Runner's

Às vezes, uma agenda cheia pode fazer com que você esqueça a última vez em que comeu alguma coisa. Em outros casos, pessoas pulam refeições em forma de jejum intermitente , uma maneira de fazer dieta na qual você come apenas durante um período de tempo específico. Mas pular uma refeição e fazer jejum intermitente são duas coisas muito diferentes.

Pular alguma refeição não é indicado por especialistas e pode gerar até cansaço, efeito sanfona e mau humor
shutterstock
Pular alguma refeição não é indicado por especialistas e pode gerar até cansaço, efeito sanfona e mau humor

Deixar um almoço ou janta de lado para se privar ou punir – ou porque você está ocupado demais para comer – é diferente do jejum para controlar os desejos e praticar a alimentação consciente. De modo geral, pular refeições faz mal.

A seguir, especialistas explicam exatamente o que acontece ao seu corpo quando você não come o suficiente e oferecem conselhos sobre o que você pode fazer para se manter abastecido durante o dia.

Você vai se sentir cansado e lento

Não consumir comida suficiente durante o dia e pular refeições faz mal e pode literalmente fazer sua cabeça girar. Você sente tonturas, tem pouca energia e pode até desmaiar.

“Isso se deve à queda da glicose no sangue”, diz Frances Largeman-Roth, especialista em nutrição e bem-estar e autora de "Eating in Colour". “Quando não nos abastecemos, nossos cérebros sinalizam para o corpo que é hora de desligar a máquina”. Por isso, se você for tentar o jejum intermitente, precisa fazer isso corretamente – em um horário definido – e, quando for comer, preencher o seu prato com alimentos que o sustentarão durante os períodos de jejum. 

Leia também: 9 exercícios de musculação bem tradicionais, mas que são pura perda de tempo

Você pode acabar exagerando na próxima refeição

“Quando as pessoas pulam as refeições, sentem que merecem algo a mais nas próximas e, por isso, tendem a comer demais”, explica Bonnie Taub-Dix, criadora do  BetterThanDieting.com  e autora de "Read It Before You Eat It". “Se você dividir suas porções ao longo do dia, seu corpo poderá usar esses nutrientes com mais eficiência”, acrescenta ela.

Você viu?

Bonnie gosta de pensar em nosso corpo como um processador de alimentos. Se você adicionar comida gradualmente, ele funcionará bem e fará seu trabalho. Mas se você colocar toneladas de comida de uma só vez – depois de pular uma refeição, por exemplo – ele não funcionará com a mesma eficiência.

Desfrute de três refeições equilibradas por dia – e faça um lanche saudável quando estiver com fome entre elas. Se você começar a ouvir a sua barriga roncar, é um sinal claro de que é hora de comer. Bonnie diz que o mais importante é se alimentar de acordo com o que você sente, e não com o relógio. Portanto, quando você começar a sentir que não consegue se concentrar, comece a mastigar algo nutritivo o mais rápido possível.

Você ficará de mau humor

A taxa de açúcar no sangue cai quando você pula uma refeição. Isso afeta a sua disposição. Se você já sentiu aquela raiva de tanta fome, sabe do que estamos falando. “A glicose é o combustível número um de nossos cérebros. Portanto, quando não a temos, podemos ficar de muito mau humor”, diz Frances. 

Por isso, se você está deixando alguns almoços de lado e acaba ficando com fome, não pegue o primeiro lanche que encontrar, a menos que ele seja saudável. Quando as pessoas têm um nível de açúcar no sangue muito baixo, tendem a consumir alimentos muito gordurosos ou açucarados porque é uma preferência do cérebro. 

Você não consegue manter a perda de peso

Se você acha que pular uma refeição é uma maneira inteligente de manter a perda de peso, pense novamente. É claro que naturalmente há o consumo menor de calorias. Mas também há uma boa chance de você optar por alimentos não saudáveis, o que pode levar ao perigoso efeito sanfona

efeito sanfona mexe com seu metabolismo basal, que é a maneira como seu corpo queima calorias para funcionar. Como os horários das refeições são imprevisíveis, seu corpo mantém o que pode de gordura e não gasta energia com eficiência. Seus hormônios da fome também podem sofrer se você  pular refeições . Seu corpo pode produzir menos leptina – hormônio que diminui o apetite – dificultando a sensação de saciedade.

Leia também: Quer emagrecer rápido? Experimente incluir esses 5 alimentos na rotina

Pular refeições faz mal à saúde?

A gente sabe que às vezes pode acontecer de você pular uma refeição ou outra. Mas fazer isso frequentemente afeta negativamente a sua saúde. E gera deficiências nutricionais. Além disso, seu desempenho fica prejudicado, uma vez que você só conseguirá pensar em comida. Se você tem problemas para reservar um horário para as refeições por conta da agenda cheia, considere estas dicas:

O que fazer para não pular as refeições

  • Adquira o hábito de planejar as refeições. Você não precisa preparar comida para uma semana inteira de uma só vez. Em vez disso, faça um café da manhã nutritivo na noite anterior. Ou se você estiver cozinhando uma grande porção de sopa para o jantar, leve uma tigela para o almoço;
  • Mantenha lanches saudáveis ​​prontos. Todos sabemos como a vida fica agitada e haverá dias em que você precisará correr de uma reunião para outra sem muito tempo para uma pausa. É nessa hora em que os snacks saudáveis podem ser úteis. Algumas boas ideias para lanches são um punhado de amêndoas torradas, barras de proteínas com pouco açúcar e iogurte grego com frutas frescas;
  • Combine um shake que substitui refeições com um snack saudável. Se você estiver realmente com pressa, essa dupla pode ajudá-lo a obter um bom almoço para viagem, Observe que muitos shakes de substituição de refeição são ricos em açúcar e não contêm proteína ou fibra suficiente. Portanto, junte-o a um lanche saudável, seja uma banana com manteiga de amendoim natural ou aipo com hummus. Procure consumir entre 325 a 400 calorias, 15 a 25 gramas de proteína, 5 gramas de fibra e 10 a 13 gramas de gordura insaturada saudável em cada refeição. Lembre-se de que os shakes de substituição não devem ser um hábito comum;
  • Reservar tempo para sentar e desfrutar de uma refeição deve ser sua prioridade, tenha uma agenda cheia ou não. Afastar-se da mesa do escritório para comer pode fazer maravilhas. Isso alivia o estresse e o deixa mais concentrado para as tarefas futuras.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!