ver novamente

Escola

Método de ensino, proximidade de casa e crença nos mesmos princípios determinam a escolha da escola

O primeiro dia de aula é uma experiência inesquecível para muitas crianças e também para muitos pais. Alguns sofrem muito com a “separação” momentânea dos filhos e desabam a chorar na porta do colégio mesmo. Segure a onda: é importante mostrar para eles, desde bebês, que a escola é algo positivo para o desenvolvimento e socialização. Por isso, os pais devem estar seguros quanto à escolha da instituição e a necessidade da criança de frequentá-la, para transmitir esta convicção aos pequenos.

Ao escolher uma escola para os filhos, muitos pais priorizam o método de ensino como fator principal para decisão. Mas também é preciso levar em conta questões práticas, como preço e facilidade de acesso ao local, que irão influenciar diretamente no dia a dia da família. Se necessário, busque opinião de outros pais, converse com orientadores educacionais e pesquise sobre a instituição na internet.

Por fim, verifique se a filosofia da escola tem a ver com a filosofia da família. Não adianta nada a criança estudar em uma escola alternativa, com merenda orgânica, se no final de semana é tradição da família comer pizza. Ou estudar em uma escola rígida, se em casa a educação dada pelos pais é mais liberal.

As atividades escolares continuam em casa, na tarefa. Ajudar na lição é válido, mas não se pode fazer a atividade pela criança ou pensar por ela. Estimule o raciocínio e as ideias, pergunte a opinião dela em tudo e apenas instrua, para que ela mesma tome a decisão ou resolva a questão por conta própria.

CONCEITOS RELACIONADOS

todos os conceitos