Mitos e verdades sobre os signos
undefined
Mitos e verdades sobre os signos

Nos últimos anos os signos são um assunto cada vez mais discutido.  A astrologia ganha cada vez mais adeptos seja nas páginas de memes, aplicativos de relacionamento e até algumas entrevistas de emprego dão uma olhada no mapa natal das pessoas. Com a popularização do assunto,  algumas características específicas de cada signo se sobressaem e se tornam um estereótipo.

Entretando, a astróloga do Astrocentro, Vic Costa, explica que essas construções sociais não são completamente verdadeiras. De acordo com a especialista, devemos considerar que uma pessoa não é influenciada apenas pelo seu signo  solar, mas também por vários outros aspectos do mapa astral – como o posicionamento da Lua e do ascendente.

“É errado estabelecer características invariáveis à alguém, levando em conta apenas o signo em que o Sol estava transitando no momento de nascimento da pessoa”, afirma. Por isso, ela traz os mitos e verdades mais comuns sobre os signos para o iG Delas. Confira:

Áries

Mito:  São impacientes e até mesmo desrespeitosos.

Verdade:  Áries é o primeiro signo do zodíaco, o que representa, na prática, que esses nativos têm uma força de vontade invejável, sendo considerados grandes pioneiros e desbravadores. O lado negativo desse traço comum da personalidade dos arianos é que a vontade de iniciar seus projetos de uma vez e sem medos acaba se configurando como imediatismo, o que afeta as pessoas ao seu redor. Toda essa ansiedade é mal interpretada, porque faz com que não tenha paciência para pessoas que não conseguem acompanhar seu ritmo, seja em sua família, no trabalho ou até mesmo no trânsito. 

Mito: São egoístas e só resolvem algo com grosseria.

Verdade:  A motivação do ariana faz com que ele seja movido por uma audácia que o leva a abrir caminho para fazer as coisas acontecerem à sua maneira. Na Astrologia Antiga, Áries era representado pelo deus da guerra e da caça, porque age como se tudo fosse uma guerra, conquistada através da liderança.

Porém, esse comportamento é moldado com as experiências, que ensinam a importância do trabalho em equipe e a necessidade de ter mais serenidade para fazer escolhas importantes. Além disso, é errado relacionar isso com egoísmo, porque os arianos acreditam que estão tomando a melhor decisão, mas a impulsividade impede que medem adequadamente as consequências de suas ações.

Touro 

Mito:  Preguiçosos e acomodados.

Verdade:  Os taurinos têm ritmo próprio e precisam sentir-se fisicamente confortáveis e emocionalmente estáveis. Muitas vezes, isso faz com que sejam lentos para tomar decisões e parecem desinteressados, mas, na verdade, eles estão ponderando sobre o que é melhor a se fazer e não gostam de ser apressados. Isso não significa que sejam acomodados, mas sim que sabem fazer escolhas cautelosamente, o que pode ser mal interpretado pela sociedade imediatista que vivemos. 

Mito:  Avarento e teimoso.

Verdade:  Touro representa a força atrelada à paciência, além de ser regido por Vênus, que é o planeta do amor e da beleza. Os taurinos sabem que, para satisfazer seus prazeres materiais (que são muito importantes para esse nativos, que têm um senso estético apurado e apreciam tudo o que proporciona conforto) é necessário trabalhar. Por esse motivo, quando traçam um objetivo, seguem o plano para conquistá-lo de forma estratégica e não param até que a sua ideia seja concluída. 

Gêmeos

Mito:  Falam demais e não se aprofundam em nada.

Verdade:  Os nativos de Gêmeos têm grande necessidade de comunicação e uma curiosidade acentuada e constante. Isso faz com que sintam a necessidade de saber de tudo um pouco, bem como de conversar (ou melhor, contar) sobre o que sabem. Por isso, eles estão sempre atualizados da pauta do momento e são capazes de relacionar referências diversas para falar sobre um assunto.

Mito:  são indecisos e infiéis.

Verdade:  Os geminianos têm uma personalidade diversa e costumam ser aquele tipo de pessoa que tem mais de um emprego em áreas completamente diferentes. Isso não significa que são indecisos, mas sim que são adaptáveis e versáteis, além de apreciarem a liberdade para fazer novas escolhas. Isso também é válido dentro de relacionamentos amorosos e, por isso, esses nativos não gostam de cobranças e de pessoas que os façam sentir presos. Porém, eles não tem facilidade para conversar sobre seus sentimentos (diferentemente de todos os outros assuntos), e podem acabam sabotando o seu relacionamento para não ter que encarar a conversa desagradável de um término.

Câncer 

Mito:  Extremamente sensíveis e apegados à família.

Verdade:  Os cancerianos costumam ser sim apegados às suas raízes e pode ser desafiador para eles identificar as partes da sua personalidade que são influenciadas pelos pais, mas isso é aprendido ao longo da vida. Porém, o apego à família não costuma ser algo doentio como as pessoas pensam e, na verdade, tem mais a ver com o senso de lealdade e de cuidado desses nativos.

