Durante a pandemia por causa do novo coronavírus (Sars-Cov-2), o isolamento social em casa é recomendado por especialistas e pelo Ministério da Saúde. Com isso, há estados do Brasil há semanas em quarentena. Mas passar tanto tempo dentro de casa e sem muitas opções para se distrair pode ser entediante e fazer mal tanto para a saúde física quanto mental.
Leia também: Tédio, ansiedade e mais: como lidar com os efeitos do isolamento social?
Para isso, cada um tem a melhor forma de se entreter e se livrar da tensão da quarentena . Desde assistir a séries até aprender novas receitas, a regra é explorar todas as formas possíveis para manter a harmonia no dia a dia.
Um exemplo é a estudante Maria Farias, que voltou do intercâmbio na Nova Zelândia
por causa da pandemia. Como não conseguiu conciliar os horários com a escola em Auckland, não tem muito o que fazer. “Eu ajudo minha mãe nas tarefas de casa, como muito, bebo e vejo séries, a minha favorita é Não Fale com Estranhos, da Netflix
”, diz Maria.
Gabriela Ferreira também aproveita o tempo da quarentena para atualizar as séries. Ela vê principalmente Friends , mas quando bate o tédio com a sitcom, ela acompanha todas as lives de cantores no Youtube.
Apesar da distância entre os amigos, o estudante Gustavo Macedo utiliza aplicativos de chamadas, como o Discord, para conversar e manter o contato na quarentena. Os hobbies também ajudam a distraí-lo. “Como jogo videogame sempre, os jogos têm sido uma ótima maneira de me manter entretido na quarentena. Também leio, ouço música e vejo séries e filmes para me distrair”, afirma Gustavo.
Mas como muitos podem ficar entediados com o mesmo tipo de conteúdo, a leitura também é uma boa pedida. A estudante de jornalismo Sophia Villanueva está colocando todos os livros parados em dia.
A pedagoga e maquiadora Priscila Avarena entrou de férias escolares por causa da pandemia, para fugir do tédio, além de estudar neuropsicopedagogia, ela entrou na onda do Tik Tok . "Lá posso ser quem eu quiser e além de me divertir e passar o tempo, faço a alegria de outras pessoas. Recebo comentários de que estou alegrando a quarentena de muita gente!", diz Priscila.
Você viu?
Ela também puxou a irmã, que é educadora física, a ajudá-la com treinos e em criações no Tik Tok. "Ela é reservada e quieta, mas está adorando! Os exercícios nos ajudam bastante na questão do corpo, já que não podemos sair ", diz.
Por ficar muito tempo no home office, a estudante Beatriz Lopes aproveita as pausas para brincar e distrair o irmão, que fica assistindo televisão sozinho durante o dia. "Quanto eu termino meu trabalho eu brinco com ele, tenho um momento com ele para não deixá-lo sozinho. Fazemos slime, brincamos com lápis aquarela no rosto, tudo para se distrair e deixar mais leve a quarentena!", diz Beatriz.
Algumas pessoas optam por aprenderem coisas novas, como é o caso de Emanuely Andrade, que começou a fazer yoga durante a quarentena, tanto para se exercitar quanto para manter uma rotina mais saudável. “É muito difícil manter uma rotina, tanto com estudos quanto com os exercícios”, comenta Emanuely. Além dos exercícios, ela joga League of Legends, jogo online multiplayer, e também assiste a séries e filmes.
Aproveitando o tempo livre na quarentena, Júlia Valverde aumentou a rotina de exercícios e faz as atividades em família. Assim, pode começar o dia com mais vitalidade e esquece um pouco da tensão da pandemia.
E você, qual atividade te ajuda a encarar o isolamento social da quarentena ? Deixe seu comentário!