Por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no mundo, muitas clínicas de estética entraram em quarentena, fechando as portas por tempo indeterminado e interrompendo muitos tratamentos estéticos . Manter os resultados pode ser um desafio com o isolamento social, mas a chave a manter hábitos saudáveis e seguir algumas dicas simples.

Tratamento de pele arrow-options
shutterstock
O melhor para manter os resultados é seguir com hábitos saudáveis


Leia também: O que a quarentena faz de bom e de mau para pele, unha e cabelo e como se cuidar

Tratamentos continuados

De acordo com o dermatologista Abdo Salomão Júnior, alguns tratamentos estéticos têm alternativas terapêuticas que podem ser feitas em casa. Um exemplo é o tratamento anti envelhecimento. "Se o tratamento com laser Vektra é interrompido, o ideal é usar em casa o ácido retinóico e o tranexâmico para poder manter o clareamento das manchas", cita o médico. 

No caso de tratamentos para  rugas e flacidez da pele, Abdo aponta que o paciente pode fazer o uso de substâncias renovadoras e hidratantes, como ácido retinóico, progenitrix e hyaxel.

A dermatologista Claudia Marçal ainda afirma que vitaminas também podem ser prescritas, como "cápsulas com Vitamina C, Exsynutriment, Glycoxil e In.Cell. No caso de manchas, é indicado também Bio-Arct, Polipodium Leucotomos e Picnogenol".

Bons hábitos contra celulite, flacidez, inchaço e mais

Mesmo quem não estava em um tratamento estético pode seguir alguns hábitos para evitar problemas na pele, inchaço, aparecimento de celulite e mais. Entenda como cada atitude simples do dia a dia pode impactar na sua beleza: 

Reduza o estresse

Mulher no celular arrow-options
Pexels
Parar para respirar é indicado para diminuir o estresse


Meditação, mindfulness  e uma pausa no home office para respirar são indicados para escapar da tensão da quarentena. Cuidado com o estresse, pois ele é capaz de liberar hormônios que favorecem o acúmulo de gordura e celulite

Dieta saudável

Dieta cetogênica arrow-options
shutterstock
Uma dieta saudável é muito recomendado para fazer a manutenção de tratamentos


Ficar em casa dá a oportunidade de comer mal, mas segundo o dermatologista Abdo Júnior, uma “dieta com menos calorias pode ajudar quando o paciente está acima do peso ou com gordura localizada. A alimentação possui um papel fundamental na manutenção e fortalecimento do organismo, responsável por fornecer nutrientes essenciais para funções orgânicas, inclusive as imunológicas”.

O mais indicado é fugir de doces, carboidratos e laticínios, que podem causar inflamações no corpo e a liberação de radicais livres danosos ao corpo.

Hidratação é essencial

Hidratação arrow-options
shutterstock
A desidratação pode fazer com que a pele perca brilho e resseque


Para evitar a retenção de líquidos, que agrava a situação de celulites e inchaço , o melhor é se hidratar. O dermatologista Jardis Volpe recomenda a ingestão de pelo menos “2 litros de água ao dia, mas a hidratação também pode ser feita pelo consumo de água de coco ou frutas ricas em água, como pera, uva e melancia, que também tem nutrientes importantes para a pele”. 

Evite bebidas alcóolicas

vinho arrow-options
shutterstock
O álcool dá inchaço e pode piorar os resultados de tratamentos estéticos


Segundo o cirurgião plástico Paolo Rubez, o consumo de álcool faz com que o corpo procure fontes de água dentro dele para metabolizar a bebida, buscando nos tecidos a hidratação.

Aí que mora o problema quando a preocupação é cuidar da pele e da beleza. "A perda de água afeta diversos órgãos, incluindo a pele, diminuindo o viço e colaborando para o ressecamento e a descamação”, comenta o cirurgião.

O álcool também afeta negativamente os resultados de tratamentos estéticos, pois aumenta o inchaço e possíveis sangramentos, ou seja, ingerir álcool pode colocar todo o tratamento em risco .

Mantenha-se ativo

exercícios arrow-options
Divulgação
Os exercícios em casa são uma ótima pedida para seguir com resultados positivos


Apesar de estar em casa e com as academias fechadas, não esqueça dos exercícios, pois pode interferir na saúde da pele. A angiologista Aline Lamaita afirma que as  atividades físicas  podem “aumentar os antioxidantes endógenos, que combatem os radicais livres; isso leva ao retardamento do envelhecimento, com efeito antiaging ”.

Além dos benefícios à saúde, exercícios evitam problemas como a trombose, frequente em pessoas sedentárias.

Durma bem

sono arrow-options
shutterstock
O sono ajuda a produzir colágeno

Ter uma boa noite de sono é parte importante na saúde da pele . Durante o sono, o corpo entra em estado de regeneração e construção, onde também produz colágeno.

O cirurgião plástico Mário Farinazzo afirma que o sono é restaurador para a pele e outros órgãos do corpo e, quando não dormimos direito, não permitimos que as células sejam renovadas e os radicais livres eliminados. Apesar do trabalho em home office, o descanso é essencial. A recomendação para adultos é de dormir entre 7 a 9 horas.

    Leia tudo sobre: casa

    Veja Também

      Mostrar mais