As caminhadas e corridas já provaram seus benefícios para a saúde - tanto na academia como ao ar livre. Mas isso não quer dizer que o  treino na esteira precise ser sempre o mesmo.

O treino na esteira não precisa ser tedioso nem demorar para dar resultado, desde que você saiba como turbiná-lo
shutterstock
O treino na esteira não precisa ser tedioso nem demorar para dar resultado, desde que você saiba como turbiná-lo

É possível variar o treino na esteira e até mesmo combiná-lo com outras modalidades de exercícios para melhorar o seu desempenho e tirar tudo o que as corridas têm a te oferecer.

Para começar, a visão de que correr numa esteira de academia é chato depende muito de cada um, mas isso não precisa ficar assim. "Para que haja uma mudança nesse comportamento é essencial o acompanhamento de um profissional de educação física, que fará a melhor adaptação", avalia Jonas Rusinas, professor da Bio Ritmo.

Jonas lembra que o acompanhamento profissional é essencial não só para facilitar na adaptação aos treinos, mas também para orientar o aluno de forma correta. Afinal, de acordo com ele, o ideal é começar da estaca zero, evitando lesões que podem decorrer da falta de prática.

Como o treino na esteira pode turbinar sua corrida

Os exercícios ao ar livre - inclusive a caminhada - podem ser beneficiados pelo uso da esteira para variar a rotina
shutterstock
Os exercícios ao ar livre - inclusive a caminhada - podem ser beneficiados pelo uso da esteira para variar a rotina

Mesmo que você prefira fazer seus exercícios ao ar livre , existem razões para considerar a esteira como uma alternativa mais prática e até mesmo completa.

"O bacana é que ela nos oferece inúmeras informações, como calorias, médias de km/h e até mesmo plataforma de força, o qual nos diz em qual perna se coloca mais força na corrida, podendo até mesmo usar como estratégia para melhorar a mecânica da corrida na rua", lembra Jonas.

Por outro lado, um treino completo não se faz apenas com corridas e caminhadas. O treino de força também pode te ajudar a melhorar seu desempenho quando colocado lado a lado às práticas cardiovasculares.

Se tiver como, pode inclusive juntá-los no processo de treinamento, desde que tenha alguém para orientá-lo a respeito do modo mais adequado de juntar as duas práticas.

Assim, você evita quaisquer contratempos que possam prejudicar ou comprometer seu bem-estar físico e, no longo prazo, os resultados que você colhe dos treinos.

Respeite seus limites no treino na esteira também

Respeitar seus limites e definir dias de folga para o treino na esteira é tão importante quanto nos treinos de força
shutterstock
Respeitar seus limites e definir dias de folga para o treino na esteira é tão importante quanto nos treinos de força

Outro ponto importante é respeitar os seus limites. Da mesma forma que o treino de força pode prejudicar seu corpo quando for feito sem o devido tempo de recuperação, a corrida pode causar danos à sua saúde se for levada ao extremo - tanto na intensidade como na frequência.

"Imagina se você tem uma Ferrari e anda com ela todos os dias, no limite e sem manutenção. Em algum momento, ela irá mostrar sinais de desgaste e prejuízos, sendo que poderíamos ter evitado isso tudo - e esses prejuízos podem ser irreversíveis", adverte Jonas.

Portanto, conhecer seu limite na corrida - seja como parte dos seus exercícios ao ar livre ou como parte da sua rotina na academia - é fundamental para melhorar os resultados e turbinar seu treino.

Sintomas como cãibras, dores de cabeça, dores nas costas e dores musculares, entre outros, servem como o mecanismo de alerta do organismo para dizer que não aguenta mais  correr e precisa descansar.

Exercitar-se com acompanhamento profissional, mesclar a corrida com a musculação, descansar e respeitar seus limites: estas são as chaves para turbinar seu treino na esteira (ou na rua) e conquistar resultados mais eficientemente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!