É bastante normal sofrer com acne na adolescência, mas, muitas vezes, o maior problema é encontrar um tratatamento que funcione. A jovem Hilda Paz Robles, por exemplo, recorreu a uma receita natural e o resultado acabou chamando atenção nas redes sociais depois que ela publicou fotos do rosto, comparando o antes e depois do tratamento

Leia também: Jovem decide tingir as sobrancelhas em casa e resultado é desastroso

A adolescente de 17 anos publicou o antes de depois de usar chá verde para tratar problemas severos com acne
Reprodução/Twitter/@hildapazrobles
A adolescente de 17 anos publicou o antes de depois de usar chá verde para tratar problemas severos com acne

Diferente do que a maioria das pessoas que fazem um "antes e depois", Hilda não explicou qual tratamento fez para melhorar os problemas com acne . As fotos viralizaram no Twitter apenas com a legenda "confie no processo", o que gerou mais de 12,3 mil curtidas e muitas perguntas dos internautas.

Entretanto, a resposta da adolescente de 17 anos foi inesperada: "Usei apenas chá verde e mel", afirmou em uma segunda publicação na rede social. Em entrevista à publicação americana "Allure", Hilda explica que começou o tratamento em abril de 2017, depois que a tia recomendou que ela bebesse chá verde . Desde então, ela bebe chá verde com mel pelo menos três vezes por semana.

Além disso, a adolescente também retira o pó dos sachês de chá, mistura com algumas folhas também de chá verde e mel e usa isso como máscara facial. "Eu deixo no rosto por no mínimo 30 minutos e, no máximo, duas horas." Inicialmente ela seguia essa rotina três vezes por semana, mas diminuiu o ritmo para apenas uma vez.

"Eu não estou dizendo que vai funcionar para todo mundo, porque tentei muitas coisas diferentes antes dessa e nada funcionou", afirma. Mesmo assim, é uma receita que não custa tentar, certo?

Receita de mel com chá verde contra acne dá certo?

A dermatologista Larissa Viana explica ao Delas que o processo utilizado por Hilda pode, sim, fazer efeito contra as espinhas. 

"O chá verde é um potente antioxidante e seu alto teor de ácido tánico é excelente para reduzir o inchaço e a inflamação dos tecidos da pele. Já o mel atua como esfoliante natural para a pele e também é um ingrediente muito eficaz", diz. Assim, a mistura de chá com mel pode ser usada tanto como bebida quanto como máscara facial. 

Leia também: Jovem com acne para de usar base e mostra que é possível ser linda com espinhas

A especialista explica que o chá verde ajuda a proteger a pele dos efeitos dos raios solares por causa de sua composição e reduz os efeitos adversos na pele pela exposição a raios UV. "O consumo de chá verde melhora a hidratação, firmeza e elasticidade da pele, diminuindo a rugosidade."

Por sua vez, o mel é rico em açúcares, como frutose, glucose e alfa-hidroxiácidos, e também age como hidratante. Então, além da esfoliação e renovação celular, ajuda a revigorar a pele sem agredi-la e reduz impurezas, permitindo um efeito detox na pele, sem deixá-la ressecada. 

Existem outros tipos de chá e alimentos naturais que podem ser usado no tratamento contra espinhas. Entre eles estão a folha da goiabeira, aloe vera, bardana, óleo de argan, óleo de prímula, óleo de melaleuca, lavanda e óleo de coco. A dermatologista indica consultar um especialista antes de utilizar essas receitas combinadas à outros produtos para o rosto, como sabonetes, hidratantes e filtro solar adequados. 

Leia também: Aprenda receitas caseiras para cuidar das unhas e da pele

Faça você mesma

De acordo com Larissa Viana, a receita para preparar sua própria máscara de chá verde com mel é bem simples. O primeiro passo é lavar bem o rosto e, depois, você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa do chá verde
  • 1 colher rasa de sopa de mel

Prepare o chá e, depois de pronto, misture com o mel. Espere esfriar, use como uma máscara facial por cerca de 20 minutos e depois lave o rosto. Você também pode borrifar a mistura no rosto antes de dormir ou retirar o pó do saquinho de chá para fazer a máscara. Como diz Hilda, o mais importante em um tratamento contra a acne é confiar no processo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!