Porém, algumas mulheres, principalmente aquelas que não utilizam nenhum método contraceptivo, quando estão menstruadas se sentem aliviadas e com isso há mais desejo. Outras, por sua vez, só querem uma bolsa de água quente e uma barra de chocolate. O que importa é sentir-se bem consigo mesma e identificar os seus desejos”, esclarece. 

Dicas para o sexo na menstruação 

Se você tem o desejo de transar durante a menstruação, tudo tem de ser conversado com o seu parceiro ou parceira para ver a melhor forma de ambos sentirem prazer e à vontade com esta ideia. 

Não existe razão para evitar o sexo durante o período, a não ser, é claro que você não queira ou não goste. Se preferir que as coisas não fiquem tão “bagunçadas”, praticar o ato durante o banho, colocar uma toalha ou um lençol extra embaixo pode ser uma boa saída! 

Você viu?

Além disso, o fluxo menstrual funciona como um lubrificante natural e não é essa a única vantagem: transar alivia as temidas cólicas. “O sexo ou o orgasmo libera substâncias produzidas pelo cérebro como as endorfinas, que funcionam como analgésicos podendo aliviar as dores menstruais. No entanto, em algumas condições como a endometriose, por exemplo, a cólica menstrual pode impossibilitar a relação ou até mesmo ser agravada durante os movimentos de penetração”, acrescenta o ginecologista. 

Mas, Carmagos alerta para o uso de absorventes internos e até mesmo coletores menstruais que podem facilitar na hora do sexo oral. “No entanto, não é recomendado ter relações sexuais com penetração utilizando absorventes internos. O movimento de penetração pode empurrar o absorvente profundamente levando a desconforto, dor ou até mesmo a dificuldade em sua remoção”, esclarece. 

Sexo durante a menstruação
shutterstock
Sexo durante a menstruação



Existe a possibilidade da mulher engravidar transando menstruada?


Apesar da menstruação ser justamente o processo de descarte do óvulo que não foi fecundado, existe sim a chance da mulher engravidar se o sexo for feito sem proteção durante esses dias. 

“O risco é muito baixo nos primeiros dias, mas há chance sim. E essa ameaça é maior quando os ciclos são irregulares ou quando as mulheres ficam muitos dias menstruadas, mais de sete dias por exemplo, justamente pela proximidade da próxima ovulação. Muitas vezes também, um sangramento de ovulação ou algum sangramento de outra natureza pode ser confundidos com uma menstruação, aumentando também o risco de uma gestação não planejada.” 

O uso de preservativo é muito importante também não só para evitar uma gravidez, mas também para evitar as ISTs. Isso acontece porque o colo do útero está entreaberto e o pH vaginal mais básico, podendo aumentar tanto o risco de se contrair quanto o de transmitir infecções. Assim, o uso da camisinha masculina ou feminina vai te ajudar a aproveitar esse momento com mais tranquilidade e segurança. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!