Dicas para fazer o cabelo crescer mais rápido

Cabelos longos, macios e hidratados são o sonho de muitas mulheres. Mas alcançar o resultado esperado de madeixas maiores e saudáveis exige muita paciência e cuidados específicos. A especialista Renata Lima dá cinco dicas para acelerar o crescimento dos fios.

1) Corte regularmente

Por mais contraditório que pareça, aparar as pontas a cada dois ou três meses elimina a parte ressecada do fio e conserva sua vitalidade. "Apesar do corte não estar diretamente relacionado ao crescimento capilar, esse cuidado atua no cumprimento das madeixas, deixando-as sempre fortes, resistentes e saudáveis. Logo, o crescimento capilar acontecerá de forma contínua e vigorosa", esclarece.

" width="720" height="1280" layout="responsive"

2) Massageie o couro cabeludo

"Massagear o couro cabeludo estimula a circulação sanguínea do local e, consequentemente, garante a oxigenação e nutrição da raiz, fazendo com que os fios recebam todos os nutrientes para crescerem saudáveis", descreve. Além disso, a especialista ainda recomenda pentear o cabelo todas as noites antes de dormir, assegurando que o hábito também auxilia na circulação do sangue.

" width="720" height="1280" layout="responsive"

3) Não use elásticos apertados

Prender o cabelo muito forte e utilizar elásticos apertados, feitos com borracha ou silicone, fragiliza os fios pela pressão do penteado. "O peso das madeixas somado a tração do prendedor enfraquece o bulbo, causando a queda capilar ou quebra dos fios", informa. Dessa forma, o cabelo fraco torna ainda mais difícil o processo de crescimento.

" width="720" height="1280" layout="responsive"

4) Hidratação toda semana

A falta de nutrientes das madeixas é o fator que mais interfere no enfraquecimento dos fios e os impede de crescerem. "Hidratar o cabelo uma vez por semana se apresenta como um truque para intervir nessa situação. Esse cuidado acelera a renovação celular do bulbo capilar e estimula os fios a crescerem cada vez mais", destaca.

5) Fortalecimento capilar

Investir em produtos que promovem o fortalecimento capilar favorece o crescimento dos fios. "Uma boa linha deve ser formulada com ativos que estimulam o metabolismo intracelular e melhoram a vascularização da derme. Diferente do que muitos pensam, os produtos não precisam ser diretamente aplicados ao couro cabeludo, uma vez que seus componentes atuam tanto na raiz, quanto no cumprimento dos fios", conclui.