Que adulto nunca usou produtos para bebês, não é mesmo? Por terem a pele mais sensível, os especialistas não indicam que as crianças usem produtos para "gente grande", mas é possível, sim, que as pessoas mais velhas tenham ótimos benefícios com os itens que são formulados de modo especial para os pequenos. E, acredite, eles podem até fazer parte da sua rotina de beleza !
Ao Delas , Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma, explica que os produtos para bebês foram pensados exatamente porque o tipo de pele deles é diferente. “Até a puberdade a pele é muito mais delicada do que na vida adulta, já que produz menor quantidade de suor e sebo, o que torna as crianças mais sensíveis à ação de alguns produtos", comenta.
É justamente essa sensibilidade da pele que faz com que a indústria dermocosmética pense em produtos com fórmulas menos agressivas, enquanto para os adultos os produtos de higiene e cosméticos possuem ativos mais específicos para determinados tratamentos, como os ácidos que ajudam a remover manchas e acne, por exemplo.
Para ajudar, Lucar aponta quando os produtos infantis podem ser utilizados por adultos e quando devem ser evitados; confira abaixo:
Produtos para bebês #1: shampoo
Por possuírem uma fórmula suave e pH neutro, os shampoos infantis podem ser usados para algo além de lavar o cabelo dos pequenos e servem como ótimos demaquilantes para a área dos olhos, já que conseguem limpam bem as pálpebras e cílios sem agredir a região.
Para usar o produto para essa finalidade, basta colocar algumas gotas do shampoo em um algodão úmido, aplicar levemente nas pálpebras e, em seguida, enxaguar.
“Mas, apesar de atuarem bem como demaquilantes, estes produtos não devem ser usados por adultos como shampoos, pois, geralmente, possuem pH igual a 7, ou seja, neutro, enquanto o pH do couro cabeludo de um adulto é por voltar de 5. Logo, o produto não trará nenhum benefício ao couro cabeludo e aos cabelos , já que existe uma incompatibilidade entre o tipo de shampoo e o couro cabeludo de adultos”, destaca Lucas.
Produtos para bebês #2: talco
Por causa de sua alta capacidade de absorção de suor, o talco já é utilizado há anos como um dos produtos para bebês que não podem faltar em casa. Porém, essa não é a única utilidade, já que entre os adultos, esse pó pode ser um ótimo desodorante e, para aquelas mulheres que têm coxas mais grossas, ajuda a evitar assaduras.
Além disso, Lucas indica que o produto pode ajudar a controlar a oleosidade do couro cabeludo nos dias em que o cabelo está um pouco mais oleoso ou então pode ser utilizado nos sapatos das pessoas que suam muito nos pés para diminuir o mau odor que fica no final do dia.
Ainda assim, há algumas restrições. "Isso porque, quando aplicado de forma exagerada na pele, o talco pode causar a obstrução dos poros, facilitando assim o surgimento de foliculite, brotoejas e irritações. Por isso, utilize o produto com moderação”, alerta o pesquisador.
Produtos para bebês #3: pomada de assadura
As pomadas para assaduras também são ótimas para serem utilizadas em regiões ressecadas, como lábios e cotovelos, e para acalmar a pele após a exposição solar exagerada. Segundo o dermatologista, os produtos são ricos em substâncias hidratantes e calmantes, como a vitamina B5, que possui uma alta capacidade hidratante e regenerativa da pele, e o óxido de Zinco, que forma uma barreira de proteção sobre o tecido.
“Mas é fundamental que você não utilize estas pomadas para combater olheiras, prática realizadas por muitas mulheres, pois, além de não amenizarem as alterações, já que não possuem ativos clareadores ou antioxidantes, as pomadas ainda podem causar alergias ou aumentar a oleosidade no rosto, afinal, este tipo de produto não passa por testes de irritação ocular ou de comedogenicidade”, afirma o especialista.
Produtos para bebês #4: óleo vegetal
Os óleos que geralmente são usados para hidratar a pele dos bebês são ótimos para serem aplicados após procedimentos de depilação para acalmar a pele irritada e avermelhada, pois a fórmula destes produtos proporciona alívio ao tecido, além de deixar a pele mais macia e lisa.
De acordo com Lucas, os óleos vegetais ainda podem ser usados como demaquilantes para remover a maquiagem mais pesada, já que não agridem a pele. A técnica, chamada de "oil cleansing method" faz parte da rotina de beleza das coreanas e é recomendada por especialistas por trazer benefícios para todos os tipos de pele.
Produtos para bebês #5: lenço umedecido
Os lenços umedecidos fazem parte da rotina de beleza de muita gente, seja para refrescar a pele, remover a maquiagem ou higienizar o rosto. Apesar disso, é preciso usar esse item com moderação.
“Os lenços umedecidos, quando utilizados no rosto, removem em excesso a oleosidade da pele, deixando-a desprotegida e causando um efeito rebote, que consequentemente aumenta a produção natural de óleo. Sendo assim, evite utilizar este tipo de produto e, se precisar utilizá-los em casos de emergência, prefira aqueles que não possuem perfume e enxágue o rosto logo após o uso”, completa Lucas.
Dica antes de utilizar os produtos para bebês
Apesar de serem mais fáceis de encontrar e, muitas vezes, até mais baratos que os cosméticos para adulto, o profissional afirma ser importante ressaltar que nem todos os produtos para bebês são indicados para o público mais velho. Segundo ele, não são todos os tipos de pele que aceitam bem todas as fórmulas e, principalmente as mais sensíveis, devem ter acompanhamento profissional.
"Antes de utilizar qualquer um dos produtos para bebês citados acima, o mais importante é que você consulte um dermatologista. Apenas ele poderá realizar uma avaliação de sua pele e da fórmula dos produtos, indicando os mais recomendados para o seu caso", finaliza.