Tamanho do texto

O café tem três vezes mais ação antioxidante do que o chá verde e, por causa disso, potencializa os resultados para uma pele mais macia, hidratada e firme

As máscaras faciais são ótimas para aqueles dias em que você só quer relaxar e cuidar da sua pele, mas por que não apostar em uma receita caseira ? Entre as ideias que estão fazendo mais sucesso nos últimos meses está a máscara de café que, com todos os benefícios, é uma ótima alternativa para quem busca uma pele jovem e macia. 

mulher fazendo máscara facial de café
shutterstock
Aplicar máscara de café pode trazer diversos benefícios para a pele, como deixá-la mais firme, macia e rejuvenescida

Quando ingerida, a cafeína estimula a mente, a concentração e melhora o desempenho nas atividades físicas, aumentando a força e a resistência muscular, além de causar sensação revigorante para o corpo. Já como  máscara de café  , a ideia é trazer benefícios para a beleza. 

Ao Delas , a dermatologista Ana Carolina Sumam, explica que o café é um ativo rico para a pele por ser antioxidante, três vezes mais do que o popular  chá verde . “A cafeína estimula a queima de gordura na célula, ativa a microcirculação e funciona como firmadora e hidratante da pele. Ela deixa a pele mais firme e ameniza o aspecto de 'casca de laranja'”, conta. 

Assim, a cafeína está presente também naqueles cremes que ajudam a tornar a pele do rosto mais firme, já que contribui para deixar a pele mais jovem e macia e ajudar no combate aos radicais livres, e também pode ser usada como máscara facial

A receita para fazer a sua própria máscara com café é bem simples; veja abaixo: 


Deixe a máscara sobre a pele por cerca de 20 minutos e, depois, enxágue bem o rosto para retirar todo o resíduo. O resultado é uma pele mais fresca, hidratada, jovem e suave.

Segundo a especialista, a pasta também pode ser feita para esfoliar a pele e para  minimizar as olheiras . "Nesse segundo caso, o café vai ativar a circulação sanguínea e ajudar a reduzir o inchaço e inflamação. Além disso, também diminui o acúmulo de sangue sob os olhos, o que contribui para melhorar as sombras escuras", comenta.

Cafeína pode trazer outros benefícios para a beleza

pasta de máscara de café
shutterstock
Além da máscara de café, o ingrediente também pode ser usado para trazer diversos benefícios aos seus fios de cabelo

A cafeína também pode ser útil para outras questões de beleza, como os cuidados com os cabelos. Ana Carolina afirma que a substância penetra nas raiz dos fios, protegendo da ação negativa da testosterona, que causa a queda de fios.

Além disso, as propriedades do café estimulam a fibra capilar, fortalecendo os cabelos e ajudando-os a crescer mais rápido. "Como o café é rico em antioxidantes, ele também ajuda evitar o envelhecimento acelerado dos fios", completa. 

A dica, nesse caso, é consultar um especialista que pode mandar manipular um produto que contenha esse ingrediente para tratar o couro cabeludo ou apostar no óleo essencial de café. Algumas gotinhas do mesmo óleo que é usado para máscara de café  no seu shampoo já são suficientes para que o seu cabelo absorva os benefícios. Vale testar, né?