O momento é ideal para quem sonha com um casamento aconchegante, no estilo “rústico-chique”. Veja ideias de evento realizado em São Paulo

"Jardim secreto”. A ideia remete a um lugar campestre e intimista e pode ser a inspiração perfeita para um casamento. “O rústico-chique é o que as noivas mais pedem, e esse é o conceito principal para se produzir um ‘jardim secreto’”, disse Sandra Zlotagora Pessini, do Lista Perfeita. Ao lado da sócia Elodie Pérignon e de Sandra Ferreira, da Wedding Creative, Sandra é uma das curadoras do “Quer Casar com Estilo?”, evento para noivas realizado anualmente em São Paulo (veja mais fotos na galeria ao final da página) .

Casamento
Edu Cesar/Fotoarena
Casamento "rústico chique": tema da oitava edição do "Quer Casar com Estilo?" foi o jardim secreto
O evento mostrou aos noivos todas as opções de serviços para se casar em um jardim, mesmo estando dentro da metrópole. “A pegada ecológica desse casamento é uma característica evidente”, comentou Sandra Pessini. O tom da festa é natural, mas caprichado.

Leia também
10 ideias para um casamento igual ao dos blogs americanos
Casamento vintage tem café com leite e sopa no menu

O uso de madeira e tijolos à mostra é característico deste conceito, como no ambiente escolhido para a “Quer Casar com Estilo?”. Mas a assessora de eventos Sandra Ferreira salientou que é possível transformar qualquer ambiente. “Pode-se usar velas e preparar de um “caminho” levando ao ‘jardim secreto’. O que define o clima é exatamente a possibilidade de unir o natural ao aconchegante e ao intimista, independente do ambiente que cerca o evento”.

Detalhes compõem o clima intimista de um casamento ao estilo campestre
Edu Cesar/Fotoarena
Detalhes compõem o clima intimista de um casamento ao estilo campestre
Menos é mais

Para acompanhar a proposta rústico-elegante do evento, os vestidos de noiva destacaram a máxima “menos é mais”: os modelos são menos volumosos, com aplicações em renda, tule e transparências sutis. “Os vestidos para esse tipo de casamento são feitos de tecidos mais leves, delicados e fluidos, bem ao estilo francês”, explicou Patricia Granha, estilista da Jardim Secreto Atelier (veja mais fotos na galeria ao final da página) .

>>> Veja 75 ideias para casamento, de acordo com seu estilo

Um casamento que celebra a vida simples e natural do campo não poderia deixar de ser ecologicamente engajado . Os cupcakes e demais docinhos ganharam roupa nova com caixinhas feitas de material totalmente ecológico, o papel semente. Basta picar a caixinha com cuidado para não danificar as sementes, colocar em um vaso com um centímetro de terra, regar todos os dias e esperar pelas flores, prolongando a memória da cerimônia. A assinatura é da Sushi com Macarrão. 

Nada mais apropriado para quem quer recriar um jardim do que plantas como lembrancinhas. Os noivos podem aproveitar para distribuir rosas, cactos ou pimentinhas para os seus convidados, segundo a proposta de lembranças verdes da Petit Vert. 

A decoração e as flores seguem o mesmo princípio: recriar o clima de campo e natureza. No evento, a mesa do bolo teve arranjos feitos com árvores, que reforçam o clima de fazenda. “É um jardim cheio de mimos, com um clima intimista e misterioso”, definiu Maria do Carmo, florista e proprietária da Flor & Forma. 

Ao fim, a ideia do casamento com o tema jardim secreto é criar uma atmosfera convidativa, capaz de deixar as pessoas mais próximas e convidá-las a saborear sem pressa as refeições, mais leves e servidas em pequenas porções, à moda francesa. “O casamento brasileiro está mudando. As pessoas querem menos brilho e mais charme, com mais aconchego. São cerimônias em que os detalhes são mais valorizados”, concluiu Elodie, do Lista Perfeita.


Leia mais

110 vestidos de noiva
50 vestidos para madrinhas de casamento

Veja onze ideias da oitava edição do "Quer Casar com Estilo?", que teve como tema o jardim secreto.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.