Praticar ioga é uma das formas de diminuir os efeitos da ansiedade e promover bem-estar. Essa atividade ajuda a reduzir incômodos, dores e tensões que provocam estresse e, por isso, fazer ioga em casa é uma boa alternativa para relaxar o corpo e a mente.
Leia também: Comer antes de dormir faz mal para a saúde? Dá azia? Engorda? Tire suas dúvidas
O Namu Cursos, plataforma de cursos online voltados para uma vida equilibrada, traz dicas de como a praticar ioga em casa sem muito esforço. As duas sequências ensinadas são do curso “Yoga para iniciantes: Os primeiros passos”, promovido por Thais Dalla Zanna, professora e terapeuta corporal.
A primeira dica dos especialistas para começar a fazer as atividades, seja em casa ou em outros locais, é respeitar os limites do próprio corpo e escolher um determinado momento do dia para realizar o exercício com frequência. Além disso, colocar uma música suave também colabora.
Conheça o passo a passo das sequências:
Primeira sequência
O foco da primeira sequência é trabalhar os músculos inferiores e ajudar a dar mais equilíbrio. Para começar, em pé, mantenha as pernas afastadas a cinco palmos de distância. Os calcanhares devem estar alinhados e as pontas dos pés apontadas para frente. Logo depois, vire o pé esquerdo para o lado de fora a deixe o pé direito a 45 graus.
A segunda posição consiste em dobrar a perna esquerda e manter o joelho e o calcanhar alinhados. Além disso, deve-se encaixar o quadril, forçando-o para dentro. Após isso, inspire.
Depois, deve-se abrir os braços e mantê-los esticados e alinhados com as costas. A sugestão do Namu e imaginar que existem duas forças contrárias, cada uma puxando um de seus braços. Após isso, respire tranquilamente e se mantenha nesta posição.
Leia também: Boa forma depois dos 50 anos! Mulher revela segredos para ter um corpo definido
Você viu?
Nesta atividade, é importante inspirar. Durante a expiração, encoste a mão direita na parte de trás da perna esticada, mas sem apoiar o peso. Erga o outro braço com a palma da mão voltada para frente. Para um exercício melhor e correto, lembre-se de abrir o peito e respirar normalmente em todos os momentos.
Segunda sequência
Nesta sequência o objetivo é alongar mais o corpo. A primeira atividade dessa série também tem a inspiração como destaque. Inspire e depois aproveite a expiração para colocar a mão direita ao lado do pé direito. Erga o outro braço e olhe para ele.
Os instrutores pedem para ter cuidado e não desalinhar sua postura. Caso seja necessário, pode usar algum apoio para não precisar descer o tronco e a mão até o chão.
Para realizar esse movimento, gire o tronco para baixo e leve a mão que estava em cima até o chão. Alinhe a perna de trás mantendo os dois pés apontados para o mesmo sentido.
Continue na posição, mas olhe para frente com o corpo todo alinhado, respirando o tempo todo.
Leve a perna dobrada até a parte de trás e a mantenha esticada na posição de prancha. Fique nessa posição e se acomode. Se precisar, pode apoiar os joelhos no chão. O mais importante, segundo os especialistas, é manter os ombros longe das orelhas, as mãos espalmadas e a contração do abdômen.
Depois, eleve o quadril e dê um pequeno passo com as duas pernas, com o intuito de alongar um pouco mais a musculatura. A distância entre os seus pés deve ser de um pé na horizontal.
Com as palmas da mão, empurre o chão e alongue a coluna. Mantenha os ombros longe das orelhas e lembre-se de respirar de maneira tranquila.
Leia também: Especialistas dão 5 variações e dicas para tirar o treino de esteira da mesmice
Depois disso, basta repetir as sequências do outro lado, para que as atividades tenham a eficácia desejada. Ao seguir o passo a passo desse curso voltado para iniciantes, vai ficar muito fácil praticar ioga em casa , diminuir a ansiedade e conquistar um bem-estar melhor.