Quem nunca escutou que, para emagrecer, bastava cortar os carboidratos do cardápio? Ou investiu em alimentos light com a promessa de que isso era o suficiente para eliminar os quilinhos a mais? Muitas pessoas costumam acreditar em coisas que escutam por aí e implementam tudo nas dietas, sem verificar se são verídicas ou não passam de fake news.
Leia também: Estudo lista 10 alimentos perigosos e nós te ajudamos a encontrar substituições
Essa atitude não só é arriscada para a saúde como também pode prejudicar a queima de calorias. O Delas conversou com a médica nutróloga Ana Luísa Vilela, e ela ajudou a desvendar 10 mentiras comuns que são faladas nas dietas .
Para começar, Ana enfatiza que cada pessoa possui uma necessidade, e que isso deve ser levado em conta na hora de aderir a uma mudança de hábitos, seja alimentar ou não.
Sabendo disso, confira as frases que são ditas com frequência e foram desmentidas pela nutróloga para você não cair mais em armadilhas ou se iludir com elas.
1. Tomar só água com limão emagrece
Água com limão emagrece? A nutróloga esclarece que somente a água com limão não é o suficiente para te fazer reduzir o peso. “Dependendo do horário e do modo que ela for tomada, ela aumenta a acidez gástrica, podendo melhorar um pouco a digestão. Mas, para as pessoas que têm refluxos e azia, já não é uma boa escolha”, afirma.
2. Cortar calorias é a melhor solução para emagrecer
A dieta serve para reduzir calorias e, assim, contribui para a perda de peso. “O diferencial de uma dieta para a outra é diminuir calorias pouco saudáveis, calorias vazias. Emagrecer é muito simples, é gastar mais do que a gente guarda e come”, explica Ana.
3. Consumir produtos detox antes de iniciar a dieta é eficaz
Os produtos detox, diz a nutróloga, são bons e têm ação antioxidante, mas nem todos ajudam a perder peso . Por isso, é importante prestar atenção aos rótulos e tomar cuidado com as calorias presentes neles.
“Às vezes a gente está fazendo a dieta direitinho, mas está comendo algumas coisas que a gente julga saudável e, na verdade, é muito calórica e atrapalha todo o emagrecimento”, declara a médica.
4. Suplementos são aliados das dietas
Os suplementos são, de fato, aliados da dieta. Entretanto, não são recomendados para todas as pessoas. “Só deve entrar com suplemento quando nós não conseguimos comer a quantidade necessária de determinado alimento”, comenta Ana.
“O suplemento é uma suplementação, então ele tem que ser muito bem escolhido e para determinadas horas. Nem toda pessoa que faz dieta precisa de suplemento”, garante ela.
5. Deve-se comer somente a clara do ovo
Na verdade, a nutóloga aconselha o consumo do ovo todo, sem excluir a clara ou a gema. “O ovo é um alimento super saudável e rico em proteínas. A maior parte dessas proteínas estão na clara, porém a gema também é muito nutritiva”, afirma.
Leia também: 71 melhores alimentos saudáveis que você encontra nos supermercados
6. Pode substituir as refeições por sucos
Não, não é recomendado substituir as refeições – qualquer uma delas – por sucos. “Não é uma boa ideia, porque a gente não estimula o cérebro a se sentir saciado”, esclarece Ana Luisa.
Além disso, o ato de mastigar é importante para o pleno funcionamento do corpo. “Precisamos de uma quantidade exata de nutrientes, que, às vezes, um suco simplesmente não vai poder suprir”, complementa ela.
7. Carboidratos engordam e devem ser descartados na dieta
Em hipótese alguma é eficaz simplesmente excluir os alimentos da rotina. Segundo Ana, retirar do cardápio algum tipo de nutriente requer um contexto.
“Só porque é carboidrato, não é que ele vai ser excluído da dieta. A gente pode consumir frutas, legumes, verduras, pão, massa, mas com parcimônia, com cuidado”, diz a médica, que também destaca que a quantidade varia de uma pessoa para a outra.
“Por isso que os profissionais de saúde estão aí para poder adaptar a dieta a vida de cada um. Tem pessoas que podem comer mais carboidratos que outras, têm pessoas que podem comer menos carboidratos que outas, então temos que adaptar”, assegura.
8. Toda salada é saudável
A salada pode ser saudável, mas depende de seus componentes e acompanhamentos. “Folhas são saudáveis, os problemas das saladas são os molhos que podem ser calóricos ou acompanhar queijos e embutidos, por isso, nem toda salada emagrece”, alerta Ana Luisa Vilela.
9. Se for light, pode comer mais
Aqui é mais um caso que reflete a importância de se atentar ao rótulo dos alimentos e bebidas. “Normalmente, o nome light pressupõe que o alimento tem 25% menos de alguma coisa, não necessariamente esse light é para alguma caloria, pode ser para sal, pode ser para gordura, pode ser para um monte de outras coisas”, explica a nutróloga.
Ao conferir os rótulos, é possível notar onde esse light se aplica e quantas calorias contém o produto, assim dá para concluir se ele é adequado ou não para a sua dieta.
10. Se malhei mais que o normal, então posso comer mais
Os exercícios exercem um papel fundamental na hora de emagrecer, porque ajudam a manter o foco e tornam o processo contínuo. Contudo, Ana pontua que, se quer perder peso, o objetivo é sempre comer menos.
“Para a ginástica ter bom resultado, temos que sair da nossa zona de conforto. Se há 10 anos fazemos uma hora de ginástica do mesmo jeito, duas vezes por semana, para começarmos a movimentar mais a gente tem que aumentar esse ritmo” finaliza ela.
Leia também: Dieta à base de alimentos ultraprocessados faz com que você coma mais e engorde
Agora que você já conhece os mitos das dietas , não precisa mais acreditar que somente a água com limão emagrece ou que deve cortar todos os carboidratos para perder mais peso, por exemplo. Outra dica importante: sempre procure um especialista para adequar a alimentação ao seu estilo de vida.