Pessoas que transpiram em excesso no  couro cabeludo e ficam com os fios sujos com frequência entram em um conflito baseado na crença popular de que lavar o cabelo todo dia pode ser ruim para a saúde capilar – e, muitas vezes, por conta disso, deixam de lavá-lo.

Muita gente acredita que lavar o cabelo todo dia é ruim – mas, desde que haja necessidade, não há nenhum problema
shutterstock
Muita gente acredita que lavar o cabelo todo dia é ruim – mas, desde que haja necessidade, não há nenhum problema

Para desmistificar esse conceito de que lavar o cabelo todo dia é ruim, a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que, desde haja necessidade, não há nenhum problema, "principalmente para quem tem fios oleosos, trabalha em contato com poluentes ou ambientes de exposição ambiental contínua, ou pratica atividade física constante”. 

A profissional ainda ressalta que é importante utilizar produtos de qualidade e intercalar a rotina com fórmulas mais neutras e itens compostos à base de extratos vegetais . Afinal, com cuidados básicos no dia a dia, é possível deixar as madeixas sempre lindas e brilhantes com tratamentos simples que podem ser feitos, inclusive, em casa. 

Para quem tem fios mais longos, a dica é usar bons condicionadores, reparadores de pontas e loções do tipo leave in e sérum. Eles ajudam a evitar as agressões do dia a dia e a desidratação. “Muitas vezes, a falta da lavagem mais contínua nestes casos predispõe à dermatite seborreica com prurido (coceira), descamação e queda capilar”, detalha a médica. 

Por outro lado, há quem acredite que lavar duas vezes, diariamente, é uma alternativa para eliminar ainda mais as impurezas, mas isso não é recomendável.

Como lavar o cabelo todo dia sem erros

Você pode lavar o cabelo todo dia, mas deve seguir alguns passos para evitar danos aos fios
shutterstock
Você pode lavar o cabelo todo dia, mas deve seguir alguns passos para evitar danos aos fios

No processo de lavagem é fundamental não utilizar água quente, pois ela estimula a oleosidade e resseca os cabelos.

“É importante aplicar o xampu apenas uma vez e o condicionador somente no comprimento dos fios, para evitar que haja ressecamento das hastes capilares. Os produtos de coloração transparente, menos viscosos, com extratos vegetais, são os mais adequados”, afirma a dermatologista. 

Durante a lavagem, a pessoa precisa ter cuidado para não deixar restos de produtos no cabelo e, dessa forma, deixá-lo sem movimento. Portanto, a dica é enxaguar bem. Em seguida, antes de secar com o secador, deve-se aplicar um protetor térmico. A secagem é obrigatória antes de dormir. Isso porque deitar com os fios molhados é prejudicial à saúde capilar. 

Dicas de ouro para ter os cabelos sempre bonitos

Agora que você já sabe que pode lavar o cabelo todo dia, confira algumas dicas para mantê-lo forte, saudável e bonito
shutterstock
Agora que você já sabe que pode lavar o cabelo todo dia, confira algumas dicas para mantê-lo forte, saudável e bonito

Lavar o cabelo da forma adequada é importante, mas não é apenas isso que garante fios saudáveis e brilhosos. Alguns cuidados extras são necessários já que, como explica a especialista em estética e dermocosmetologia Domenique Ferreira, as madeixas passam por uma série de agressões, como produtos químicos e poluição. 

Dessa forma, ter um tempo para hidratá-las é muito importante. “Encontre uma máscara que serve para manter o seu cabelo nutrido e hidratado, que seja condizente com o seu tipo. Você não pode esquecer-se de usar um sérum para evitar danos e o surgimento de pontas duplas”, ressalta Domenique. 

Além disso, quando possível, tente dar uma pausa nos aparelhos que secam , além das chapinhas. Afinal, o uso contínuo destes equipamentos causa danos - só não se esqueça de não dormir com os fios e couro cabeludo molhados. Deixe, de tempos e tempos, as madeixas secarem naturalmente, seja se você é adepto de lavar o cabelo todo dia ou menos vezes por semana. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!