Tamanho do texto

Café, gengibre e linhaça, por exemplo, são aliados da saúde e, por serem termogênicos, podem ajudar na jornada para perder peso

O primeiro passo para emagrecer rápido e de modo eficaz é realizar uma mudança nos hábitos. Antes de reeducar a alimentação e investir em dietas, é preciso saber quais produtos são os mais indicados para alcançar esse objetivo.

Leia também: Tchau, dietas! 10 dicas para emagrecer sem sufoco e restrições no cardápio

café é uma das bebidas que ajudam a emagrecer rápido arrow-options
shutterstock
O café já provou há tempos ser uma boa opção para quem deseja emagrecer por potencializar a queima de gordura

Para te ajudar, o Delas conversou com a nutricionista Gabriela Cilla, da clínica NutriCilla, e ela esclareceu que não há alimento responsável por proporcionar que a pessoa consiga emagrecer rápido , entretanto, muitos produtos, ao serem incluídos no cardápio, podem colaborar com a perda de peso gradualmente, em especial unidos a outros fatores, como a atividade física.

"O que podemos retratar são alimentos termogênicos , ou seja, eles aumentam o calor do corpo, favorecendo o aumento da queima de calorias/gasto calórico", diz Gabriela.

A nutricionista cita cinco bebidas e alimentos desse grupo e que ajudam a emagrecer por serem considerados funcionais, ou seja, melhorar a detoxificação hepática – uma "limpeza interna" do organismo, a retenção de líquidos e aumentar o gasto calórico.

1. Gengibre

gengibre ajuda a emagrecer arrow-options
shutterstock
O gengibre pode ajudar a combater doenças e contribui com o emagrecimento. O alimento pode ser usado de diversas formas

A especiaria, de acordo com Gabriela Cilla, pode ser consumida em pó ou in natura, além de integrar até sucos naturais. A especialista conta que uma colher de sopa por dia já é ideal para favorecer o efeito termogênico.

2. Café

café ajuda a emagrecer arrow-options
shutterstock
300 ml de café por dia são o suficiente para que a bebida tenha ação antioxidante e contribua com a perda de peso

Não é de hoje que a cafeína é apontada como um dos aliados do emagrecimento . A nutricionista recomenda consumir a bebida pela manhã ou associá-la à atividade física, uma vez que colabora com a potencialização da queima de calorias e melhora o gasto energético. Gabriela indica 300 ml de café por dia para ter eficácia na perda de peso e ação antioxidante.

3. Chá verde

chá verde ajuda a emagrecer arrow-options
shutterstock
O chá verde está disponível em pó ou in natura, e colabora com a diminuição da sensação de fome

O chá verde, tal como o gengibre, pode ser consumido em pó ou in natura. De acordo com Gabriela, ao colocar 300 ml do chá no cardápio diário, ele ajuda a proporcionar saciedade e diminuir a fome, além de atuar como antioxidante. Fatores como esses o faz integrar a relação de alimentos que ajudam a emagrecer.

Leia também: Café x chá verde: qual a melhor opção para "acordar" e até para emagrecer?

4. Biomassa de banana

biomassa de banana ajuda a emagrecer arrow-options
shutterstock
A biomassa da fruta atua, principalmente, na flora intestinal, o que faz dela uma boa opção para emagrecer

O alimento pode incrementar sucos e diversas receitas. Ele colabora com a regularização da flora intestinal e, consequentemente, a sensação de "esvaziamento" se torna melhor e mais potente, como explica a nutricionista. Ela aconselha colocar uma colher de sopa da biomassa de banana em sucos ou molhos e caldos durante o dia.

5. Linhaça e chia

linhaça e chia ajudam a emagrecer arrow-options
shutterstock
Os dois alimentos podem incrementar iogurte e ajudam a detoxificar o organismo, ou seja, deixá-lo mais limpo

Gabriela destaca que a linhaça tem ação antioxidante e é rica em ômega 3, "gordura boa" que reduz a inflamação no organismo e ajuda a controlar o colesterol. "Se melhoramos o poder de detoxificação, automaticamente melhoramos e aceleramos o processo de emagrecimento", afirma a nutricionista, que recomenta duas colheres de sopa desses alimentos diariamente.

O que não consumir?

A especialista também pontuou os alimentos que prejudicam o emagrecimento, como os produtos industrializados que, segundo ela, "sujam" o organismo com a quantidade de conservantes.

"Todos os alimentos com alto teor de conservantes impedem nosso processo de filtragem hepática e acabam liberando fatores inflamatórios, que são responsáveis pelo ganho de peso e gordura corporal", explica Gabriela Cilla.

Outros alimentos a entrar na lista são os que possuem alto teor de gordura saturada ou trans, como é o caso das bolachas recheadas, dos chocolates, das massas e dos biscoitos em geral.

Leia também: Bebidas funcionais ajudam a emagrecer? Veja como consumir da maneira correta

A importância da alimentação para perder peso

Gabriela reforça a necessidade de ter uma dieta balanceada para perder peso de maneira saudável. "O caminho para a perda de peso e melhora da saúde condiz 70% com a alimentação. Se esse trajeto está sendo burlado com uso indevido dos alimentos ou até mesmo mecanismos como remédios e suplementos, não terão o mesmo efeito", esclarece ela.

"Uma pessoa que se alimenta bem, consecutivamente terá saúde para perda de peso, pois o sistema bioquímico estará em harmonia", acrescenta.

Além disso, a nutricionista diz que a "atividade física, alimentação saudável, ingestão adequada de água e sono" são os pilares para emagrecer rápido . "A junção dos fatores auxilia e acelera esse processo", finaliza Gabriela Cilla.