Já estamos há semanas em quarentena como medida para tentar conter o avanço do novo coronavírus no Brasil. Muitas escolas estão com as aulas suspensas desde meados de março e isso significa crianças o dia todo em casa. Os pais precisam se virar para conciliar trabalho - já que muitos, também por conta da pandemia, estão em esquema home office - e cuidado e  diversão dos filhos. 

N hora da lição de casa, desligue televisão e aparelhos eletrônicos para evitar distrações aos pequenos
shutterstock
N hora da lição de casa, desligue televisão e aparelhos eletrônicos para evitar distrações aos pequenos


Com isso, muitas vezes a alternativa é usar a televisão como aliada para entreter os pequenos por uns instantes durante uma conferência do trabalho, por exemplo. Mas como usar a televisão como uma aliada nesse momento  sem prejudicar os filhos?

A pediatra Thais Bustamante recomenda que, dentro da nova rotina na quarentena, o principal é estabelecer um "combinado sobre o uso da TV, para não exceder os limites da faixa etária. Com bom senso, não é necessário ser tão rígido, os pais podem relaxar um pouco quanto às regras em momentos que o estresse pode afetar a relação familiar". 

Mas a especialista em Enfermagem Neonatal, Julia Nicolosi relembra que assistir a muita televisão pode interferir no desenvolvimento mental e corporal das crianças. Ela alerta para os riscos que a exposição a luz azul das telas podem causar, como "distúrbios do sono, alterações do humor, visão e audição. E a má postura também pode afetar o desenvolvimento osteoarticular e hormonal da criança".

Já a fonoaudióloga especialista em crianças Ana Lúcia Duran alerta para os riscos que a exposição a luz azul das telas podem causar, como "distúrbios do sono, alterações do humor, visão e audição. E a má postura também pode afetar o desenvolvimento osteoarticular e hormonal da criança".

Julia indica evitar o uso da televisão em crianças de até dois anos. Para os pequenos de até 5 anos, o recomendado é 1 hora por dia e para crianças de 6 a 10 anos o recomendado é de até 2 horas por dia, na opinião da especialista.  

Sugestões de desenhos e conteúdos para os pequenos

Além de cuidar do tempo, vale também prestar muita atenção ao conteúdo que é exibido para as crianças. 

Você viu?

Thais afirma que utilizar a programação educativa da televisão é um aliado, podendo se tornar "uma forma de interação e aprendizado. Os pais também devem assistir filmes com os filhos, são momentos de prazer, diversão, interação e contato".

Para ajudar os pais, o Delas fez uma seleção de 10 desenhos educativos que você pode encontrar na Netflix: 







Outras atividades para distrair as crianças

Mas vale ressaltar que a TV não deve ficar ligada o tempo todo. É importante conciliar o uso do aparelho com outras atividades. Thaís dá dicas de brincadeiras para distrair os pequenos durante a quarentena. "Incentivar o desenho, a pintura, a leitura são formas criativas de entreter. Outras formas como jogos de tabuleiro, trabalhos manuais tanto com sucata quanto com massinha e blocos de montar são grandes ideias. Incluir a criança nas atividades domésticas e aproximá-la da realidade da família pode afastá-los da TV também". 



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!