Para muitos, o  treino de esteira pode ser entediante e monótono, mas não precisa ser assim. Há formas de deixar a atividade mais dinâmica e turbinar os resultados para quem emagrecer ou melhorar a perfomance nas corridas. 

Mulher caminhando feliz em seu treino de esteira
shutterstock
O treino de esteira não precisa ficar sempre no mais do mesmo. Você pode, por exemplo, recorrer às variações

Uma ideia é variar o treino de esteira . O aparelho oferece muito mais opções do que só ligar e sair caminhando ou andando. O professor da academia pode montar um treino de acordo com seus objetivos - intervalado, geralmente usado para quem emagrecer , ou de resistência, por exemplo. 

Leia também: Corrida na esteira, na rua ou na areia? Qual o melhor exercício para emagrecer?

É o conceito de periodização. Nesse caso, a cada dia, você fará um tipo de treino, com variações na velocidade, na intensidade e na inclinação do exercício, como explica o personal trainer Maurício Rossi.

5 variações do treino de esteira

As opções vão de treino cardio educativo - para você pegar o jeito na corrida - até treino de alta intensidade de curta duração, passando por opções de baixa intensidade de longa duração e opções que mesclam mais de uma variação.

Se quiser saber quais variações são tiro e queda para o seu treino de esteira, Maurício indica essas 5, e lembra que as três últimas variantes são pensadas para sessões mais curtas, que tenham de 20 a 30 minutos de duração. Navegue pela infográfico abaixo e veja os detalhes:



Mais dicas para turbinar o treino de esteira

Além disso, independente do treino escolhido, há algumas dicas que também vão te motivar a continuar firme e forte na academia. 

1. Coloque metas para o seu treino de esteira

Ficha de planejamento de treino com caneta e relógio ao lado
shutterstock
Estabelecer metas para o seu treino de esteira é uma boa maneira de se manter motivado e livre da monotonia

É sempre importante estabelecer metas para nortear o seu progresso e manter sua mente sempre ativa.

"As pessoas deveriam colocar um objetivo, seja uma quilometragem, uma competição, melhorar sua performance , seu corpo. Assim, correr na esteira se torna motivador e desafiante", observa Tais Teixeira, professora da rede de academias Bio Ritmo.

Outra razão para fazer isso vem de Maurício Rossi. Ele lembra que as pessoas precisam de desafios e metas que as tornem competitivas. "Quando você não tem um desses fatores, a corrida pode se tornar algo tedioso. A motivação é o segredo da corrida.", crava.

2. Procure treinos que desenvolvam o seu físico de outra maneira

Mala de academia pronta com pesos e tênis de corrida ao lado
shutterstock
Sua ida à academia não ficar só na esteira, mas é bom evitar fazer musculação com os membros inferiores se for mesclar

Também é válido unir o treino na esteira a outros treinos que permitam a você desenvolver seu condicionamento físico diversificadamente.

"Existem treinos que intercalam movimentos funcionais com esteira que são ótimas estratégias para fugir do básico", observa Tais. Alguns deles, segundo ela, são os treinos outdoor, treinos em escadas e o deep running, um treino na água que é seguro para aqueles que se lesionaram recentemente mas não querem parar.

Se preferir, pode aliar esteira e musculação. "A esteira, além de ter variações de treinos, também pode ser um complemento para um treino de musculação (seja pré, durante, ou pós treino).", afirma Maurício Rossi.

Mas isso não é carta branca para o discuido. O personal trainer adverte que, se você fizer musculação nos membros inferiores, não deve nem pensar em pular na esteira no mesmo dia. "A sobrecarga pode causar algum tipo de lesão, principalmente nos joelhos", reforça.

3. Coloque uma música para te motivar

Mulher correndo na esteira com fones de ouvido
shutterstock
Escolher a playlist certa é transformará seu treino de esteira de uma caminhada no parque em uma corrida épica

Ouvir música  traz inúmeros benefícios para o seu humor, e um deles é aumentar o foco naquilo que está fazendo e motivá-lo a continuar sem perder o ritmo - algo essencial num treino cardio como o de esteira ou a caminhada.

Converse com seu professor, desenhe um novo treino, coloque a sua música preferida e foco. Assim o treino de esteira dará mais resultados e vai ser ainda mais interessante. 

    Veja Também

      Mostrar mais