As olheiras são aquelas manchas escuras que surgem sob os olhos  quando dormimos mal ou estamos muito cansadas, nos deixando com com aspecto de cara de panda. Felizmente existem tratamentos caseiros (e baratinhos) para suavizar a esses círculos escuros e dar adeus à expressão de cansaço que elas dão à nossa face.

Confira dicas caseiras para amenizar as olheiras
shutterstock
Confira dicas caseiras para amenizar as olheiras

Veja a seguir as dicas da dermatologista Fabiana Seidl de receitas caseiras para suavizar olheiras e aproveite o dia para cuidar da sua pele com o carinho que ela merece.

Mudanças na Rotina

 A médica explica que algumas mudanças na rotina de beleza e na alimentação  podem ser o pontapé inicial para diminuir as olheiras. Por isso não se esqueça de sempre a maquiagem, por mais cansada que estiver. É preciso tirar corretamente a maquiagem, com água micelar, demaquilante ou um cleasing oil. Além disso, evite alimentos com muito sal, como molho shoyu, no período da noite. Eles acabam piorando o inchaço na área dos olhos pela manhã.

A dermatologista também diz que o hábito de coçar muito os olhos pode agravar o problema. Por isso se você é uma pessoa com muitas alergias e está preocupada com as olheiras é melhor ficar atenta. “Se você possui alergia ou rinite, o tratamento correto é fundamental para melhorar as olheiras. Pacientes alérgicos não tratados possuem a área dos olhos mais escuras , principalmente pela congestão vascular e pelo hábito de coçar constantemente os olhos.”  

Você viu?

Compressas, Chás e Pomadas 

Colocar rodelas de pepino sobre os olhos, algo muito comum nos filmes, realmente funciona para amenizar as olheiras. Segundo a dermatologista não só pepino que possui esse poder de clarear olheiras. Você também pode utilizar rodelas de batata geladinhas ou compressas de água gelada durante 10 a 15 minutos. “Ajudam a diminuir o edema e a congestão vascular, melhorando o aspecto das bolsas e das olheiras”, explica Seidl. 


Além disso, o chá de camomila além de acalmar os ânimos pode ser usado para fazer uma compressa na região abaixo dos olhos.  Isso ajuda a acalmar e hidratar a pele e a clarear as olheiras. ‘Já o chá verde é antioxidante e ajuda a melhorar a circulação. Coloque na geladeira e faça compressas de chá geladinho durante 15 minutos.” 

Pomadas como hipoglos e hirudoid, também podem ser grandes aliados na hora de clareas olheiras.  Elas ajudam a hidratar a área, tem ação anti-envelhecimento e melhoram a coloração. 

“Devemos misturar as substâncias em partes iguais e aplicar uma fina camada, fazendo movimentos circulares de fora para dentro para ajudar na drenagem linfática. Deve ser usado sempre à noite, com cuidado para não entrar nos olhos.”

A dermatologista encerra dizendo que, hoje em dia, também existem diversas máscaras específicas para a área dos olhos, que vendem em farmácias e lojas de cosméticos. Essas máscaras são práticas, possuem efeito rápido e são muito úteis se aplicadas antes da maquiagem.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!