Tamanho do texto

Segundo especialistas, essa rotina de beleza está saindo da Coreia e fazendo sucesso mundo afora, mas brasileiras preferem otimizar tempo de cuidados

Você já ouviu falar em " K-beauty "? Inspirada na cultura asiática e, principalmente, pela rotina de beleza que as mulheres coreanas seguem rigorosamente, essa tendência está crescendo cada vez mais no Brasil. Basicamente, a ideia é fazer uma sequência de passos com a ideia de potencializar os resultados e manter a pele sem marcas da idade. 

Leia também: Adeus, espinhas! Jovem viraliza com rotina diária com apenas 4 passos

A rotina de beleza das mulheres coreanas, conhecida como 'K-beauty', virou uma tendência para deixar a pele jovem
shutterstock
A rotina de beleza das mulheres coreanas, conhecida como 'K-beauty', virou uma tendência para deixar a pele jovem

Geralmente, essa rotina de beleza  com a pele tem dez passos — mas algumas podem ultrapassar esse número —, e cada uma dessas etapas possui uma funcionalidade específica. A ideia principal é se enquadrar a um "padrão" desejado pelas próprias coreanas : uma pele branca e jovem. Sendo assim, elas focam bastante em deixar a pele hidratada e limpa, sem se expor muito ao sol e sempre removendo os resíduos do dia-a-dia antes de dormir. 

Se você está curiosa para sabre quais são esses passos "mágicos" da rotina de beleza dessas mulheres que se cuidam tanto, confira todos abaixo: 

  1. Limpeza com óleo de limpeza;
  2. Limpeza com sabonete;
  3. Tônico;
  4. Essência;
  5. Esfoliação (ao menos 2 vezes na semana);
  6. Máscara facial (ao menos 2 vezes na semana);
  7. Tratamento com ativos específicos para a principal preocupação com sua pele;
  8. Creme para olhos;
  9. Hidratante;
  10. Protetor solar.

Mas por que isso ficou tão popular? Segundo Valéria Marcondes, dermatologista da Clínica de Dermatologia Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, é o "efeito brilho" que faz com que o K-beauty tenha ficado tão forte por aqui. Assim, muita gente segue a rotina de beleza para ter a pele brilhante e jovem como a das mulheres coreanas. 

"No Brasil, seguimos uma linha de 'efeito matte', mas, na minha opinião, a tendência do K-beauty está crescendo cada vez mais por causa as redes sociais. Antes, a gente não tinha muito acesso sobre o que acontecia na Ásia, e agora qualquer um pode ver a selfie de uma mulher asiática e querer ter a pele como a dela pelo fato de não tem manchas e ser bem cuidada", afirma. 

Quais são os benefícios da rotina de beleza das coreanas?

É tendência, mas não são todos os produtos utilizados pelas coreanas na rotina de beleza que estão disponíveis no Brasil
shutterstock
É tendência, mas não são todos os produtos utilizados pelas coreanas na rotina de beleza que estão disponíveis no Brasil


De acordo com a especialista, todas as dez etapas da rotina de beleza podem, sim, trazer benefícios para a pele. Entretanto, muitos dos produtos que as coreanas usam, como os óleos de limpeza e as essências para o rosto, ainda não estão disponíveis no Brasil.  Pensando nisso, Valéria deu dicas pensando em como uma brasileira pode aderir à ideia e copiar o passo-a-passo com produtos que existem por aqui. 

Primeiro, ela explica que as asiáticas fazem dois tipos de limpeza porque usar só o sabonete líquido ainda deixa muito resíduo. A técnica chamada "double cleansing", ou "limpeza dupla", consiste na ideia de combinar dois produtos com texturas diferentes para aumentar a profundidade da limpeza feita no rosto. 

"É mais recomendado usar óleo bifásico na região dos olhos e, só depois, retirar com sabonete líquido ou água micelar, que, além de retirar a oleosidade, também ajuda a acalmar a pele. Os lencinhos também são uma boa opção para caso a pessoa esteja com pressa ou muito cansada naquele dia." 

Se você tem a pele seca, é mais recomendado procurar por loções e espumas. Agora, se sua pele é olesosa, procure por sabonetes líquidos que sejam específicos para o rosto. "Mas use sem exagero, porque quando se tira muito a oleosidade a pele pode ficar ressecada", diz. 

O segundo passo da rotina de beleza é a tonificação. "É uma etapa essencial para peles oleosas e acneias, porque o tônico tira todo o resíduo do óleo ou sabonete que já foi utilizado e, também, balanceia o pH da pele para receber os próximos tratamentos. Para as peles secas, sugiro um tônico calmante que ajuda a diminuir vermelhidão e, para peles oleosas, um adstringente", afirma Valéria. 

Diferente dos demais passos, a esfoliação e a máscara não devem ser feitas todos os dias. "A esfoliação deve ser feita uma ou duas vezes por semana para remover a poluição e a sujeira do dia-a-dia, que deixa uma camada invisível e quase impermeável sobre a pele. Ao fazer esse passo é recomendado usar moléculas que sejam redondas, por isso não se deve usar açúcar branco ou mascavo", explica a profissional. 

