Mulheres sofrem muito mais pressão para arrumarem um marido e serem mães
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Mulheres sofrem muito mais pressão para arrumarem um marido e serem mães

Você já ouviu falar em "singlismo"? O termo ainda não é tão conhecido, mas se refere a um fenômeno bastante comum: o preconceito e o estigma contra adultos solteiros.

A expressão foi criada em 2005 pelas psicólogas americanas Bella De Paulo e Wendy Morris e deriva da palavra "single" (solteiro, em inglês). Em seus estudos, as especialistas notaram que as pessoas solteiras são socialmente percebidas como infelizes, solitárias e inflexíveis — isso, é claro, se a solteirice se dá depois dos 30, quando começa a pressão social para se casar e ter filhos.

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A atriz Jennifer Aniston, de 53 anos, mundialmente conhecida por interpretar a personagem Rachel, em "Friends", sempre esteve sob pressão de Hollywood para engravidar. A musa, que já foi casada com o ator Brad Pitt nos anos 2000, falou abertamente sobre o assunto em uma carta ao The Huffington Post em 2016. "Eu trabalhei duro nesta vida para ser resumida a uma mulher triste e sem filhos", desabafou à época.

A declaração veio após a revista "In Touch" ter publicado uma capa em que ela aparece de biquíni, com uma seta apontada para a sua barriga e a manchete "Jen finalmente está grávida!". Jennifer também já revelou em entrevistas que precisou fazer terapia para lidar com as pressões da mídia, da família e de amigos para ter um herdeiro. 

Recentemente, Jennifer Aniston voltou a falar sobre maternidade durante conversa com a revista Allure, da qual foi capa neste mês. Ela revelou que, enquanto lidava com as especulações alheias, enfrentava dificuldades nos bastidores para engravidar. "Eu passei por momentos muito difíceis lá pelos meus 30 e 40 anos. Eu estava passando por fertilização in vitro, bebendo chás chineses, tentando de tudo", declarou.

Jennifer também admitiu que queria que tivessem conversado com ela sobre a possibilidade de congelar os óvulos quando era mais jovem. Mesmo assim, garantiu que não se arrepende de nada. "Pelo contrário: me sinto um pouco aliviada porque não existe mais esse questionamento de 'Posso? Talvez'. Eu não tenho que pensar mais sobre isso".

Além de Brad Pitt, a loira também já foi casada com o ator Justin Theroux, de 2015 a 2017.

Mulheres solteiras revelam preconceito por nunca terem se casado e nem tido filhos

A representante comercial Andrea Zwecker, de 47 anos, revela que nunca se sentiu pressionada pela família ou pelos amigos para se casar e ter filhos. "Talvez quando eu era mais nova e tinha um relacionamento longo, houvesse essa expectativa, mas eu nunca tive uma cobrança. Meus pais sempre falaram que queriam que eu estudasse, fizesse uma faculdade, para não depender de homem nenhum", conta.

No entanto, ela confessa que já houve quem questionasse sua sexualidade por ser solteira. "Um conhecido perguntou para o dono de uma empresa que eu represento se eu e minha irmã éramos lésbicas porque não somos casadas. 'São bonitas e inteligentes, mas são solteiras, não andam com um namorado para cima e para baixo'. A gente procura ter uma vida pessoal mais discreta, mas já houve esse questionamento, sim".

Andrea afirma que casar nunca foi uma prioridade. "Eu sempre pensei assim: 'Se tiver que ser, se aparecer a pessoa certa, ok. Se não, não tem motivo para eu me relacionar com ninguém só para falar que eu tô com alguém, sabe?'. Então, eu acho que eu não casei porque simplesmente não apareceu a pessoa certa na minha vida. Apareceram algumas pessoas, tive alguns relacionamentos legais, mas não para juntar os trapinhos".

A QA Engineer Sarah Menezes, de 31 anos, também já foi questionada sobre ser lésbica por ser solteira. "Frequentemente, as pessoas acreditam que eu gosto de mulher por eu não ter casado ou simplesmente por não me verem com um homem. Mas eu não gosto (risos)".

Além disso, Sarah diz ouvir com frequência piadinhas sobre não ter se casado. "O meu pai agora tá doente e eu tô cuidando dele, e às vezes eu escuto assim: 'Não casou e não teve filho, agora vai cuidar de velho'", conta.

"Eu não casei porque o homem que eu amei não quis e depois disso não me relacionei sério com mais ninguém. Alguns caras já quiseram casar comigo também e eu não quis", afirma bem-humorada.

Pressão para casar e ter filhos é igual entre homens e mulheres?

Nos clássicos da literatura e do cinema, o final feliz quase sempre está relacionado à ideia de casar e ter filhos — o que reforça a ideia de que, para se sentir completo (a) e realizado (a), o homem ou a mulher precisam encontrar alguém e formar uma família. Bem-estar físico e emocional, carreira estável e teto para morar não bastam. Entretanto, apesar de existir essa pressão sobre homens e mulheres, ela não se dá de forma igual.

"A pressão para se casar e ter filhos é muito maior sobre as mulheres. Desde crianças, nós somos ensinadas a valorizar a maternidade. Então, a mulher cresce com a ideia de que ela precisa se casar, ser mãe e construir uma família perfeita. Há essa ideia retrógrada de que os homens precisam prover e estarem ativos no mercado de trabalho, enquanto as mulheres devem exercer esse papel de esposa e mãe", explica a psicanalista Andrea Ladislau.

