Da mesma forma que há erros de maquiagem que podem envelhecer a sua pele  , alguns truques de beleza fazem diferença para esconder aquelas marquinhas que surgem com a idade e ajudam também a dar mais destaque à beleza natural. 

mulher de cerca de 50 anos se olhando no espelho
shutterstock
Alguns truques de beleza e cuidados com seu bem-estar podem te ajudar a manter a aparência mais jovem

Seja usando o cosmético certo ou apostando em um corte de cabelo mais moderno, o foco dos truques de beleza é sempre o autocuidado. Apesar de não ser nada mais do que uma questão estética, é sempre bom se sentir bonita, não é mesmo? 

Se você se interessou e quer saber mais, o Delas conversou com médicos das mais diversas áreas e reuniu uma série de dicas para que você pareça mais jovem  ; confira abaixo: 

1. Aposte em procedimentos mais naturais

mulher fazendo preenchimento com botox
shutterstock
Para manter a pele jovem, procure procedimentos estéticos que dão uma aparência mais natural e diminui a flacidez

Não é nenhuma novidade que o uso dos preenchimentos faciais à base de ácido hialurônico vieram para ficar. Porém, é importante focar naqueles procedimentos estéticos que não tem intervenção cirurgica e deixem a aparência o mais natural possível. 

“Estão sendo muito discutidas as técnicas de sua aplicação que visem resultados mais naturais e que promovam o efeito de lifting não cirúrgico no rosto. Agora, é possível atuar em pontos estratégicos para corrigir a flacidez da pele  ”, afirma a dermatologista e tricologista Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

2. Experimente um primer e não descarte o hidratante

mulher aplicando creme no rosto
shutterstock
O primer serve para manter a pele firme e corrigir pequenas 'imperfeições', enquanto o hidratante deixa a pele macia

Por ter um efeito "lifting", que ajuda a manter a pele firme e corrige as chamadas "imperfeições", como diminuição da aparência dos poros, por exemplo, usar um bom primer antes do filtro solar ou da maquiagem pode ajudar a esconder as marcas da idade.

Além desse, outro item que nunca pode ser deixado de lado é o hidratante. “O produto dará a maciez que a pele precisa, dando aquela sensação aveludada de pele de bebê", afirma o Dr. Jardis Volpe, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Porém, não use qualquer hidratante na sua pele! Enquanto um produto para pele oleosa deve ser em sérum ou gel, pacientes de pele seca devem priorizar os cremes nutritivos,  mas é muito importante consultar um médico para saber qual o produto se adequa às suas necessidades. 

3. Escolha bem o corte, penteado e maquiagem

mulher passando maquiagem
shutterstock
O tipo do seu corte de cabelo e a maquiagem que você usa também pode ajudar a deixar a aparência mais jovem

Não tenha dúvidas que um corte de cabelo moderno pode fazer diferença no seu look. Para dar um ar de jovialidade, deixar os fios assimétricos usando tesoura e navalha, pontas desfiadas e camadas são bastente indicados por especialistas. Outras opções é apostar em penteados despojados, como o coque, ou deixar os fios levemente iluminados. 

Kédima lembra que antes de realizar qualquer processo químico no cabelo, é importante fazer uma análise capilar e testar a resistência e a porosidade dos fios. “Depois, deve-se apostar no uso de produtos para reconstrução dos fios e nas hidratações potentes. No dia a dia, óleos reparadores e protetores térmicos são fundamentais”, afirma.

Já quando o assunto é maquiagem, a base líquida com efeito iluminador é a melhor opção para peles com rugas ou flacidez. Aposte no pó translúcido para selar a pele e, em seguida, use pó compacto para fazer um contorno, mas tome cuidado para não exagerar e evidenciar marcas. 

4. Desfoque as olheiras

mulher olhando pele no espelho
shutterstock
Preste atenção nas olheiras, que costumam envelhecer o rosto, e tente diminuí-las com receitas caseiras

Se você quer truques de beleza com resultado rápido e momentâneo para  diminuir as olheiras , a indicação de Claudia Marçal, dermatologista membro da SBD, é aplicar compressas de chá de camomila gelado por dez minutos e deixar a cabeça elevada. 

“Isso promove vasoconstrição, diminuição do inchaço e ação anti-inflamatória pelo camazuleno e alfa bisabolol presentes na camomila”, afirma. No entanto, ela ainda recomenda procura um especialista, que pode indicar cremes com ativos que tenham ação antiolheira. 

5. Lembre-se: esfolie a pele facial

mulher esfoliando pele
shutterstock
Esfoliar a pele do seu rosto é o primeiro passo para fazer uma boa limpeza que estimular a renovação celular

A dermatologista Valéria Marcondes lembra que esfoliar o rosto ajuda a manter o tecido mais jovem e uma textura homogênea, pois estimula a renovação celular, melhorando a aparência de marcas e manchas e estimulando a produção de novas células. Para isso, você pode usar as famosas  esponjas esfoliantes , sabonetes e até testar  receitas caseiras

“Por remover o excesso de sebo acumulado nos poros, a esfoliação também previne a formação de cravos e espinhas, que nada mais são do que poros entupidos e, no caso das espinhas, infeccionados por bactérias. Além disso, o procedimento aumenta a capacidade da pele de absorver cosméticos , deixando-a pronta para a aplicação de cremes”, destaca.