Muitas vezes, a família do nativo de Câncer é majoritariamente composta pelas pessoas que ele encontrou e reconheceu como sua família, do que por seus parentes de sangue.

Mito:  São falsos e manipuladores.

Verdade:  Não é completamente mentira a tendência dos cancerianos de manipular as pessoas com quem se relacionam, mas, na maioria dos casos, isso acontece de forma inconsciente e não ter a ver com falsidade propriamente dita. Eles têm muito cuidado para proteger e cuidar, sendo considerados os mais “maternais” do zodíaco.

Por isso, assim como uma mãe que acredita saber o que é melhor para os seus filhos, esses nativos tendem a acreditar fielmente que precisam ajudar as pessoas que amam (mesmo que essas não queiram ser ajudadas). Esse instinto acaba fazendo com que manipulem situações e “o tiro sai pela culatra”, porque as relações se tornam tóxicas, o que afasta as pessoas queridas.

Leão

Mito:  São egocêntricos e exibicionistas. 

Verdade:  Os leoninos são dotados de uma auto estima invejável, o que pode ser mal interpretado por outras pessoas, principalmente pelas mais reservadas e inseguras, que podem se sentir constrangidas e não compreendem a espontaneidade dos leoninos). Apesar de toda essa autoestima, todas as pessoas têm inseguranças e, por isso, nativos de Leão tendem a precisar da aprovação das outras pessoas para validar sua confiança em si mesmo. Por isso, podem tomar atitudes um pouco infantis para receber elogios, mas, na maioria das vezes, isso é um mecanismo inconsciente.

Mito:  São mal humorados e egoístas.

Verdade: A influência de Leão como signo solar faz com que a pessoa seja intensa e entusiasmada e, por isso, não aceita estagnação e apatia perante a vida. Quando se sentem vulneráveis ou desanimadas, tendem a ficar irritadas e podem acabar descontando isso nas pessoas ao redor. Na verdade, isso apenas reflete na necessidade de manter um ritmo de vida mais ativo e otimista, além de precisar de pessoas que o(a) acompanhe. Nesse sentido, podem sim ser exigentes em seus relacionamentos, mas isso não é mero egoísmo, apenas precisam de alguém que seja compatível com o seu estilo de vida.

Virgem 

Mito:  São extremamente críticos e insensíveis.

Verdade:  A presença do Sol em Virgem no Mapa Natal de uma pessoa é sinônimo de eficiência, porque são dotados de uma capacidade analítica invejável. Entretanto, quando isso não é bem dosado, pode acabar gerando uma personalidade difícil de lidar, porque você tende a apontar o erro dos outros de forma que é natural para você, mas não para todos ao seu redor.

Os virginianos tendem a fazer isso com a melhor das intenções, porque acreditam que esse é o caminho para evolução. Contudo, como a habilidade de perceber imperfeições é inerente à eles, é necessário aprender a externar isso com mais cuidado.

Leia Também

Leia Também

Mito:  São compulsivamente organizados e têm mania de limpeza.

Verdade: Essa característica também se relaciona com a capacidade dos virginianos de observar os mínimos detalhes, o que indica maior probabilidade de darem valor à manutenção de um ambiente ordenado (mas não necessariamente no sentido de limpeza). Mas esse preconceito com os virginianos revela, na verdade, uma ideia simplista e machista. Virgem é o único signo do zodíaco representado por uma mulher e, ao longo do tempo, foi associado à ele o ideal de que a mulher tem o papel de cumprir com os afazeres domésticos.

Libra 

Mito:  Indecisos e falsos.

Verdade:  As pessoas que possuem o Sol em Libra no seu Mapa Natal buscam harmonia e equilíbrio em todos ambientes em que estão e também em todas as relações que estabelecem. Por isso, eles buscam evitar conflitos e acabam cedendo suas próprias vontades e opiniões para agradar outras pessoas (o que acaba sendo compreendido como falsidade).

Além disso, a justiça e a assertividade são muito importantes para esses nativos e, por isso, eles analisam todas as partes antes de decidir, mas como sempre há a possibilidade de fazer a escolha incorreta, acabam tendo dificuldades para decidir.

Mito:  São oportunistas e “namoradores”.

Verdade:  Os librianos têm um senso apurado de diplomacia e etiqueta, o que faz com que tenham a facilidade de transitar por lugares privilegiados na sociedade. O seu comportamento sociável e gente pode acabar sendo mal interpretado por muitos, que acabam compreendendo a cordialidade dos librianos como a existência de segundas intenções. Esses nativos também tendem a idealizar demais seus relacionamentos amorosos, o que indica a possibilidade de terem vários ao longo da vida, buscando aquele que irá corresponder às suas expectativas.

Escorpião 

Mito:  Não sabem perdoar e são vingativos.

Verdade:  As pessoas que possuem o Sol em Escorpião no seu Mapa Natal são dotados de extrema intensidade emocional, apesar de raramente deixar isso transparecer. A verdade é que os nativos desse signo têm medo de rejeição e, quando finalmente conseguem expor a sua intimidade, sentem-se profundamente magoados com que não valoriza o seu esforço. Por isso, podem reagir de forma infantil (procurando conforto em comportamentos vingativos), mas não desejam verdadeiramente o mal para a pessoa.

