Tamanho do texto

As atividades colaboram com o sistema cardiovascular e fortificam os músculos, além de contribuírem para um condicionamento físico melhor

Para se ter um corpo definido é preciso, como bem sabemos, conciliar atividade física com alimentação balanceada. Mas quais exercícios simples não podem faltar em sua série? 

Leia também: Atriz e bailarina Aline Riscado revela os segredos de um corpo definido

definir o corpo
shutterstock
Confira cinco exercícios simples que ajudam a definir o corpo e melhorar o sistema cardiovascular


Quem responde essa dúvida é o personal trainer Giuliano Cangiani, da modalidade Strong By Zumba. Ele traz uma lista com cinco exercícios essenciais para aqueles que querem o corpo definido e também estão em busca de bem-estar. 

De acordo com o personal, os movimentos podem ser feitos todos os dias, mas é recomendado que a prática seja alternada devido ao efeito EPOC , “que ocorre quando o organismo continua queimando calorias depois do exercício por conta da alta intensidade”, ele explica.

Leia também: Mulheres que dizem fazer exercícios sentem menos os efeitos do ciclo menstrual

Saiba quais exercícios incluir em sua série: 

1. Agachamento

corpo definido
shutterstock
O agachamento atua, em especial, nas coxas e no bumbum, sendo eficaz para tonificar membros inferiores


Giuliano explica que o exercício é eficaz para trabalhar os membros inferiores, principalmente as coxas e o bumbum. “Na execução, os pés devem estar alinhados com os ombros, o tronco tem que estar reto ao agachar e é preciso sempre olhar para a frente, manter o peso nos calcanhares e não deixar que os joelhos ultrapassem a linha do pé”, esclarece o personal.

Leia também: 3 erros comuns no agachamento e o que fazer para evitá-los

2. Lunge ou avanço

corpo definido
shutterstock
O lunge (ou avanço) trabalha os membros inferiores, com foco no quadríceps, gémeos, glúteos e bíceps femorais


Assim como o agachamento, esse exercício também é focado nos membros inferiores, porém com mais intensidade nos quadríceps, gémeos, glúteos e bíceps femorais. Giuliano alerta para equívocos que as pessoas cometem ao praticar esta atividade.

“Erros comuns são quando o aluno leva o joelho à frente do pé, curva a coluna e traz o joelho para dentro”, conta ele.

3. Prancha

corpo definido
shutterstock
A prancha é considerada o exercício ideal para quem deseja definir o abdômen


O foco da  prancha é se manter na mesma posição por um longo período, portanto, ela consiste em fortificar a musculatura, mas sem movimentos. O profissional declara que esta prática é ideal para quem deseja definir o abdômen .

4. Flexão de braços

corpo definido
shutterstock
Flexão de braços, segundo o personal trainer Giuliano Cangiani, é um dos exercícios mais completos


Flexão de braços é o movimento de ‘empurrar o chão’ e um dos exercícios mais completos, de acordo com Cangiani. “Além de trabalhar a parte superior (braços, peito e ombros), ele também atua na musculatura do abdômen”, explica. Ou seja, é ótimo para quem busca um corpo definido. 

5. Polichinelos

corpo definido
shutterstock
Fazer polichinelos é importante, principalmente, para aquecer o corpo antes de uma atividade


Fazer polichinelos, diz Giuliano, é fundamental na etapa de aquecimento do corpo. “Eles aumentam a frequência cardíaca e fazem os músculos trabalharem bastante”, relata. “Muitos costumam subestimar a importância desse exercício e o relacionam a uma atividade puramente aeróbica”, completa o personal trainer.

Leia também: Aos 75, fisiculturista fala sobre relação com exercícios e dá show na academia

Sinal de alerta

Apesar de serem atividades simples, Giuliano recomenda que elas sejam feitas somente com a supervisão de um profissional de educação física, tal como todos os outros exercícios físicos.

Ele reforça que estes movimentos podem ser praticados por todas as pessoas que não possuam nenhuma restrição médica, independentemente do condicionamento físico delas. “O treino possui três níveis (básico, intermediário e avançado), e cabe ao instrutor adaptar a intensidade da aula e o nível de dificuldade dos exercícios”, comenta.

Segundo Giuliano, um incentivo para abandonar o sedentarismo, começar a praticar atividades físicas e, assim, conquistar um corpo definido , é treinar com outras pessoas. “A socialização é essencial para estimular quem não tem o hábito da prática esportiva”, finaliza o profissional.