As  máscaras faciais que geralmente são escolhidas pelas coreanas são aquelas de tecido ou papel, cujos benefícios variam de acordo com os ingredientes ou ativos utilizados na formulação de casa produto. "Elas são usadas depois da esfoliação, já que os poros estão abertos e limpos para receber a máscara." 

Quando falamos de tratamentos com ativos específicos no sétimo passo, estamos falando de sérum. Esse composto líquido é indicado para todo tipo de pele e, para usá-lo, é só verificar quais os ativos presentes na fórmula. Assim, você pode obter um produto que possua ações hidratantes, clareadoras ou até mesmo anti-idade e que vá de acordo com os benefícios que a sua pele necessita. Espalhas algumas gotinhas de sérum no rosto pode fazer diferença. 

Neste caso, a recomendação de Valéria é ter um sérum para ser aplicado ao rosto pela manhã e outro para a noite. "O sérum noturmo pode ser um pouco mais denso do que o da manhã, mais rico em principios ativos, como vitamina C e outros nutrientes", diz.

O filtro solar é um item que não pode ser deixado de lado e deve ser utilizado todos os dias. "Hoje em dia, existem diversas opções: pode ser com base ou não, hidratante e até com princípios anti-envelhecimento", afirma a especialista. "Para peles muito sensíveis é importante que o protetor tenha efeito mineral, porque não reage com a pele e cria uma camada de cobertura." 

A dermatologista reforça que, ao fim do dia, é importante fazer o passo um e dois novamente para remover os resíduos de maquiagem e poluição e deixar a pele limpa antes de dormir. Depois, é hora de apostar no hidratante. "Hidratação e nutrição são etapas importantes dos cuidados com a pele e, para um melhor resultado, você pode alternar: em uma noite você hidrata com cremes e, na seguinte, nutre com ácidos." 

Por último, mas não menos importante, é preciso lembrar que a área dos olhos é mais sensível. Dessa forma, existem produtos específicos e especiais que podem ser utilizados com princípios anti-rugas e anti-olheiras . Também é recomendado fazer massagem nesse área para ajudar a diminuir eventuais inchaços. 

As brasileiras precisam seguir a rotina de beleza das coreanas?

Diferentemente das coreanas, as mulheres do Brasil preferem produtos multifuncionais na rotina de beleza
shutterstock
Diferentemente das coreanas, as mulheres do Brasil preferem produtos multifuncionais na rotina de beleza

Apesar dessa rotina de beleza em dez passos ser um sucesso mundo afora, as brasileiras ainda buscam muito mais por praticidade, com foco em produtos que sejam multifuncionais para deixar o dia-a-dia mais fácil. "Na realidade, os dez passos são para um dia que você tem muito tempo, como no fim de semana, por exemplo. Parece muita coisa porque nesses passos estão inclusos máscaras e esfoliação, que exigem mais dedicação", comenta Valéria. 

De segunda à sexta-feira, é possível otimizar a rotina de beleza das coreanas e utilizar até dez minutos para os cuidados com a pele. "O essencial pela manhã é lavar bem o rosto com sabonete, aplicar o sérum e o protetor solar. Isso dá para ser feito em cerca de três minutos, sem contar o tempo que a pessoa gasta para passar maquiagem."

"À noite, é possível se dedicar um pouco mais, então em quatro minutos dá para limpara área dos olhos, fazer a limpeza com sabonete para remover os resíduos de poluição e dos cosméticos, aplicar o tônico e, por fim, apostar no hidratante ou nos ácidos (em noites alternadas) para manter a pele bem hidratada e nutrida." 

A dermatologista Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, complementa que, para que essa ação dos dez minutos faça efeito, é preciso ter cautela na hora de realizar os passos. "A pele deve ser lavada com movimentos circulares, utilizando as pontas dos dedos para massagear bem todas as áreas, principalmente a região da 'zona T', que é a região mais oleosa."

A especialista recomenda deixar esse sabonete ou loção de limpeza no rosto por cerca de um minuto antes de retirá-lo com água. “Logo após, as loções tônicas devem ser aplicadas com algodão por toda a extensão do rosto e pescoço. Espere a pele secar antes da próxima etapa." 

De acordo com Thais, a necessidade de cada paciente é diferente, então antes de qualquer coisa, é ideal marcar uma consulta com o dermatologista, inclusive para evitar excessos. Além disso, é ideal sempre procurar produtos que sejam específicos para o seu tipo de pele. "A pele é impermeável, então se o paciente utilizar muitos produtos com fórmulas muito robustas, a penetração dos ativos se torna ainda mais difícil", explica. 

"É necessário ter cuidado também com uma rotina de beleza como a das coreanas, pois a  limpeza da pele , quando é feita em excesso, retira a nossa barreira natural de proteção, que é formada por uma camada hidrolipídica (de água e óleo), e se isso não for bem reposto por meio dos produtos corretos, corre-se o risco de o corpo produzir uma oleosidade compensatória, o chamado ‘efeito rebote’”, finaliza.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.