Você inclui os cuidados corporais na sua rotina de skincare ? Assim como no rosto, a pele do corpo também precisa de cuidados especiais para se manter bonita e saudável. Também é um passo importante para quem quer que agentes de antienvelhecimento ajam sobre a pele, garantindo o aspecto jovial por mais tempo.


Hidratação é fundamental para garantir o antienvelhecimento da pele
shutterstock
Hidratação é fundamental para garantir o antienvelhecimento da pele



Exposição solar  e poluição também são pontos que afetam a saúde da pele corporal. Caso esses cuidados não seja incluídos no cotidiano, as marcas da idade, manchas e flacidez podem acabar se tornando mais aparentes.

“A falta de cuidados, principalmente a hidratação , leva à perda da elasticidade e firmeza da pele , já que o colágeno e elastina são dependentes da água retida pelas substâncias fundamentais, como as glicosaminoglicanas e o ácido hialurônico, que embebem essas fibras para proporcionar sustentação ao tecido”, explica Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mas os cuidados com o corpo exigem produtos e ativos diferentes dos que são usados no rosto. Portanto, são dois cronogramas completamente diferentes já que abarcam características distintas. A pele do corpo tende a ser mais seca devido à menor quantidade de glândulas sebáceas que o rosto.

Hidratação

Salomão afirma que o corpo precisa receber  hidratação com ativos anti-inflamatórios, calmantes e antioxidantes. Para isso, é legal investir em produtos que tenham em sua composição aloe vera, camomila, malva e edelweiss. Também é importante que a pele receba algumas substâncias específicas, como OTZ 10, alistin, nicotinamida, vitamina E, vitamina B5 e aveia coloidal.

“Em casos de pele mais ressecada e descamativa, vale a pena optar também por ativos à base de ácido hialurônico, silício e óleos terapêuticos de argan e girassol, que promovem o reparo e regeneração epidermal”, diz o especialista.

A Consultora Executiva em Estética e Inovação Cosmética e conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita, Isabel Piatti, explica que o creme deve ser aplicado corretamente e espalhado para que a eficácia não reduza. É importante que a aplicação aconteça de 5 a 10 minutos após o banho para melhor absorção.

Você viu?

“Aplique o produto uniformemente com movimentos circulares e uma leve massagem, não esquecendo de áreas como os joelhos e cotovelos. Mas tome cuidado com movimentos demasiadamente bruscos e repetitivos, que podem irritar a pele”, afirma Isabel.

Use protetor solar

A fotoproteção também é muito importante para garantir o   antienvelhecimento da pele. Isso porque a exposição solar também pode agredir o tecido corporal, causando danos cumulativos e podendo deteriorar fibras de colágeno e elastina no corpo. Segundo Isabel, isso traz problemas para o DNA do corpo e agrava flacidez, manchas e pode até mesmo causar câncer de pele. A especialista sugere que seja aplicado protetor solar FPS 30 no corpo com quantidades que atendem as necessidades de cada tipo de pele.

Higienização

A higienização também é ponto chave para manter a saúde da pele corporal . Para isso, é importante que os  produtos usados no banho sejam de pH compatível com a pele e cada região do corpo. Vale investir também em um produto de esfoliação. Ela deve ser realizada semanalmente, já que isso ajuda na renovação das células e pode melhorar a textura da pele.

“Os esfoliantes corporais devem ser compostos de partículas maiores do que aquelas presentes nos esfoliantes faciais incorporadas em sabonetes cremosos para uso no banho ou em óleos naturais de fácil aplicação e espalhabilidade”, afirma Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

No entanto, a profissional orienta que é preciso ter atenção para áreas corporais mais sensíveis, com os seis e o colo. Os movimentos mais intensos devem ser feitos nos joelhos, mãos, pés e cotovelos por possuírem mais queratina.

Suplementos e estilo de vida

Além de realizar tratamentos com cremes e produtos externos, é possível investir em tratamento via oral com suplementos capazes de fazer o tratamento de dentro pra fora. Esse tratamento pode auxiliar na função de antienvelhecimento e prevenção da flacidez. Porém é importante consultar um médico para saber quais suplementos podem auxiliar na manutenção de cada tipo de pele.

Além disso, a nutricionista Luisa Wolpe Simas, consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos, afirma que é importante buscar por um estilo de vida saudável que possa prevenir o envelhecimento. Para isso, é importante praticar exercícios físicos, comer bem, se manter hidratada e evitar o tabagismo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!