A correria do dia-a-dia impede de fazer inúmeras coisas e interfere até na prática de exercícios. É comum não ter tempo para nada, inclusive para ir à academia, mas essas dicas vão acabar com suas desculpas para não fazer atividade física e ainda vão te ajudar a emagrecer com pequenas atitudes rotineiras.
Leia também: Água com limão emagrece? 10 mentiras sobre as dietas para você não se iludir
O primeiro passo para emagrecer e ser mais saudável é se mexer, deixando o sedentarismo de lado. E não precisa já pensar em treinar até a exaustão e passar horas na academia, afinal, você nem tem tempo para isso.
"Pequenas mudanças de hábito são fundamentais para estimular o nosso metabolismo, provocando um aumento significativo de consumo de energia e, consequentemente, o desejado processo de emagrecimento", afirma a endocrinologista Ana Cristina Belsito, do Hospital São Vicente de Paulo.
Atitudes do cotidiano que ajudam a emagrecer
Coisas do seu dia-a-dia podem se transformar em aliados. Cultivar hábitos como subir escadas fixas ao invés de utilizar as rolantes ou os elevadores e caminhar sempre que possível já pode te ajudar a emagrecer.
"Em um somatório geral, mantendo uma constância na atividade, pode, sim, ser útil no emagrecimento", esclarece o nutricionista Rodrigo Stocco, do Nutrição e Saúde X.
Leia também: Treinar no frio emagrece mais? 7 fatos para você saber antes de ir para academia
Ana Cristina afirma que a bicicleta também é uma boa opção para mexer o corpo, e ainda ressalta que essas atividades funcionam melhor quando são aliadas a uma dieta. "Associar estas práticas a uma redução de calorias em excesso é uma simples e eficaz forma de perder peso
", fala.
Lucas Nonato ressalta que nenhum alimento tem a característica de queimar gordura, mas uma dieta com frutas variadas e de baixo índice glicêmico, junto com as fibras, ajuda a alcançar esse objetivo.
Exercícios para fazer em casa
Além de utilizar as coisas presentes no cotidiano para impulsionar a perda de peso, é possível praticar exercícios no conforto do seu lar. "Não podemos só pensar em atividades físicas realizadas em academias ou clubes. É totalmente viável realizar exercícios em casa, independente do seu nível de condicionamento", afirma Fabio Tostes, educador físico do aplicativo BTFIT, da Bodytech.
A pedido do iG Delas , Tostes, Manoella Pacheco, educadora física da Fórmula Academia, e Jessica Bittencourt, educadora física da Bodytech, apresentam abaixo uma série de opções de atividades para você fazer em casa.
1. Corrida no lugar
O exercício tem as mesmas características que a corrida em movimento e se destaca por atuar com eficiência no sistema cardiorrespiratório, uma vez que aumenta os batimentos cardíacos. Segundo Manoella, isso proporciona a queima de gordura e eleva a resistência física.
2. Burpee
Ele exige um esforço do corpo todo, ou seja, é uma opção completa. "Possui um gasto calórico elevado justamente por trabalhar diversas musculaturas", pontua Manoella. Além disso, Jessica enfatiza que ele tem grande ativação do abdômen.
Você viu?
3. Agachamento
Essa atividade é uma mistura de força, potência e resistência, o que a faz ser uma boa opção quando o assunto é perder peso. O exercício também ajuda a realizar tarefas simples do cotidiano, como o ato de sentar e levantar.
4. Polichinelo
Fazer polichinelos não necessita de nenhum equipamento especial ou um espaço muito grande, por isso é útil realizar a atividade em casa. "É um exercício aeróbico, trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, ajuda nos sistemas cardiovascular e cardiorrespiratório, auxiliando também na flexibilidade e coordenação motora", destaca Jessica.
5. Prancha
Assim como o polichinelo, a prancha é uma boa opção para praticar no lar, em especial por ser uma atividade física que se faz parado. "Para que a postura seja mantida, várias musculaturas são exigidas. Seu gasto calórico se dá por exigir força, equilíbrio e resistência", conta Manoella.
6. Ioga
Ioga é útil para diminuir a ansiedade e ter a mente mais relaxada, além de ser uma ótima opção para alongar e fortalecer o corpo. "Consciência corporal e mental são pilares dessa atividade", diz Tostes. Praticar esse exercício em casa é fácil e não exige muito tempo .
Como manter o foco?
Pode ser difícil se manter focado na realização do exercício fora do ambiente da academia. Segundo Ana Cristina, o segredo é ter disciplina. "Em casa, é muito fácil não manter o foco, por termos muitos afazeres e rotina de atividades, o que dificulta a concentração", explica a endocrinologista.
O melhor jeito é escolher um determinado período do dia e realizar as atividades físicas sempre no mesmo momento. Dessa forma, diz Ana, cria-se um hábito.
Outro fator importante é a segurança. Por estar fora da academia , a atenção deve ser redobrada na hora de realizar a atividade, porque os maiores riscos são a "falta de supervisão especializada em relação a evitar lesões ortopédicas e a poluição", de acordo com a médica.
Leia também: Por que sinto tanta dor na lateral da barriga quando corro ou faço exercício?
Por outro lado, há também benefícios, que inclui o custo zero. "Dependendo do local, há o prazer inestimável de fazer atividades físicas em locais aprazíveis e em contato com a natureza. Isto vai depender, é claro, da escolha e preferência do indivíduo", pontua ela.
Para Tostes, treinar sem equipamentos faz bem e proporciona melhora no equilíbrio, na coordenação motora e no condicionamento físico, além de colaborar com o processo para emagrecer .