Menu

Pessoas com dieta à base de alimentos altamente processados ingerem mais calorias e consequentemente ganham peso, aponta um estudo publicado na Cell Metabolism. Se enquadram nessa categoria óleos hidrogenados, xarope de milho rico em frutose, agentes aromatizantes e emulsionantes.

Estudo comprova que os alimentos ultraprocessados são grandes inimigos de quem quer perder peso
shutterstock
Estudo comprova que os alimentos ultraprocessados são grandes inimigos de quem quer perder peso

Leia também: Alimentos processados e ultraprocessados: dicas para cortar esses itens da dieta

De acordo com a rede de notícias CNN , o estudo teve duração de um mês, com 20 voluntários adultos saudáveis ​​que ficaram instalados no National Institutes of Health Clinical Center, em Maryland, nos Estados Unidos, recebendo todas as refeições no local, com duas dietas diferentes, uma com alimentos ultraprocessados e outra não. As duas versões de refeições tinham as mesmas quantidades de calorias, açúcares, fibras, gorduras e carboidratos.

Na dieta ultraprocessada, as pessoas comiam mais rápido, consumindo cerca de 500 calorias a mais por dia do que com a dieta não processada. Este aumento de calorias foi devido a maiores quantidades de carboidratos e gordura, mas não de proteína. Como resultado, eles ganharam peso, cerca de 900 g. Enquanto na dieta de alimentos não processados, eles perderam uma quantidade igual de peso.

Leia também: Substituir o açúcar por esses itens vai deixar a sua dieta muito mais saudável

A conclusão é que os alimentos ultra processados ​​levaram as pessoas a ingerir muitas calorias e ganhar peso. Tal variedade é consumida principalmente como refeições prontas, assim como lanches e sobremesas. As pessoas têm comido mais delas nas últimas décadas. Nos Estados Unidos, 61% da dieta total dos adultos vem de alimentos ultraprocessados. No Canadá o número chega a 62%. Já no Reino Unido é DE 63%, apontou um estudo recente.

A pesquisa também mostra que os alimentos da indústria de engenharia podem levar à obesidade , pressão alta e câncer. “Estamos vivendo em um mundo rápido e as pessoas estão procurando soluções convenientes”, disse Nurgul Fitzgerald, professor associado do Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade Rutgers, sobre um estudo anterior sobre alimentos processados.

Leia também: 10 dicas de dieta que vão te ajudar - e muito - a levar uma vida mais saudável

Fitzgerald recomenda revisar o verso de um pacote de comida pronta e dos alimentos ultraprocessados . “Olhe para a lista de ingredientes. Você entende todos os ingredientes que entram em seus alimentos?”, pergunta ela. Compre apenas esses produtos “com o menor número de ingredientes e com ingredientes que você entende”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!