A Ayurveda é a medicina indiana milenar e busca cuidar do corpo e da mente. Um dos pontos tratados na prática é a alimentação e uma receita que é muito tradicional e bastante utilizada pelos seguidores é o leite dourado. Aos poucos, a bebida está caindo no gosto popular por trazer uma série de benefícios para a saúde e ainda ajudar a emagrecer

Leia também: 12 melhores dicas de nutricionistas quando a pergunta é "como perder peso"

Leite dourado é uma receita da medicina ayurvédica e ajuda a melhorar a saúde e também a emagrecer
shutterstock
Leite dourado é uma receita da medicina ayurvédica e ajuda a melhorar a saúde e também a emagrecer


O leite dourado leva ingredientes como leite vegetal, cúrcuma, cardamomo, mel, açafrão e canela e é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e termogênicas. Segundo o endocrinologista Pedro Assed, a bebida é uma aliada no combate ao edema corporal (retenção e acúmulo de líquido no corpo que resultam em inchaço) e ainda contribui para dar mais disposição e vitalidade para o dia a dia.

Como também tem ação termogênica, ajuda o corpo a queimar mais calorias e, por isso, se torna uma boa opção também para quem está tentando perder peso. 

Leia também: Termogênico acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer, mas requer cuidados; saiba como usar

Receita de leite dourado

Cátia Ruthner, nutricionista do W Estética & Spa, ensina como preparar a bebida em casa. Veja os detalhes: 

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sobremesa de cúrcuma em pó
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1/4 de colher de chá de gengibre em pó
  • 1/4 de colher chá de cardamomo em pó
  • 1/4 de colher de chá de canela em pó
  • 2 colheres de sopa de água fervente
  • 2 xícaras de chá de leite vegetal de sua preferência 

Modo de preparo

Em um tigela média misture o mel, a cúrcuma, o gengibre, a pimenta do reino, o cardamomo e a canela em pó. Feito isso, adicione a este ingredientes duas colheres de sopa de água fervente e misture bem. Para completar, coloque o leite vegetal. A indicação é consumir imediatamente após o preparo para evitar que ocorra alguma perda de nutriente. 

Benefícios de cada ingrediente

O principal ingrediente da bebida é a cúrcuma, também conhecida em algumas regiões como açafrão da terra. É ela quem dá a cor acastanhada e o nome à bebida. "Esse item tem alto poder anti-inflamatório e antioxidante graças a presença de uma substância chamada curcumina, que também terá como função inibir o ciclo celular e a proliferação de células cancerosas", detalha a nutricionista. 

Cátia também fala por que é importante incluir alimentos com essas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes na rotina. "Os antioxidantes são os 'mocinhos' que travarão a batalha contra os radicais livres, livrando nosso organismo de doenças degenerativas e envelhecimento precoce . Pode ter certeza que consumindo alimentos ricos em antioxidantes venceremos esta batalha e nossa saúde agradecerá", afirma a nutricionista. Enquanto isso, aqueles que são considerados anti-inflatórios contribuem para evitar são só a inflamação, mas também dão uma força a mais para a imunidade. 

Para turbinar ainda mais os efeitos da cúrcuma, há a combinação com a pimenta preta. Cátia também lembra que esse condimento acelera o metabolismo e auxilia no processo digestivo das proteínas, já que aumenta a temperatura do nosso corpo. E como todo esse processo faz com que nosso corpo gaste mais energia para realizar o processo digestivo, no final, a boa consequência é que há uma queima calórica maior.

Para fechar, a receita ainda leva gengibre, um ótimo antioxidante, que também fortalece o sistema imunológico e ainda está na lista de alimentos termogênicos. 

Qual leite usar no preparo?

De acordo com Cátia, a receita original da medicina ayurvédica é feita com leite vegetal. Qualquer um pode ser escolhido para o preparo, depende do gosto pessoal. "Você pode usar leite de amêndoas, leite de castanhas, leite de aveia ou leite de arroz. Hoje já existem uns 'blends' disponíveis no mercado, que é a mistura de dois tipos de leite vegetais, e eles também são interessantes", lista a especialista. 

Leia também: Qual melhor leite vegetal para a perda de peso? E para saúde? Estudo responde

Ainda é possível adaptar a receita e prepará-la com leite de origem animal, como o leite de vaca. "Se a pessoa quiser criar outra receita, é valido terá os mesmos benefícios das especiarias", fala Cátia. Nesse caso, a dica da nutricionista é escolher um item de boa procedência. 

Qual o melhor horário para o consumo?

Para Cátia, uma boa ideia é apostar no leite dourado antes de dormir. Ela brinca que a bebida serve quase como um carinho, um aconchego. "Ele lembra o leitinho que a vó trazia para a gente antes de dormir", comenta. 

Também há razões baseada nos benefícios dos ingredientes para essa opção de horário, já que "beber o leite dourado à noite auxilia nos processos digestivos e no combate a cólicas menstruais, além de contribui para um sono reparador", como completa a nutricionista.

Leia também: Cardápio anti-estresse - o que comer para combater esse mal

Para aproveitar todos os benefícios, a indicação é consumir um copo da bebida (300 ml) e não exceder essa quantidade diariamente. 

Entretanto, esse leite não é indicado para todos. Pessoas com intolerâncias alimentares devem tomar cuidado, principalmente na escolha do leite. "Também é contra-indicado para mulheres no período gestacional devido a capacidade de aumentar o tônus uterino", fala Cátia. 

Como turbinar o leite dourado?

undefined
Divulgação
Leite dourado pode ser turbinado com mirtilos em uma versão gelada da bebida

A receita original, como disse Cátia, é daquele leitinho quentinho da vovó, mas também é possível fazer outras adaptações e usar o leite dourado como base para novas receitas. Pensando nisso, a nutricionista ensina uma versão gelada e turbinada da bebida. Veja como fazer: 

Ingredientes

  •  200 mL de leite dourado
  • 1 punhado de mirtilos congelados (50g)
  • ½ banana da terra

Modo de preparo

Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e consumir em seguida. 

Uma porção dessa receita de leite dourado contém cerca de 230 kcal e como leva mirtilos congelados, fica com um consistência mais cremosa. Além disso, os mirtilos, assim como as frutas vermelhas , também são conhecidos pelas propriedades antioxidantes e agredam ainda mais benefícios aos preparo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!