Se você faz parte do grupo de pessoas que acordou em uma manhã e percebeu que haviam manchas escuras embaixo dos seus olhos , não entre em desespero! O Delas conversou com especialistas para saber por que elas aparecem e como escondê-las. Então, fique sabendo que mesmo não sendo as mais "queridas" por aí, clarear olheiras não é algo impossível.

As manchas embaixo dos olhos podem ser um problema, mas fique sabendo que clarear olheiras não é tão difícil assim
shutterstock
As manchas embaixo dos olhos podem ser um problema, mas fique sabendo que clarear olheiras não é tão difícil assim

Apesar de  clarear olheiras ser um sonho de consumo para muita gente, é preciso entender primeiro quais tipos de manchas existem e como funciona o tratamento para cada um delas. "Quando avaliamos uma olheira, sabemos que existem três fatores: pigmento, aumento de vasinhos e o formato do rosto", explica a dermatologista Flávia Chehin. Entenda: 

  • As manchas amarronzadas são chamadas de "olheira pigmentada", exatamente porque a causa são os depósito de pigmento na pele .
  • Já aquelas olheiras mais roxas ou azuladas, chamadas "vasculares", aparecem por conta dos vasos sanguíneos que ficam embaixo dos olhos.
  • O terceiro tipo é a "olheira profunda" ou "constitucional", que tem mais profundidade por causa do formato do rosto da pessoa. 

Ana Carolina Sumam, que também é dermatologista, complementa que as olheiras são "multifatoriais", ou seja, não existe apenas uma causa para o surgimento das manchas.  "Algumas pessoas vão desenvolvendo a olheira com o passar dos anos. Já outras têm predisposição genética a ter manchas ao redor do olhos na infância ou juventude", afirma. 

De acordo com a profissional, alguns processos naturais de envelhecimento, como a reabsorção óssea, o relocamento das bolsas de gordura e queda da pele, são as principais causas das manchas na pele e do inchaço embaixo dos olhos, por exemplo. 

Mesmo assim, algumas práticas podem contrubuir para o aparecimento dessas manchas. Dormir mal, por exemplo, é comprovadamente um agravante para olheiras. "A noite mal dormida pode influenciar na piora da olheira, pois os vasos da região ficam dilatados, então as olheiras aparecem mais escuras e as bolsas ficam mais inchadas", diz Flávia. 

Além disso, é sempre importante consultar um médico de confiança que possa recomendar hidratantes específicos para a área dos olhos e outros cosméticos que possam preservar a firmeza da pele e, também, ajudem a melhorar a circulação no local.

Quais são os tratamentos para clarear olheiras?

Alguns tratamentos estéticos em clínicas especializadas ou em casa podem ajudar na hora de clarear olheiras facilmente
shutterstock
Alguns tratamentos estéticos em clínicas especializadas ou em casa podem ajudar na hora de clarear olheiras facilmente

Segundo Ana Carolina, a principal recomendação é procurar um especialista para realizar o tratamento, que vai variar de acordo com os fatores de cada causa. "No caso da olheira constitucional, por exemplo, é recomendado o preenchimento a base de ácido hialurônico. O procedimento diminui o efeito de sombra da profundidade e permite clarear olheiras."

Os outros dois tipos, "pigmentada" e "vascular", podem ser amenizados com laser. "No caso do vascular, o laser é o mais recomendado porque é preciso destruir os vasinhos que causam a olheira. Já para as manchas pigmentadas  existem outros tratamentos estéticos com cremes clareadores e peeling, por exemplo", diz.

Você viu?

No caso dos tratamentos para clarear olheiras, ambas as especialistas afirmam que os procedimentos estéticos têm efeito mais duradouro do que os cremes que podem ser utilizados em casa. "Qualquer tratamento em casa, como aplicação de máscaras ou cremes, sempre vai agir para desinchar as bolsas e acalmar os vasos. Alguns podem ter ação clareadora de pigmento, mas eles nunca vão corrigir a profundidade ou minimizar as olheiras roxas", explica Flávia.

Mesmo assim, não significa que colocar rodelas de pepino ou um objeto gelado sobre os olhos não seja útil. "Tudo o que é aplicado gelado nessa região, como gelo, pepino, camomila, compressas, funciona, pois o frio faz uma vasoconstrição, reduzindo as olheiras e aliviando, inclusive, a questão de inchaço." A especialista também recomenda fazer uma massagem local, de fora para dentro, para ajudar a reduzir o inchaço.

Mesmo que o "efeito Cinderela" seja momentâneo, Ana Carolina indica fazer compressas frias com chá de camomila gelado. "Molhe uma gase no chá e coloque-a esticada no congelador. Quando ela estiver 'congelada', aplique cuidadosamete sobre a pele."

Dicas para clarear olheiras usando maquiagem

Maquiagem pode ser uma forma prática de clarear olheiras durante um dia que não dê tempo de fazer compressas
shutterstock
Maquiagem pode ser uma forma prática de clarear olheiras durante um dia que não dê tempo de fazer compressas

"E se as olheiras apareceram durante a noite e eu acordo de manhã sem tempo de fazer compressas?", você pode até estar se perguntando. É aí que entram as dicas de maquiagem para clarear olheiras. Apesar de não ser uma solução eficaz e sair com removedor de maquiagem, os cosméticos podem ser a salvação em alguns dias. 

De acordo com a make-up artist do Studio Tez Spa do Cabelo, Carol Couto, a região da área dos olhos concentra textura, e quem tem manchas precisa de mais cobertura. "Antes de começar a maquiagem, é preciso hidratar e preparar a pele, o que vai ajudar nessa cobertura, durabilidade e naturalidade. E quanto menos produto usar, melhor. Depois, o passo é aplicar o corretivo colorido para ajudar na neutralização seguido do corretivo do tom da sua pele."

Segundo a especialista, enquanto os corretivo cor da pele deixam o tom mais uniforme, são os coloridos que neutralizam pigmentações irregulares — por isso são mais recomendados no caso das olheiras.  "No geral, as manchas com tons arroxeados e acinzentados devem ser cobertas com o corretivo em tons quentes, pêssego em peles brancas, laranja para peles morenas ou vermelho nas peles negras. Quanto mais escura a pele, mais forte o tom do corretivo."

Assim, o primeiro passo é aplicar uma camada fina do corretivo colorido, dando batidinhas com a ponta dos dedos para não espalhar para fora da olheira, e deixar a pele absorver. Na sequência, a recomendação é aplicar o corretivo do tom da sua pele. Segundo a profissional, o melhor corretivo para disfarçar as olheiras é o líquido, pois ele é mais fácil de espalhar, tende a ficar mais natural e não marca tanto as linhas de expressão, quando os cremosos ou em bastão.

"Depois de corrigir e clarear olheiras , ilumine os pontos profundos, na parte interna do olho, para diminuir a impressão de inchaço. Outra dica é aplicar esse corretivo na linha da profundidade, ele vai causar o efeito oposto projetando essa profundidade", finaliza Carol.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!