Arranjos de flores para casamentos de todos os gostos

De flores nobres a frutas, em cachepôs clássicos ou latas de azeite: segredo dos arranjos é combinar com estilo da noiva e da cerimônia

Giovanna Tavares, iG São Paulo |

Fernanda e Sharon Fotografia
Flores em caneca: vasos alternativos são econômicos e divertidos
Arranjos florais são parte importantíssima de um casamento. Bem feitos e bem escolhidos, eles criam a ambientação certa, no tom da festa e da noiva. O contrário também pode acontecer: se a decoração não combinar com o tipo de cerimônia e o estilo dos noivos, a sensação de que há algo errado vai predominar.

>>> Veja aqui 52 ideias de arranjos de flores para decoração de casamentos

Segundo os profissionais do ramo, o mais importante é saber combinar não só volumes e alturas, mas também os tons. “A noiva precisa ter uma noção de cores”, afirma a arquiteta Suzana Galvão, que está à frente da Botaniqueta, uma linha de trabalho alternativa da Bothanica Paulista.

“Escolher cores fortes demais também é perigoso, precisa saber dosar. O vermelho, por exemplo, é uma cor complicada de se trabalhar”, pontua a cenógrafa Renata Salvadego, que trabalha com cenografia e decoração de casamentos na Estúdio de Produções.

Conhecer as espécies também conta. Não existem apenas rosas ou orquídeas para decorar os arranjos de casamento. “Toda flor tem a sua beleza, é só saber usá-la”, comenta a decoradora Janete Pimenta, que já trabalhou com cravos, crisântemos e gengibres em casamentos. “Um arranjo com frutas cítricas também é bonito, com limões sicilianos e laranjinhas”, sugere Suzana.

Perguntamos às experts quais são os arranjos de flores mais indicados para três tipos de cerimônia. Veja abaixo qual combina mais com o seu casamento.

Caio Galucci
Flores tradicionais e folhagens combinadas à mesa: arranjos de várias alturas

>>> Arranjos de flores para cerimônias ao ar livre: praia ou campo

“Uma festa com estilo mais rústico pede arranjos baixos e mais simples”, orienta a decoradora Janete, da empresa de decoração Pepper Wedding.

Espécies: Para a escolha das espécies, o corte é a simplicidade, de acordo com a decoradora Denise Richard, da Antique et Romantique, especializada no estilo romântico e vintage. “Mini margaridas, mosquitinhos e folhas de bananeiras são boas escolhas”, exemplifica.

Dica: Vale também apostar em peças diferentes para dar suporte às flores, como garrafas de vidro e caixas de madeira. “Flores do campo ficam bonitas em xícaras, bules e vidros de azeite, por exemplo”, afirma a designer floral Camila Kuramoto, da Camila K. Flores e Festas, especializada em design floral europeu.

Patricia e Marcio Fotografia
Arranjo em buffet: vaso de vidro alto é boa opção para centro de mesa
>>> Arranjos de flores para cerimônias tradicionais: salão ou buffet

"Para locais fechados e altos, um arranjo aéreo deixa o ambiente mais confortável e visualmente bonito”, afirma Suzana Galvão.

Espécies: “Flores românticas ficam melhores na decoração e no suporte aéreo”, acrescenta a cenógrafa Renata Salvadego – considere espécies nobres como rosas e orquídeas.

Dica: Arranjos aéreos são pesados e o local da cerimônia precisa ter uma estrutura capaz de suportar o peso da decoração.

>>> Arranjos de flores para cerimônias simples: mini wedding

Se o orçamento para o casamento está mais apertado, é possível escolher arranjos criativos e economizar. “A noiva pode escolher arranjos menores, como aqueles em garrafinhas. São utilizadas menos flores e não há necessidade de espuma floral”, sugere Denise Richard.

Espécies: Procure as espécies da época, sempre mais baratas. Consulte aqui quais são as flores de cada estação .

Dica: “Usar flores plantadas, ao invés das de corte, sai mais barato e dá um clima sustentável ao casamento. Os parentes também podem levar os arranjos para casa e replantar as flores”, completa Renata Salvadego.

>>> Veja 52 arranjos de flores para decoração de casamentos


Leia também
Guia do Casamento: ideias, dicas e soluções para planejar o grande dia
Qual o melhor vestido para seu tipo de corpo
Mini wedding: casamentos para menos de 100 são mais econômicos

    Leia tudo sobre: arranjoflordecoraçãocasamentofloresfloraisvasoplantaspraiacampobuffetmini wedding

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG