Quando se fala em emagrecer , o pensamento que vem à mente para a maioria de nós é um só: “preciso parar de comer doce”. O preparador físico Vinicius Possebon conta que não é necessário tirar o doce de vez da dieta, mas é importante tentar reduzir. “Algumas pessoas realmente comem muito doce e consomem muito açúcar ao longo do dia, e é importante tentar eliminar esse e outros hábitos”, explica. 

Leia também: Criar uma rotina positiva no lugar de um mau hábito é chave para mudança

Algumas atitudes vão te ajudar a deixar hábitos ruins de lado, como exagerar nos doces
shutterstock
Algumas atitudes vão te ajudar a deixar hábitos ruins de lado, como exagerar nos doces


Os passos que Possebon ensina para qualquer pessoa diminuir a quantidade de doces funcionam, na verdade, para qualquer um dos outros hábitos ruins comuns na rotina de muitos. “Gastar muito dinheiro, ficar muito tempo no sofá e até fumar são coisas que você vai conseguir vencer com essas etapas”, explica. Veja a lista das dicas do colunista:  

1. Parar de dizer “não posso”

O grande segredo para acabar com um mau hábito, segundo Possebon, é parar de “se martirizar” e repetir “não posso” com aquela culpa que tanta gente sente. “É muito difícil acabar com um hábito apenas com foco no que você faz de errado", comenta. Isso cria uma luta sem fim entre você e o hábito ruim. Para isso, vale partir para a segunda dica.  

Leia também: Você é chato? 31 atitudes das pessoas inconvenientes

2. Parar de reclamar

Antes de prosseguir, é importante construir a ideia de que cada um é responsável por si mesmo. “Quando você toma a responsabilidade de sua vida para si, você para de colocar a responsabilidade em fatores externos, e isso faz com que você pare de reclamar”, explica Possebon.

O coach destaca que a reclamação é uma das piores formas de lidar com um problema. “Se você quer parar de comer doce, ou acabar com qualquer outro hábito negativo, precisa focar na solução e deixar de lado os sentimentos vitimistas”, afirma. Esse é o terceiro passo. 

Leia também: 10 passos para superar o medo de mudanças

3. Criar um novo hábito positivo

Possebon explica que é preciso criar um novo hábito, oposto ao antigo, para que seja traçado um caminho neural no cérebro que vá combater as práticas ruins. “Se você quer parar de gastar dinheiro sem planejamento, crie o hábito de estudar sobre finanças, e se você quer parar de comer doce, crie o hábito de fazer exercício, mesmo que seja de 5 minutos por dia”, exemplifica.  Possebon diz que essa novidade ganha o nome de "hábito angular". "Os novos hábitos é que vão lutar contra os hábitos antigos", detalha. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!