Mulheres são mais pressionadas a se casarem e terem filhos do que os homens
iG Delas
Mulheres são mais pressionadas a se casarem e terem filhos do que os homens

"Ser solteira é visto como um defeito da mulher. É como se ela tivesse um problema, não parasse com ninguém ou não conseguisse se relacionar. Então, a sociedade acaba julgando essas mulheres, sem levar em conta as características pessoais de cada uma, as decisões que elas vão tomando ao longo da vida ou mesmo as condições de vida delas. Muitas vezes, ela optou por não se relacionar com ninguém e não ter filhos porque queria desenvolver mais o lado profissional e está tudo bem. Esse é um assunto íntimo e bastante pessoal, e não cabem julgamentos ou imposições", completa.

A "solteirona" é muitas vezes retratada como uma mulher triste e solitária. No livro e no filme "O Diário de Bridget Jones", por exemplo, a personagem-título está na casa dos 30 e vive pressão dos pais para encontrar um parceiro. Embora aborde outros temas como carreira e insegurança com o próprio peso, a narrativa retrata a vida amorosa "fracassada" da protagonista.

Já o "solteirão" vem com outra conotação. São homens maduros, sedutores, cobiçados e que sabem como conquistar uma bela dama. É o caso do famoso James Bond, o "007". Nas telonas, o espião ficou mais conhecido na pele dos atores Sean Connery e Daniel Craig.

Em diversas culturas, também há uma tradição em que a noiva joga o buquê para as convidadas solteiras durante as cerimônias de casamento. Segundo a superstição, quem conseguir pegar será a próxima a se casar. Enquanto isso, alguns noivos brincam com a ideia de fugir do próprio casamento, como se a mulher tivesse o obrigando a se casar.

Brincadeiras indicam que a mulher forçou o noivo a se casar
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Brincadeiras indicam que a mulher forçou o noivo a se casar

Aqui no Brasil, a expressão popular "ficar para titia" é usada em tom pejorativo para se referir às mulheres que não se casaram e nem tiveram filhos. É vista como algo que todas as mulheres devem temer; ninguém vai querer ser aquela que "fica para titia".

Hoje, isso está deixando de ser um medo para virar um objetivo. Segundo uma pesquisa realizada pela farmacêutica Bayer, com apoio da Federação Brasileira de Ginecologia (Febrasgo) e do Think about Needs in Contraception (TANCO),  37% das mulheres brasileiras não querem ter filhos. A nível mundial, esse índice sobe para 72%.


Agência de viagens oferece roteiros exclusivos para pessoas solteiras

Depois de terminar um relacionamento duradouro, a fisioterapeuta Renata Guedes se viu impedida de fazer o que mais gostava: viajar. Ir sozinha nunca foi uma opção. Depois de organizar algumas viagens em grupo pelo Facebook, em 2015, ela decidiu fundar a Single Trips, a primeira agência de viagens brasileira focada apenas no público solteiro.

"Eu falo até hoje que o mundo é feito para famílias ou casais. Existe muita discriminação ainda, principalmente contra as mulheres. Ir a um restaurante, fazer um jantar, viajar: os preços sempre acabam sendo para duas pessoas", comenta Renata.

A empresa oferece pacotes com roteiros de viagens para solteiros que buscam experiências compartilhadas. Segundo a fundadora, a meta é realizar pelo menos dez viagens por mês. "A gente já tem todas as viagens programadas, e a pessoa tem que se programar dentro da nossa programação. Vamos supor que a pessoa irá tirar férias entre 10 e 20 de janeiro… Ela pode entrar no nosso site e consultar a programação para essa data".

No site, por exemplo, é possível encontrar pacotes para passar o Réveillon em Aracaju (SE) ou no Deserto do Atacama, no Chile. Porto de Galinhas (PE), Paraty (RJ), Arraial d’Ajuda (BA) e até o Panamá estão entre os destinos das próximas viagens.

A agência tem como público-alvo as mulheres. "Além de gostarem mais de viajar, elas também buscam segurança", comenta a empresária. Não há viagens divididas por faixa-etária, mas o perfil de clientes costuma ser bem amplo, de 35 a 75 anos de idade. "Não é a idade que nos define, e sim a energia, a vontade de conhecer outras pessoas".

Marcas cada vez mais apostam no mercado single

Em 2020, o Brasil registrou 757.179 casamentos civis, o que representa uma redução de 26,1% em relação ao ano anterior. É o que apontam os dados das Estatísticas do Registro Civil, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números podem ser explicados pelas medidas de isolamento social dadas pela pandemia de Covid-19. Ainda assim, aquele foi o quinto ano consecutivo de queda.

Essa mudança de hábito também dita novas maneiras de consumir. E cada vez mais marcas têm apostado em um novo nicho de mercado: o chamado "single".

Na China, o dia 11/11 virou o "Dia dos Solteiros", que oferece descontos especiais no varejo. Somente no ano passado, a data movimentou US$ 139 bilhões na economia chinesa. No Brasil, a comemoração não caiu tanto no gosto do público, mas algumas empresas aproveitam para fazer um grande "esquenta" para a Black Friday.

Uma delas é a Americanas. A varejista marcou uma superlive para o último dia 11 de novembro, que reuniu influenciadores como Vanessa Lopes, Gkay, Gil do Vigor, Camilla de Lucas e Bianca Andrade e prometia ofertas de até 80% e cashback de até 50%.

Outra empresa a importar o Dia dos Solteiros para o Brasil foi a Shopee. Na campanha, chamada de "Black Friday antecipada", a plataforma de e-commerce oferecia frete grátis, cupons de descontos e promoções de até 50% OFF para celebrar a data.

** Gabrielle Gonçalves é repórter do iG Delas, editoria de Moda e Comportamento do Portal iG. Anteriormente, foi estagiária do Brasil Econômico, editoria de Economia. É jornalista em formação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

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