Tamanho do texto

Quer ter fios bonitos e saudáveis? A forma que você lava o cabelo faz toda a diferença para esse objetivo; aprenda como não cometer erros nessa hora

Lavar o cabelo parece uma rotina simples: molhe, passe shampoo, enxágue, repita. Mas será que é só isso mesmo? O momento da lavagem serve tanto para higienizar os fios, removendo impurezas e oleosidade, quanto para deixá-los saudáveis e bem cuidados. 

Leia também: Lavar os cabelos todo dia é prejudicial? Saiba quais cuidados ter com os fios

lavar o cabelo
shutterstock
Lavar o cabelo é um dos primeiros passos para uma rotina de cuidados com os fios, mas você está fazendo isso do jeito certo?

Dependendo dos seus hábitos na hora de  lavar o cabelo  , os fios podem ficar mais pesados, ter as fibras danificadas e até cair. Para ajudar você nesta atividade tão rotineira, a dermatologista Mayara Bravo, da Clínica Karla Assed Curitiba,  selecionou os erros mais comuns: 

1. Lavar o cabelo com água quente

"Prefira a água mais fria que suportar", recomenda a especialista. Segundo ela, a temperatura alta costuma danificar as fibras capilares e ressecar o couro cabeludo. Isso faz com que as glândulas sebáceas produzam mais óleo, o que causa um efeito rebote. 

2. Passar shampoo diretamente no cabelo

A recomendação da dermatologista é aplicar uma quantidade pequena de shampoo nas mãos antes de aplicar o produto nos fios. "Ao despejar o produto diretamente no couro, a quantidade pode acabar sendo muito maior do que você imagina", diz. Isso também pode aumentar a oleosidade  , porque deixa os fios ressecados. 

3. Limpar o couro cabeludo usando as unhas

"Cuidado com as unhas ao massagear os fios: seu couro cabeludo é sensível, use sempre as pontas dos dedos", recomenda Mayara. Se você usar as unhas diretamente no couro cabeludo, pode acabar causando ferimentos ou deixar a pele irritada. 

4. Enxaguar só por cima

Na hora de lavar os fios, é muito importante tirar todo o resíduo e não deixar a água cair só por cima, já que isso pode deixá-lo oleoso mais rápido. "Enxágue até ter certeza que não ficaram resíduos, pois eles tendem a deixar o cabelo mais 'pesado'", diz a dermatologista. 

5. Usar qualquer shampoo

Um dos cuidados essenciais é escolher o shampoo que combina com o seu tipo de cabelo. Então, o ideal é usar produtos que controlem a oleosidade se essa é a principal necessidade do seu fio  , ou que combata o frizz se o volume é o seu maior problema. 

"Se você tiver mais de uma necessidade capilar, como a maioria das mulheres, tenha duas opções de shampoo e condicionador e alterne o uso. Vale lembrar que em qualquer sinal de irritação, suspenda imediatamente o uso de qualquer produto e procure um especialista." 

6. Aplicar condicionador na raiz

O shampoo se aplica na raiz, o condicionador não. Ele pode obstruir a raiz dos fios e causar uma série de danos além do cabelo oleoso , como queda e caspa. "Aplique o condicionador somente no comprimento, deixando o produto agir pelo tempo indicado e enxágue bem", diz. 

7. Secar com toalha torcendo os fios

Depois de lavar o cabelo de forma correta, busque secá-lo com uma toalha para não danificá-lo com a temperatura do secador. O ideal é apertar a toalha de forma delicada contra os fios para retirar o excesso de água. "Jamais torça ou friccione os fios", finaliza a especialista.