Tamanho do texto

A suplementação alimentar traz diversos benefícios como dar um gás para a prática de atividade física e até eliminar os quilinhos a mais. Porém, o uso indiscriminado dessas substâncias pode ser prejudicial

Os termogênicos queimam gordura e são potentes agentes emagrecedores. Quem está de dieta e lutando para eliminar aqueles quilos a mais vê os olhos brilharem com essa descrição. Sim, esse tipo de suplemento pode ajudar bastante, mas também requer alguns cuidados. 

Suplementos alimentares - Whey Protein, BCAA, Glutamina e outros 

Pimentas é considerada um termogênico natural
Thinkstock
Pimentas é considerada um termogênico natural


Suplementos alimentares e alguns alimentos naturais têm ação de  termogênico . Segundo Lilian Silva de Andrade, nutricionista de Nutry Factory, eles aceleram o metabolismo , aumentam a temperatura corporal e contribuem para que o corpo use as reservas de gordura como fonte de eneriga e, com isso, ajudam a emagrecer. Também facilitar a eliminação de líquidos do corpo, diminuindo os casos de retenção. 

Alimentação saudável pode ser prática, sim! Nutricionista dá dicas e receitas

Para aproveitar os benefícios dos termogênicos, o ideal é sempre procurar um profissional - médico ou nutricionista - antes de começar qualquer tipo de suplementação. Geralmente, o indicado é ingerir o produto pela manhã, assim agirá na queima de gordura e no corpo durante todo o dia, como também afirma Lilian. 

Há também quem use esse tipo de nutriente para ganhar um gás a mais na atividade física . Como estimulam o sistema nervoso central e aumentam o fluxo sanguíneo, são produtos que fazem com que a pessoa se sinta com mais energia. 

Termogênicos naturais

É possível ingerir essas substâncias em suplementos em cápsulas ou em pó e também em alimentos. Gengibre , pimenta , chá verde e de hibisco, salmão e canela e substancias que contenha cafeína, como café, são bons exemplos, como lista Lilian. 

Quer emagrecer rápido? Dieta silvestre pode ser a solução para uma vida saudável

"Graças as propriedades estimulantes que aumentam o estado de alerta é possível melhorar o desempenho e a disposição para os treinos e prorrogam o estado de fadiga", completa a nutricionista. 

Fique alerta

Quem sofre com hipertensão ou problemas cardíacos deve redobrar os cuidados com esses suplementos. O coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular e coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, Elcio Pires Junior, tem a explicação. 

Ele fala que o termogênico possui efedrina ou algum composto dessa classe em sua composição e eles podem fazer com que o coração trabalhe mais. Com esse tipo de suplemento, o sangue circula mais pelo organismo e há mais estímulo de contração do músculo cardíaco.  "Para quem tem problemas cardiovasculares ou predisposição e não sabe, tal ação pode ser um risco", alerta o médico. 

Até os produtos a base de alimentos com termogênico natural, como canela ou pimenta, podem conter efedrina e apresentar riscos ao coração. Aí, a ideia perfeita de emagrecer e queimar gordura pode colocar a saúde em risco. Por isso o médico ou nutricionista é quem deve prescrever qualquer suplementação ou mudança no cardápio. Assim você perderá peso com saúde e qualidade de vida. 

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.