Confira oito produções protagonizadas ou dirigidas por mulheres no Globo de Ouro 2022
Reprodução/Delas
Confira oito produções protagonizadas ou dirigidas por mulheres no Globo de Ouro 2022






A cada ano que passa, as premiações o cinema e da televisão estão incluindo na lista de indicados as produções audiovisuais dirigidas e/ou protagonizadas por mulheres. Foi o caso do Oscar de 2021, que premiou como melhor filme  Nomadland, dirigido por Chloé Zhao e estrelado por Frances McDormand e do próprio  Globo de Ouro do ano passado .

O Globo de Ouro 2022 segue a tradição e traz novamente diretoras e protagonistas mulheres para os indicados das principais categorias da premiação. Confira a seleção feita pelo iG Delas para dar play e se preparar para o evento. 


Ataque dos Cães 

Ataque dos Cães
Reprodução
Ataque dos Cães


Baseado no romance escrito por Thomas Savage, o faroeste dirigido por Jane Campion conta a história de Phil (Benedict Cumberbatch) e George (Jesse Plemons), irmãos ricos e donos da maior fazenda de Montana, nos Estados Unidos. A história dos dois, cheia de reviravoltas, se torna complicada quando George se casa com a viúva Rose (Kirsten Dunst) e seu irmão tenta atrapalhar a relação.

Junto com o longa “Belfast”, o filme foi o mais indicado da premiação, concorrendo em sete categorias:  Melhor filme - drama, melhor direção - filme, melhor ator em filme - drama, melhor ator coadjuvante em filme, melhor trilha sonora em filme, melhor atriz coadjuvante em filme e melhor roteiro em filme. Jane Campion foi indicada em duas delas: melhor direção e melhor roteiro. O último filme dirigido por ela foi "Brilho de uma paixão", em 2009. 

Não Olhe Para Cima

Não Olhe Para Cima
Reprodução
Não Olhe Para Cima


Jennifer Lawrence brilhou ao lado de Leonardo DiCaprio na nova sátira da Netflix e pode levar mais um prêmio para casa. A atriz interpreta Kate Dibiasky, que junto de Dr. Randall Mindy (DiCaprio), dois astrônomos que descobrem que um meteoro destruirá o planeta Terra em poucos meses. Os cientistas tentam alertar a humanidade através da imprensa sobre o destino do planeta. 

O filme foi indicado em quatro categorias: melhor filme - comédia/musical, melhor roteiro em filme, melhor atriz em filme - comédia/musical e melhor ator em filme - comédia-musical.

Leia Também


Spencer 

Spencer
Reprodução
Spencer


Indicada ao prêmio de melhor atriz em filme de drama, Kristen Stewart deu vida a Princesa Diana em "Spencer". O filme que estreia no Brasil em 3 de fevereiro, conta a história do último Natal de Diana com a família real. O enredo imagina o que pode ter acontecido nos últimos dias de casamento entre a monarca e Príncipe Charles, já que nesta ocasião, ela já havia descoberto as diversas traições do sucessor ao trono inglês. 

O nome do longa faz referência ao nome de solteira de Diana. Pela atuação no filme, Stewart também foi indicada ao prêmio de melhor atriz no Critics Choice Award e Volpi Cup. 

No Ritmo do Coração 

No Ritmo do Coração
Reprodução
No Ritmo do Coração


Dirigido pela estadunidense Sian Heder, o filme conta a história de Ruby Rossi (Emilia Jones), uma garota de 17 anos que é a única pessoa que ouve em uma família inteira de deficientes auditivos. Os Rossi são donos de um negócio de pesca e a jovem ajuda os pais com as atividades diárias. Ao se apaixonar por um colega e descobrir o amor pela música, ela fica dividida entre ajudar a família ou seguir os próprios sonhos.

A produção recebeu duas indicações no Globo de Ouro, sendo elas melhor filme - drama e melhor ator coadjuvante em filme. Sian Heder também produziu a famosa série "Orange Is The New Black".


Leia Também


Madres Paralelas

Madres Paralelas
Reprodução
Madres Paralelas


A produção é protagonizada por Penélope Cruz como Janis e Milena Smit como Ana, duas solteiras que dividem o mesmo quatro de hospital onde estão prestes a ter seus bebês. O nome já dá o tom da história: duas mães em diferentes idades e situações, tendo em comum a gravidez gerada acidentalmente. Enquanto Janis, mais madura, quer ser mãe, Ana é uma adolescente que está assustada, arrependida e traumatizada. 

Juntas, elas criam um vínculo que vai mudar a vida de ambas. O filme de Pedro Almodóvar rendeu polêmica pelo poster ser um mamilo feminino expelindo leite . A produção foi indicada aos prêmios de melhor trilha sonora em filme e melhor filme estrangeiro.

A Filha Perdida

A Filha Perdida
Reprodução
A Filha Perdida


A atriz e diretora Maggie Gyllenhaal ficou no comando da produção de "A Filha Perdida". O filme, baseado no livro de Elena Ferrante, estreou durante o Festival Internacional de Cinema de Veneza e fala sobre Leda (Olivia Colman), uma professora divorciada que vive para sua profissão e suas filhas. Ao ficar sozinha durante as férias das filhas, Leda decide viajar para uma cidade na Itália, onde se lembra de períodos difíceis e os sacrifícios que teve ao se tornar mãe. 

A protagonista Olivia Colman interpretou a Rainha Elizabeth em "The Crown" e também concorre ao prêmio de melhor atriz em filme - drama. A produção é a estreia de Gyllenhaal como diretora, que concorre na categoria de melhor direção. 

Casa Gucci

Casa Gucci
Reprodução
Casa Gucci


O filme estrelado por Lady Gaga conta a história do casamento e divórcio entre Patrizia (Gaga) e Maurizio Gucci (Adam Driver), empresário e ex-diretor da grife italiana Gucci. A relação dos dois terminou na morte de Maurizio, que foi encomendada pela ex-esposa. O filme se passa nas décadas de 1970 e 1990, contando os eventos que levaram o casal a terminar de forma tão trágica. Lady Gaga concorre ao Globo de Ouro de melhor atriz em filme - drama. 


Cruella

Cruella
Reprodução
Cruella


A nova versão de "Cruella" fez sucesso em 2021. O live action protagonizado por Emma Stone conta a história da vilã de "Os 101 Dálmatas" de um jeito diferente. Estella é uma garota inteligente e muito criativa, que vê na moda uma forma de se expressar. Com duas personalidades, eventos conturbados como sua relação com a Baronesa Von Hellman fazem com que Estella se torne Cruella, o lado rebelde e má da jovem. Emma Stone foi indicada ao prêmio de melhor atriz em filme - comédia/musical pela atuação. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!