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Colunista do Delas e preparador físico, Vinícius Possebon acaba com mitos sobre exercícios e ainda dá dicas para você se movimentar e entrar em forma

Ainda tem gente que acha que para emagrecer precisa subir na esteira e caminhar por algumas horas. No entanto, segundo o preparador físico e colunista do Delas, Vinicius Possebon, a ciência já mostrou que é preciso mudar esse pensamento. “Na verdade, é o exercício de longa duração que não funciona e pode até fazer com que as pessoas engordem”, defende o especialista.

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“Mesmo gastando muitas calorias nos treinos de longa duração, como corridas e caminhadas na esteira , e mesmo comendo pouco, é possível que muitos não consigam emagrecer”, afirma Possebon. “Ao passar muito tempo caminhando, você envia sinais que avisam seu corpo para armazenar gordura, em vez de queimar", detalha.  E o pior, segundo o especialista, é que ainda é possível que o treino longo gere mais fome.

Segundo o preparador físico, a chave para entrar em forma e eliminar aqueles quilinhos extras não está no tempo que você demora fazendo exercícios, mas na intensidade eles. Portanto, atividades curtas e intensas, como aquelas que fazem parte do HIIT (treino intervalado de alta intensidade, na sigla em inglês) ajudam a perder peso com um tempo menor de atividade física, minutos, geralmente. 

Pensando nisso, Possebon indica nessa coluna três exercícios que vão susbtituir as longas horas na esteira e vão te ajudar a emagrecer. E você pode fazer essa atividade em qualquer lugar - na casa, no parque, na praia - já que ela não requer o uso de aparelhos. 

Detalhes dos exercícios: 

1. Burpee com salto

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Em posição de prancha, leve as duas pernas para frente, estenda o corpo e dê um salto em seguida. Volte à posição inicial de prancha para repetir o movimento. 

2. Movimento Pular Corda

Em pé, comece a dar saltos rápidos e curtos, simulando o movimento de pular corda.

3. Agachamento com joelho no cotovelo

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Com as pernas levemente afastadas, agache-se mantendo a coluna reta. Ao subir novamente, leve o joelho esquerdo em direção ao cotovelo direito. Alterne os joelhos a cada movimento.

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Como montar a série

Segundo Possebon, você pode fazer cada um destes movimentos por 20 segundos, sempre com 10 segundos de descanso ativo - uma corrida parada no lugar, por exemplo - entre os exercícios. 

“Depois de fazer uma série, repita mais três vezes com 10 segundos de descanso entre cada série, e você vai ter feito em menos de seis minutos um treino que emagrece mais do que 1 hora de academia e todo aquele tempo na esteira”, garante o preparador físico. Para saber mais dicas de exercícios, acompanhe a coluna de Vinícius Possebon aqui no Delas

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