6. Use sempre o protetor solar

mulher aplicando protetor solar no rosto
shutterstock
Independente da idade, o protetor solar não pode ser esquecido nunca, pois evita problemas sérios na pele

Um dos truques de beleza que nunca saem de moda é o protetor solar. Afinal, ele é um produto essencial para proteger a sua pele dos efeitos da radiação solar, além de ajudar a evitar melasma, outros tipos de manchas no rosto e até mesmo câncer de pele. 

“As manchas de pele são provocadas por um pigmento chamado melanina, que dá a cor marrom para a pele, e é estimulada pela radiação ultravioleta que vem do sol. Tanto a UVB quanto a UVA podem causar manchas de envelhecimento”, explica Jardis.

Segundo ele, novas manchas sempre podem surgir por conta do sol tomado há muitos anos, então se a pessoa continua tomando muito sol sem o uso do protetor, pode evoluir esse problema para algo mais sério. A indicação é usar sempre filtro solar de no mínimo FPS 30.

7. Cuide das sobrancelhas e valorize os cílios

mulher aplicando rímel
shutterstock
Dar destaque aos olhos com rímel e cuidar das sobrancelhas também pode te ajudar a parecer mais jovem

Uma sobrancelha grossa e bem definida pode ajudar a deixar o rosto mais harmônico. Para tal, você pode optar por um procedimento para fazer o preenchimento de falhas, como é o caso da micropigmentação, ou passar um pouco de sombra marrom no dia a dia. Alguns  óleos naturais também podem estimular o crescimento dos pelos. 

No caso dos cílios, quanto mais destaque você der ao olhar, mais levantado e expressivo ele fica. Por isso, escolha um rímel adequado para deixar os fios mais definidos e separados, o que dará um toque jovial. “Não esqueça de usar o demaquilante adequado para evitar acúmulo de produto e causar inflamação e alergias”, afirma Claudia Marçal.

8. Dê atenção aos lábios

mulher passando batom
shutterstock
Apesar dos lábios ficarem mais finos com a idade, existem formas de deixá-los mais volumosos e destacados

Quando a mulher envelhece, os lábios tendem a ficar mais finos e ressecados. Assim, é muito importante mantê-los sempre hidratados e, se preferir, optar por tratamentos estéticos que ajudam a deixar os lábios grossos. Atualmente há o preenchimento, que é feito com agulha, e uma segunda opção com laser. 

Outra ideia para dar mais volume é apostar em truques de beleza com maquiagem. O  "bocão de Kylie Jenner" é feito com um lápis de boca, criando um contorno acima da linha natural dos seus lábios e, depois, preenchendo com batom. 

9. Cuide das suas mãos, cotovelos, pescoço e colo

aplicando hidratante no cotovelo
shutterstock
As mãos, cotovelos, pescoço e colo não devem ser esquecidas, pois a pele nessas regiões também envelhecem

Mão, cotovelos, pescoço e colo nem sempre são lembradas na hora de pensar em truques de beleza que ajudem nos cuidados dessas áreas. Porém, isso não significa que elas devem ser deixadas de lado, já que a pele também envelhece — principalmente sem os devidos cuidados. 

A dica é ter uma alimentação adequada, apostar em um creme anti-idade e também usar o protetor solar. “Depois do banho, aplique hidratantes ricos em óleos emulsionantes (óleo de oliva, óleo de girassol e óleo de canola), sequestradores da molécula de água (ureia, ácido hialurônico e lático) extratos vegetais (lavanda, camomila, frutos vermelhos aloe vera), nutriomega 3, 6, 7 e 9 e vitaminas, como a E, B5, C e F", indica Claudia. 

10. Cuide da saúde física e mental

mulher com roupa de academia
shutterstock
Cuidados com a saúde física e mental também são importantes para você se sentir revitalizada e jovem

A angiologista Aline Lamaita, membro do American College of Lifestyle Medicine (ACLM), diz que durante a atividade física, o fluxo do sistema arterial aumenta, enviando nutrientes e oxigênio para todos os tecidos. Além disso, os sistemas venoso e linfático também aumentam a velocidade de drenagem, retirando toxinas e diminuindo a retenção de líquidos. Tudo isso deixa a pele mais hidratada, corada e mais viçosa. 

Por causa disso, os truques de beleza não se resumem apenas à dicas de maquiagem ou tipos de tratamento para ter uma pele mais jovem, mas também inclui um estilo de vida saudável — de corpo e mente. Caso você não se sinta bem com a sua mente em algum aspecto, procure uma psicoterapia que te ajude a sentir a juventude dentro de você também.

    Leia tudo sobre: maquiagem

    Veja Também

      Mostrar mais