Tamanho do texto

Café com manteiga ou óleo de coco e o leite dourado estão entre essas bebidas, mas é preciso cuidado para não se iludir com esses itens

As alternativas para emagrecer rápido ganham cada vez mais adeptos, e uma das "fórmulas mágicas" mais procuradas atualmente são as bebidas funcionais. Movidas pelo desejo ter um estilo de vida mais saudável e ainda perder peso com isso, muitas pessoas investem nesses produtos e depositam neles a expectativa de atingir o resultado esperado.

Leia também: Tchau, dietas! 10 dicas para emagrecer sem sufoco e restrições no cardápio

mitos e verdades sobre as bebidas funcionais arrow-options
shutterstock
As bebidas funcionais são eficazes para emagrecer, mas pode apresentar riscos se não for consumida com controle

Com isso em mente, a especialista em obesidade e autora do livro "Código Secreto do Emagrecimento", Gladia Bernardi, desvenda os mitos e verdades sobre as bebidas funcionais - que combinam ingredientes termogênicos, antioxidantes ou estimulantes, por exemplo.

Ela explica que é preciso ter cuidado com as opções que se apresentam como ideais para perder peso rápido .

"Eu vejo muitas pessoas recorrendo somente a esses meios de emagrecimento rápido – sejam as bebidas funcionais ou até mesmo as dietas restritivas. É preciso muita atenção porque, além da alimentação, a mente deve estar alinhada a esse propósito.  Reprogramar o cérebro é o melhor caminho para o emagrecimento definitivo e sustentável", afirma Gladia.

Exemplos de bebidas funcionais e para que servem

Essas bebidas prometem acelerar o metabolismo e, dessa forma, ajudar a emagrecer. Segundo a especialista, muitas pessoas apostam em drinques funcionais como o "café à prova de balas", também conhecido por bulletproof coffee , que consiste em café, manteiga e óleo de coco. O objetivo dele é saciar a fome logo pela manhã, o que eleva a queima de gordura.

Outra opção comum é a golden milk - l eite dourado , em português - caracterizada pela mistura de leite vegetal, suco detox, açafrão e outros temperos, com a finalidade de eliminar toxinas do organismo.

As bebidas funcionais são mesmo uma "fórmula mágica" para emagrecer rápido ? Veja os mitos e verdades sobre elas:

1. Posso consumir à vontade essas bebidas funcionais

Mito! Tudo o que é feito – ou, nesse caso, consumido – de modo exagerado gera problemas. Gladia Bernardi diz ser comum ver pessoas que ingerem essas bebidas o tempo todo sem se controlarem, porém, quando isso ocorre, o corpo fica imune aos benefícios e ela para de fazer efeito.

Além disso, outro fator a se preocupar é que as bebidas têm alto valor calórico, e podem prejudicar a saúde se não houver equilíbrio e controle. "Se você come muita besteira, sua saúde e sua mente irão dar sinais de que aquilo está te fazendo mal. Mesmo que o objetivo dessas bebidas funcionais seja positivo, o resultado será o mesmo. Por isso, deve-se controlar a dosagem", explica a especialista.

2. Essas bebidas têm mais benefícios além de ajudar a perder peso

Verdade! Ao consumir esse tipo de bebida com equilíbrio, as vantagens vão além de emagrecer e pode ter ação diurética também, que contribui com a eliminação do excesso de sódio do corpo.

Outros benefícios são o aumento de energia, a aceleração do metabolismo e a melhoria no processo digestivo. "Apesar do cuidado necessário, os drinques funcionais não são vilões, eles têm benefícios. Mas é importante alinhar sempre seus objetivos e desejos, saber o seu próprio limite, e trabalhar em conjunto tanto o corpo quanto a mente. Dessa forma, os resultados se tornam muito mais fáceis de serem alcançados", pontua Gladia.

3. Consumir bebidas funcionais dispensa o cuidado com a alimentação

Mito! O fato de as bebidas serem aliadas na jornada ao emagrecimento não implica que elas agem sozinhas, sem uma dieta adequada e balanceada, especialmente quando a pessoa é acostumada a comer alimentos gordurosos.

A especialista em emagrecimento esclarece que deixar o cuidado com a alimentação de lado não é eficaz para alcançar o peso ideal. "Sabemos que, às vezes, é difícil controlar aquela vontade de comer um doce quando não estamos acostumadas com isso, mesmo depois de um dia estressante. Mas, se a pessoa quer alcançar um objetivo, é preciso entender o que o corpo de fato precisa", diz ela.

4. Essas bebidas são saudáveis

Verdade! Contudo, apesar de serem saudáveis, é preciso ter atenção. Gladia não recomenda depositar todas as fichas no drink funcional, pois outros cuidados também são importantes. "Se a pessoa quer tomar as bebidas funcionais para emagrecer, tudo bem. Mas não adianta fazer isso se, no mesmo dia, ela for para uma pizzaria com seus amigos, comer vários pedaços de pizza, tomar chopp, e depois em casa tomar um copo de suco detox", exemplifica ela com o intuito de mostrar que uma mudança de hábitos também é importante.

"As pessoas acreditam que podem comer o que quiserem, pois só tomar o suco irá fazer com que as calorias ingeridas desapareçam. Mas não é assim que funciona, e é por isso que o uso da mente é essencial nesse processo", complementa.

Leia também: Jejum intermitente, low carb... Dietas da moda são eficazes para perder peso?

5. Tomar as bebidas emagrece definitivamente

Mito! Não dá para mensurar se algo é definitivo ou não, por isso a importância de manter os bons hábitos, principalmente quando o assunto é o emagrecimento por, muitas vezes, também estar relacionado à compulsão alimentar.

A especialista conta que o processo de reeducação alimentar deve ser feito sem prejudicar a saúde e por meio do amadurecimento dos sentimentos, pois isso ajuda a jornada a ser mais leve. Dessa forma, consumir apenas as bebidas funcionais não garante que a pessoa não volte a engordar no futuro.