Mito: São possessivos.

Verdade: Os nativos de Escorpião não toleram a superficialidade e, consequentemente, não gostam de pessoas, situações e relações que são rasas e geram insegurança. Por isso, nas fases iniciais de um relacionamento, quando a confiança ainda está sendo estabelecida, eles podem ser desconfiados, principalmente se a outra pessoa der algum motivo. 

Sagitário

Mito: São os insatisfeitos do zodíaco.

Verdade:  As pessoas que possuem o Sol em Sagitário no seu Mapa Natal sentem a necessidade de evolução constante em sua vida, porque procuram o significado e o propósito da sua existência. Isso não quer dizer que sejam insatisfeitos, mas sim que acreditam em sempre ter espaço para melhorar e ultrapassar os limites pessoais. Porém, não são todas as pessoas que sabem lidar com esse tipo de “incentivo”.

Mito:  São grosseiros e podem ser infiéis

Verdade:  Os sagitarianos são pessoas expansivas, que precisam da sua liberdade e independência, mesmo quando estão em um relacionamento amoroso com alguém. Por isso, eles não têm paciência para pessoas que estão constantemente fazendo cobranças e desrespeitando os seus limites e, nesses casos, podem não ter paciência nem mesmo para conversar sobre esse assunto. Consequentemente, estes nativos podem acabar sabotando seus relacionamentos, mas isso não significa que não sejam capazes de tê-los quando se sentem seguros (consigo mesmo e com o outro).

Capricórnio 

Mito:  Workaholic e inimigo da diversão.

Verdade:  As pessoas que possuem o Sol em Capricórnio são focadas em atingir as suas ambições profissionais. Por isso, se tornam indivíduos disciplinados, organizados e que, de fato, colocam as obrigações em primeiro lugar. Para muitos, isso pode sim fazer com que alguns anos da sua vida sejam voltados para o trabalho, mas isso acontece apenas para que, posteriormente, o nativo de Capricórnio tenha estabilidade financeira para aproveitar a vida da forma mais agradável para ele.

Mito:  Críticos e mal humorados.

Verdade:  Os capricornianos são focados na vida prática e profissional, o que pode fazer com que desenvolvam um humor ácido, recorrente do realismo que acaba se configurando como pessimismo. Porém, eles sabem ser muito agradáveis em se tratando de assuntos e pessoas que consideram importantes. Esses nativos tendem a aproveitar mais os momentos de lazer na segunda metade da vida, quando se sentem mais estáveis financeiramente ou perceber que o dinheiro não deve ser o regente da sua vida.

Aquário 

Mito:  Os desapegados.

Verdade:  As pessoas que possuem o Sol em Aquário no seu Mapa Natal têm um jeito muito próprio de se relacionar com o mundo. Ao mesmo tempo que esses nativos têm uma vida agitada e repleta de amigos, eles valorizam a sua independência de forma invejável, conseguindo distinguir claramente as pessoas que valem o seu tempo e esforço e as que não são merecedoras. Porém, quando estes encontram alguém que vale a pena, descobrem que não são tão desapegados quanto imaginavam.

Mito:  É o signo mais liberal do zodíaco.

Verdade:  Os aquarianos são regidos por dois planetas: Saturno, que representa o “velho sábio”, e Urano, que representa o irreverente e imprevisível. Por isso, existe na mente desses nativos uma constante tensão entre essas duas potências e, ao contrário do que se pensa, muitos deles acabam se tornando pessoas que não gostam muito de mudanças e fazem de tudo para manter padrões em sua vida (desde que esses sejam estabelecidos por eles mesmos).

Peixes

Mito:  Vivem no “mundo da Lua”.

Verdade:  As pessoas que possuem o Sol em Peixes no seu Mapa Natal são extremamente sensíveis e intuitivas, o que faz com que absorvam com facilidade as emoções de quem está ao seu redor. Por isso, eles tendem a encontrar refúgio em seus próprios pensamentos, como se criassem um universo particular. Muitas vezes, isso é compreendido como algum tipo de problema, mas se trata da forma com que esses nativos conseguem lidar com as dores e injustiças do mundo sem deixar que elas os consumam.

Mito:  São trouxas.

Verdade:  Os nativos de Peixes costumam ser pessoas muito altruístas, o que pode fazer com que se anulem pensando nos outros. Apesar de isso fazer com que algumas pessoas se aproveitem da boa vontade desses nativos, cuidar das pessoas é a vocação da maioria dos piscianos e eles seriam infelizes caso não se dedicassem a isso. Porém, é realmente preciso encontrar equilíbrio para que cumpram o seu propósito com mais leveza.

** Luciana Teixeira Morais é jornalista formada desde 2016, com experiência em reportagens para mulheres, UX writer, SEO e mídias sociais. No iG, escreve para os canais Delas e Receitas, além de uma coluna sobre maternidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!