Jade Picon
Reprodução/Instagram
Jade Picon










O óleo de coco há algum tempo se tornou um ativo queridinho das brasileiras, que adoram uma receitinha caseira pra cuidar dos fios . Hidratante potente, ele pode ser encontrado na composição dos cosméticos ou usado puro. Nos últimos dias, esse ingrediente caseiro voltou a dar o que falar nas redes sociais, quando a influenciadora Jade Picon , participante do camarote do BBB 22, pediu à produção do programa um pouco de óleo para hidratar as madeixas, tingidas um pouco antes de entrar no programa.

O óleo de coco pode ser usado na preparação de máscaras caseiras, com o creme de hidratação de sua preferência ou puro, no caso da umectação/nutrição de quem faz o cronograma capilar . O ingrediente costuma ser muito apreciado por quem tem cabelos secos, danificados ou crespos e cacheados .

Conforme explica Jackeline de Souza Alecrim, farmacêutica especializada em Cosmetologia Avançada e Produtos Naturais, o óleo de coco é uma ótima alternativa para fazer a reparação graças a características que favorecem sua rápida absorção pelos fios, proporcionando resultados significativos em um curto espaço de tempo.

“O óleo de coco tem a capacidade de atravessar a barreira do fio e alcançar o córtex, repondo importantes nutrientes que vão prolongar a hidratação e favorecer o alinhamento das cutículas. No caso de cabelos danificados, seus efeitos são ainda mais significativos, pois as barreiras capilares estão fragilizadas, o que favorece a penetração dos ativos”.

Segundo a profissional, tratamentos como descoloração, tintura, alisamento e progressiva eliminam o escudo hidratante natural dos cabelos, deixando os fios com maior facilidade de quebra e dando a eles uma aparência mais seca. “O óleo de coco é um grande aliado para essas situações, pois cria uma capa protetora que protege enquanto hidrata e restaura os fios”, diz.

Confira a seguir algumas dicas de como o produto pode ser usado.

Pré poo com óleo de coco

Pré-pool ou pré-shampoo é uma técnica feita antes da lavagem dos fios. Serve tanto para hidratar e repor nutrientes quanto para ajudar a proteger as pontas da água quente e da ação detergente dos shampoos.

  • Ingredientes
  • Óleo de coco
  • Soro fisiológico
  • Creme de hidratação

Misture todos os ingredientes em um recipiente. Aplique no cabelo da raiz até as pontas. Deixe agir por 30 minutos. Lave seu cabelo com o shampoo de sua preferência.

Pré-sol com óleo de coco

Aplicar pequenas quantidades nos fios. O principal benefício é a blindagem dos fios, protegendo do calor, do suor e de outros agentes que possam danificar o cabelo.

Ingredientes

  • Óleo de coco extravirgem

Separe o cabelo (seco) em mechas pequenas ou médias e vá distribuindo o óleo da raiz até as pontas. Comece com poucas quantidades.

Finalização com óleo de coco

Finalização de cabelos cacheados e crespos: utilize algumas gotas do óleo de coco misturado ao seu creme de preferência. O processo blinda o fio, diminui o frizz e deixa o cabelo mais hidratado, brilhoso e com os cachos mais definidos

Ingredientes

  • Creme de pentear de sua preferência
  • Óleo de coco

Misture o óleo de coco com o creme. Aplique em todo o cabelo. Se quiser um cabelo mais volumoso utilize também o pente garfo para dar volume na raiz.

Umectação com óleo de coco

A umectação com óleo de coco tem como objetivo nutrir os fios e, acima de tudo, repor a oleosidade necessária e recuperar madeixas. O procedimento pode ser feito em todos os tipos de cabelo, principalmente os cacheados, crespos, crespíssimos e em transição.

Ingredientes

  • Óleo de coco extravirgem

Com o cabelo seco, separe mechas pequenas ou médias e vá distribuindo o óleo da raiz até as pontas. Amarre o cabelo e utilize uma touca. Deixe agir por no mínimo 4 horas ou noite toda. Lave e enxágue como de costume. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!